Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Esporte educacional : uma proposta gmnica para o Programa Segundo Tempo no Estado do Cear
Autor(es): Lorena Nabanete dos Reis
Palavras-chave [PT]:

Esporte educacional. Ginstica. Disparidades econmicas regionais. Projetos sociais. Esporte. Ginstica geral. Crianas e Adolescentes. Risco social. Desigualdades sociais. Programa Segundo Tempo (PST). Cear. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social projects. Sport education. General Gymnastics. Second Time Program. Children and Adolescents. Social risk. Social inequalities. Second Time Program. Cear. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Eliana Ayoub - USP
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: Diante da realidade brasileira de desigualdades sociais, diversas iniciativas pblicas e privadas so tomadas, buscando a superao do atual estado. O Programa Segundo Tempo, proposto pelo Ministrio do Esporte, busca democratizar o esporte educacional de qualidade para crianas e adolescentes em situao de risco social. Considerando a ginstica geral como uma manifestao que por suas prprias caractersticas agrega um valor educacional significativo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a viabilidade de uma proposta gmnica para o Programa Segundo Tempo por meio da ginstica geral no Estado do Cear. A pesquisa que se caracteriza como quase-experimental (Gressler, 2004), que o tipo do estudo que verifica o efeito de um mtodo de ensino em turmas previamente estruturadas por algum sistema. Inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliogrfica, com base em propostas pedaggicas existentes no pas, foi elaborada uma proposta de ginstica geral para o Programa, que foi posteriormente desenvolvida em um dos ncleos da Secretaria de Esportes do Estado do Cear, com crianas entre 10 e 13 anos de idade. Esse processo teve a durao de 20 encontros, nos quais foram desenvolvidas pelo monitor do ncleo, atividades de ginstica geral objetivando a vivncia de elementos corporais, exerccios acrobticos e explorao de aparelhos. Aps o desenvolvimento das aulas, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os alunos e com o monitor, a fim de verificar o significado das aulas de ginstica geral para as crianas, bem como a viso do monitor quanto viabilidade da proposta. O tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi feito pela anlise de contedo de Bardin (1977). Os resultados indicaram como principais significados da prtica para os alunos, aspectos como socializao, prazer pela atividade e o desenvolvimento corporal. O monitor, a partir dos resultados da entrevista, considera vivel o desenvolvimento da proposta pela aproximao entre essa e os objetivos do Programa Segundo Tempo e, aponta aspectos positivos para as crianas como socializao e oportunidade de conhecer uma nova manifestao. Aps anlise da experincia como um todo, ressalta-se a necessidade de cuidados pedaggicos, relacionados capacitao dos profissionais que iro atuar diretamente com as crianas e adolescentes, s condies estruturais, bem como aos objetivos e estratgias metodolgicas dos ncleos, que devem ser condizentes com a proposta. Dessa forma, concluiu-se este trabalho, considerando vivel o desenvolvimento da proposta gmnica de trabalho para o Programa Segundo Tempo por meio da ginstica geral, desde que haja constante acompanhamento dos rgos responsveis, bem como ateno aos aspectos citados.

Abstract: Facing the reality of social inequality in Brazil, several public and private initiatives are taken, trying to overcome the current state. The Second Time Program, proposed by the Ministry of Sport, aims to democratize the sport quality education for children and adolescents at social risk. Considering the significant educational values of general gymnastics, this research aims to examine the feasibility of a gymnastic proposal for the Second Time Program through the gymnastics in the state of Cear. The research is characterized as quasi-experimental (Gressler, 2004), is the type of study, for example, evaluating the effect of a method of teaching in classes for a previously structured system. Initially, from a literature search, based on educational proposals in the country drew up a gymnastics proposal for the Program, which was later developed into core of the Secretariat of Sports of the State of Cear, with children aged 10 and 13 years of age. This process lasted for 20 meetings, in which were developed by the monitor of the core, general gymnastics activities aiming at the experience of bodily elements, acrobatic exercises and exploration equipment. After the development of classes, were done semi-structured interviews with students and with the monitor in order to check the meaning of general gymnastics classes for children as well as to view the display on the feasibility of the proposal. The data collected in the interviews was done through content analysis of Bardin (1977). The results showed that the main meanings of practice for students, issues such as socialization, enjoyment of activity and body development. The monitor, from the results of the interview, consider the viable development of the relation between this proposal and the objectives of the Second Half Program, indicates positive aspects for children as socialization and opportunity to meet new event. After analysis of the experience as a whole, the study highlights the need for educational care, dealing with the training of professionals who will work directly with children and adolescents, the structural conditions as well as the objectives and methodological strategies of the core which must be consistent with the proposal. Thus, we concluded this work, considering viable the development of this gymnastic proposal program of work for the Second Time Program through gymnastics, since there are constant monitoring bodies, as well as attention to the issues cited.
Data da defesa: 11/02/2011
Cdigo: vtls000184619
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Departamento de Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educao Fsica e Esporte (UEL)
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Lorena Nabanete dos Reis - verso final.pdf
Tamanho: 1671 Kb (1711433 bytes)
Criado: 20-07-2011 09:25
Atualizado: 20-07-2011 09:42
Visitas: 1332
Downloads: 37

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.