Resumo: A presente pesquisa volta-se para a compreensão da dança em espaços de lazer, problematizando se o seu consumo ocorre de forma alienada ou consciente. Para tanto, teve como objetivo a análise da dança como produto consumido em casas noturnas, identificando como a indústria cultural atua na corrupção do sentido/significado dessa manifestação por atores sociais que freqüentam esses espaços urbanos. A etnografia multissituada (MARCUS, 1998) foi escolhida para a investigação, uma vez que ela atenta para saberes locais distintamente sondados, identificando como o mesmo fenômeno é percebido em lugares diversos e vivenciado por pessoas com gostos e preferências diferenciados. O campo investigativo foi delimitado por meio de um projeto piloto desenvolvido em 12 casas noturnas na cidade de Maringá-PR, sendo selecionadas cinco delas para a pesquisa, com base em critérios como: dança como principal atrativo; diferentes modalidades de dança; e diversidade de público. Foram utilizadas, entrevistas semiestruturadas com 15 freqüentadores das casas, bem como observação livre e registro imagético para captação das informações necessárias, entendendo que o desenrolar da pesquisa vai ao encontro das pessoas, das coisas, do enredo e da biografia. Os dados apontam para o consumo alienado da dança em casas noturnas, potencializado pela indústria cultural, e para sua corrupção por atores sociais no sentido de satisfação de suas necessidades imediatas. Tal realidade traz implicações ao campo educacional, sobretudo quando se desconhece e/ou ignora as investidas midiáticas sobre o sujeito. Daí ser necessário conhecer para intervir, favorecendo a construção de um processo de formação não distanciado do ator social, mas próximo a ele, que seja mediador, interventor e emancipatório.
Abstract: This research aims to understand the dance in leisure places, discussing if its use occurs alienated or conscious. So, it had focused on the analysis of dance as a product consumed in nightclubs, identifying how the industry works in the cultural corruption of meaning/significance of this manifestation by social actors who attend these urban spaces. The multi-placed ethnography (Marcus, 1998) was chosen for the investigation, because it considers the local knowledge distinctly probed, as identifying how the same phenomenon is perceived in different places and experienced by people with different desires and preferences. The investigative field was limited by a pilot project in 12 nightclubs in Maringá-PR, selecting five of them for the search, based on criteria such as: dance as the main attraction; different forms of dance; and diversity of public. Previous interviews with 15 patrons of houses were used, and by free observing and photographic registers as well to capture the necessary information, understanding that the conduct of research will promote people, things, the plot and the biography. The data show the alienated consumption of dance in nightclubs, which is much stronger because of the cultural industry, and for its corruption by social actors in order to satisfy their desires and needs. This reality has implications on the educational field, especially when they don't know or they ignore the attack about the subject by the media. That's why it is necessary to know for intervening, favoring the construction of a training process not different of the social actor, but close to him, which is mediating, intervening and emancipatory. |