Resumo: Este trabalho configura-se como uma pesquisa explicativa e bibliográfica com abordagem qualitativa. Trata-se de um sarau literário realizado com alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Seu Amado, localizado no Distrito de Pilar, município de Jaguarari, no semi-árido baiano. Esta pesquisa buscou embasar teoricamente a prática do sarau, bem como validar e autorizar cientificamente essa experiência. A dissertação aqui apresentada percorreu um caminho de pesquisa inverso daquelas que tematizam propostas didáticas, pois partimos de uma prática concreta para a busca de fundamentos teóricos e metodológicos. Nossa trajetória de professoras de Literatura nos permitiu constatar que os estudantes desta instituição tinham atitudes de aversão e recusa as leituras dos cânones da Literatura Brasileira. Partindo desse princípio, fomos tecendo uma prática que contemplava: leituras de poemas, de romances, de contos, de peças teatrais, de letras de canções, de resenhas e resumos de livros e de filmes; organização e mostra de vernissages virtuais (pinturas); realização de recitais de poemas; leitura, montagem e apresentação de peças teatrais; sessão de filmes e documentários; produção de pequenos vídeos. Percebemos, a partir da pesquisa, que o sarau suscita questões embasadas no conceito bakhtiniano de linguagem como atividade dialógica, ensino da leitura que contemplam a interação em sala de aula, as especificidades da escrita ficcional, o conceito de letramento e de letramento literário. Particularmente úteis foram também os conceitos de Maingueneau sobre a pragmática aplicada ao texto literário e a pedagogia freinetiana, que deu origem aos ateliês ou oficinas pedagógicas e ao trabalho com projetos, que possibilitam a articulação com o interacionismo. Para validar a coleta de dados, recorremos à aplicação de um questionário com alunos e ex-alunos e depoimentos com a equipe gestora, com ex-alunos, pais de alunos e professores, todos registrados em vídeo. Observamos que o sarau literário contempla os preceitos da LDB vigente, das DCNEM e das OCEM não só quanto aos aspectos de formação para a cidadania, mas porque as atividades desenvolvidas evidenciam o diálogo entre campos diferentes do saber como língua, literatura, história, informática e artes cênicas e visuais. Essa proposta pedagógica oportuniza um encontro coletivo do leitor com o texto, em um processo mediado pelos colegas, pelo autor, pelo professor, por outros textos, pela relação entre a vida do autor e suas obras, ou seja, a "bio/grafia" (MAINGUENEAU, 2001). Ao final do trabalho, foi possível constatar, na prática, a validade do dialogismo bakhtiniano no ensino e aprendizagem da língua materna, bem como seus desdobramentos em textos artísticos que utilizam as mais diferentes linguagens. O viés do letramento literário revelou-se indispensável para o desenvolvimento e a ampliação do letramento social. Todos esses conceitos são identificáveis na realização desse sarau que se realiza há quase uma década e, agregando várias linguagens, apresenta-se como uma proposta produtiva de trabalho com a escrita ficcional, contribuindo para a melhoria no ensino e aprendizado da Língua Portuguesa.
Abstract: This work appears as an explanatory and literature research with a qualitative approach. This is a literary soiree held with students from the 3rd grade of High School "Colégio Seu Amado", located in the district of Pilar, city of Jaguarari in semi-arid of Bahia. This research tried to explain theoretically the practice of poetry reading as well as validate and authorize the experience scientifically. The thesis presented here come to a inverted path of those which thematize didactic proposals, because we start from a concrete practice in the search for theoretical foundations and methodological approaches. Our way as teachers of literature let us allowed that the students of this institution had attitudes of aversion and reject the readings of the canons of Brazilian Literature. Based on this principle, we were weaving a practice that included: readings of poems, novels, short stories, plays, the lyrics, reviews and abstracts of books and films, organization and display of virtual vernissages (paintings); performance of poetry recitals, reading, assembly and presentation of plays; session of films and documentaries, production of short videos. We realized from the research that the soirée raises questions based on the Bakhtinian notion of language as dialogic teaching of reading that emphasize interactions in the classroom, the specifics of writing fiction, the concept of literacy and literary literacy. It was particularly useful the concepts of Maingueneau about the pragmatic applied to literary texts and freinetiana pedagogy, which led the workshops or teaching workshops and working with projects that enable linkage with interactionism. To validate the data collection, we resorted to using a questionnaire with students and former students and testimonials to the team manager, with former students, parents and teachers, all recorded on video. We noticed that the literary soiree includes the precepts of LDB in force, and the DCNEM and OCEM not only on the aspects of citizenship formation, but because the activities highlight the dialogue between different fields of knowledge such as language, literature, history, informatics and visual and performing arts. This pedagogical nurture a collective meeting of the reader with the text, a process mediated by peers, by author, teacher, other texts, the relationship between the life of the author and his works, namely the "bio/graphy" (MAINGUENEAU, 2001). At the end of the work, it was established, in practice, the validity of Bakhtinian dialogism in teaching and learning of mother tongue as well as its consequences in artistic texts that use many different languages. The bias of literary literacy proved indispensable for the development and expansion of social literacy. All these concepts are identifiable in achieving this soiree that takes place almost a decade ago, and adding multiple languages, it is presented as a proposal to work productively with the fictional writing, contributing to improve teaching and learning Portuguese. |