Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Um Sarau literrio no seminrio baiano : formao e desenvolvimento de leitores
Autor(es): Maria Iraides da Silva Barreto
Palavras-chave [PT]:

Formao do leitor. Letramento literrio. Sarau. Alunos. Saraus literrios. Lngua portuguesa. Ensino e aprendizado. Leitura. Ensino. Poltica de leitura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reader education. Literacy literary. Soiree. Politics of reading. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Mirian Hisae Yaegashi Zappone - UEM
Vera Teixeira de Aguiar - PUCRS
Resumo:
Resumo: Este trabalho configura-se como uma pesquisa explicativa e bibliogrfica com abordagem qualitativa. Trata-se de um sarau literrio realizado com alunos da 3 srie do Ensino Mdio do Colgio Seu Amado, localizado no Distrito de Pilar, municpio de Jaguarari, no semi-rido baiano. Esta pesquisa buscou embasar teoricamente a prtica do sarau, bem como validar e autorizar cientificamente essa experincia. A dissertao aqui apresentada percorreu um caminho de pesquisa inverso daquelas que tematizam propostas didticas, pois partimos de uma prtica concreta para a busca de fundamentos tericos e metodolgicos. Nossa trajetria de professoras de Literatura nos permitiu constatar que os estudantes desta instituio tinham atitudes de averso e recusa as leituras dos cnones da Literatura Brasileira. Partindo desse princpio, fomos tecendo uma prtica que contemplava: leituras de poemas, de romances, de contos, de peas teatrais, de letras de canes, de resenhas e resumos de livros e de filmes; organizao e mostra de vernissages virtuais (pinturas); realizao de recitais de poemas; leitura, montagem e apresentao de peas teatrais; sesso de filmes e documentrios; produo de pequenos vdeos. Percebemos, a partir da pesquisa, que o sarau suscita questes embasadas no conceito bakhtiniano de linguagem como atividade dialgica, ensino da leitura que contemplam a interao em sala de aula, as especificidades da escrita ficcional, o conceito de letramento e de letramento literrio. Particularmente teis foram tambm os conceitos de Maingueneau sobre a pragmtica aplicada ao texto literrio e a pedagogia freinetiana, que deu origem aos atelis ou oficinas pedaggicas e ao trabalho com projetos, que possibilitam a articulao com o interacionismo. Para validar a coleta de dados, recorremos aplicao de um questionrio com alunos e ex-alunos e depoimentos com a equipe gestora, com ex-alunos, pais de alunos e professores, todos registrados em vdeo. Observamos que o sarau literrio contempla os preceitos da LDB vigente, das DCNEM e das OCEM no s quanto aos aspectos de formao para a cidadania, mas porque as atividades desenvolvidas evidenciam o dilogo entre campos diferentes do saber como lngua, literatura, histria, informtica e artes cnicas e visuais. Essa proposta pedaggica oportuniza um encontro coletivo do leitor com o texto, em um processo mediado pelos colegas, pelo autor, pelo professor, por outros textos, pela relao entre a vida do autor e suas obras, ou seja, a "bio/grafia" (MAINGUENEAU, 2001). Ao final do trabalho, foi possvel constatar, na prtica, a validade do dialogismo bakhtiniano no ensino e aprendizagem da lngua materna, bem como seus desdobramentos em textos artsticos que utilizam as mais diferentes linguagens. O vis do letramento literrio revelou-se indispensvel para o desenvolvimento e a ampliao do letramento social. Todos esses conceitos so identificveis na realizao desse sarau que se realiza h quase uma dcada e, agregando vrias linguagens, apresenta-se como uma proposta produtiva de trabalho com a escrita ficcional, contribuindo para a melhoria no ensino e aprendizado da Lngua Portuguesa.

Abstract: This work appears as an explanatory and literature research with a qualitative approach. This is a literary soiree held with students from the 3rd grade of High School "Colgio Seu Amado", located in the district of Pilar, city of Jaguarari in semi-arid of Bahia. This research tried to explain theoretically the practice of poetry reading as well as validate and authorize the experience scientifically. The thesis presented here come to a inverted path of those which thematize didactic proposals, because we start from a concrete practice in the search for theoretical foundations and methodological approaches. Our way as teachers of literature let us allowed that the students of this institution had attitudes of aversion and reject the readings of the canons of Brazilian Literature. Based on this principle, we were weaving a practice that included: readings of poems, novels, short stories, plays, the lyrics, reviews and abstracts of books and films, organization and display of virtual vernissages (paintings); performance of poetry recitals, reading, assembly and presentation of plays; session of films and documentaries, production of short videos. We realized from the research that the soire raises questions based on the Bakhtinian notion of language as dialogic teaching of reading that emphasize interactions in the classroom, the specifics of writing fiction, the concept of literacy and literary literacy. It was particularly useful the concepts of Maingueneau about the pragmatic applied to literary texts and freinetiana pedagogy, which led the workshops or teaching workshops and working with projects that enable linkage with interactionism. To validate the data collection, we resorted to using a questionnaire with students and former students and testimonials to the team manager, with former students, parents and teachers, all recorded on video. We noticed that the literary soiree includes the precepts of LDB in force, and the DCNEM and OCEM not only on the aspects of citizenship formation, but because the activities highlight the dialogue between different fields of knowledge such as language, literature, history, informatics and visual and performing arts. This pedagogical nurture a collective meeting of the reader with the text, a process mediated by peers, by author, teacher, other texts, the relationship between the life of the author and his works, namely the "bio/graphy" (MAINGUENEAU, 2001). At the end of the work, it was established, in practice, the validity of Bakhtinian dialogism in teaching and learning of mother tongue as well as its consequences in artistic texts that use many different languages. The bias of literary literacy proved indispensable for the development and expansion of social literacy. All these concepts are identifiable in achieving this soiree that takes place almost a decade ago, and adding multiple languages, it is presented as a proposal to work productively with the fictional writing, contributing to improve teaching and learning Portuguese.
Data da defesa: 02/02/2011
Cdigo: vtls000184659
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: UM SARAU LITERRIO NO SEMIRIDO BAIANO FORMAO E DESENVOLVIMENTO DE LEITORES.pdf
Tamanho: 4114 Kb (4213217 bytes)
Criado: 17-05-2011 10:56
Atualizado: 17-05-2011 11:05
Visitas: 1134
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.