Resumo: O primeiro trabalho teve por objetivo identificar as representações sociais que o grupo de professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Municipal de Porto Rico, Estado do Paraná, Brasil, compartilha sobre meio ambiente, a fim de indicar caminhos para a formação continuada na área ambiental. Para isso utilizamos da técnica de entrevista semi-estruturada, avaliada sob a ótica de análise de conteúdo, além do uso da técnica de evocação livre de palavras, analisada sob o parâmetro da ordem média de evocação e da frequência média das evocações. Os resultados indicam que as representações sociais destes docentes estão direcionadas a visão naturalista do ambiente. Além disto, apontam para uma formação deficiente em relação aos conhecimentos científicos que abrangem o ambiente e que estes profissionais possuem interesse em receber as informações geradas por pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual de Maringá na região. Assim, entendemos que é importante a formação continuada focando os conhecimentos científicos dos elementos do ambiente como, também, atividades educativas de inserção do homem como pertencente ao ambiente. O segundo artigo objetivou utilizar informações de pesquisas sobre o ambiente da região de Porto Rico na formação continuada dos professores das séries iniciais da educação básica deste município, acompanhando o processo de transposição didática do saber sábio em saber a ensinar. A metodologia deste trabalho foi a de pesquisa ação e partiu das representações sociais investigadas no primeiro artigo, o qual indicou caminhos para a estruturação do curso de formação continuada em conhecimentos científicos de alguns elementos do ambiente regional, que gerou textos didáticos sobre os temas trabalhados. Este processo contou com a participação de 14 professores e foi analisado sob a teoria da Transposição Didática. O uso dos materiais científicos na formação continuada destes docentes se mostrou uma ferramenta importante para a construção do conhecimento do ambiente em que vivem e para suprir a formação inicial deficiente que tiveram. Os textos didáticos produzidos pelos professores focaram de forma mais evidente o conhecimento específico das áreas do saber científico, não contextualizando as práticas sociais da região. No entanto, os conflitos existentes em alguns processos de transposição didática e os erros que neles aparecem não ocorreram no desenvolvimento desta pesquisa.
Abstract: The first work one aimed at identifying the social representations which the group of childhood education teachers and early fundamental grades of basic education teachers from Porto Rico's Municipal School, state of Paraná, Brazil, share about the environment, in order to indicate ways for continued formation in the environmental field. Thus, a semi-structured interview technique was used, evaluated by content analysis point of view, plus the use of word free evocation, analyzed by the parameter of average order of evocation and average frequency of evocations. Results indicate that social representations of those teachers are directed towards the naturalist view of the environment. Besides, they point towards a lacking formation concerning scientific knowledge which comprises the environment and that those professionals are interested in receiving information generated by researches developed by Maringá State University in the region. Thus, we understand that the continued formation focusing scientific knowledge of environmental elements is important, as well as educative activities of man insertion as belonging to the environment. The second paper aimed at using information from researches about the environment in the region of Porto Rico in the continued formation of early grade teachers of basic education from this city, following the process of didactic transposition of the wise knowledge in knowing how to teach. The methodology of this work was the action research and started from social representations investigated in the first paper, which indicated ways for structuring the course of continued formation in scientific knowledge of some regional environment elements, which generated didactic texts about the subjects worked. This process counted on the participation of 14 teachers and was analyzed using the Didactic Transposition Theory. The use of scientific materials in the continued formation of those teachers showed to be an important tool for the construction of environment knowledge which they live in and for supplying the lacking initial formation they had. Didactic texts produced by the teachers focused in a more evident way the specific knowledge of areas of scientific knowledge, not contextualizing social practices from the region. However, the conflicts which exist in some didactic transposition processes and the mistakes which appear in them did not occur in the development of this research. |