Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Ecologia de Ambientes Aquticos Continentais

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Biolgicas > Ecologia > Programa de Ps-Graduao em Ecologia de Ambientes Aquticos Continentais

Ttulo [PT]: Formao continuada em meio ambiente : transposio didtica e representaes sociais.
Ttulo [EN]: Environmental continued formation : didactics transposition and social representations.
Autor(es): Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Representaes sociais. Formao continuada. Ecologia humana. Formao de professores. Textualizao do saber. Meio ambiente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher formation. Environmental Representations. Knowledge textualization. Brazil.
rea de concentrao: Cincias Ambientais
Titulao: Doutor em Cincias Ambientais
Banca:
Eduardo Augusto Tomanik [Orientador] - Nuplia/UEM
Maria Lcia Vinha - Universidade Estadual do Norte do Paran (Uenp)
Lucy Mara Paiola - Faculdade do Noroeste Paranaense (Fanp)
Ana Tiyomi Obara - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: O primeiro trabalho teve por objetivo identificar as representaes sociais que o grupo de professores da educao infantil e das sries iniciais do ensino fundamental da educao bsica da Escola Municipal de Porto Rico, Estado do Paran, Brasil, compartilha sobre meio ambiente, a fim de indicar caminhos para a formao continuada na rea ambiental. Para isso utilizamos da tcnica de entrevista semi-estruturada, avaliada sob a tica de anlise de contedo, alm do uso da tcnica de evocao livre de palavras, analisada sob o parmetro da ordem mdia de evocao e da frequncia mdia das evocaes. Os resultados indicam que as representaes sociais destes docentes esto direcionadas a viso naturalista do ambiente. Alm disto, apontam para uma formao deficiente em relao aos conhecimentos cientficos que abrangem o ambiente e que estes profissionais possuem interesse em receber as informaes geradas por pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual de Maring na regio. Assim, entendemos que importante a formao continuada focando os conhecimentos cientficos dos elementos do ambiente como, tambm, atividades educativas de insero do homem como pertencente ao ambiente. O segundo artigo objetivou utilizar informaes de pesquisas sobre o ambiente da regio de Porto Rico na formao continuada dos professores das sries iniciais da educao bsica deste municpio, acompanhando o processo de transposio didtica do saber sbio em saber a ensinar. A metodologia deste trabalho foi a de pesquisa ao e partiu das representaes sociais investigadas no primeiro artigo, o qual indicou caminhos para a estruturao do curso de formao continuada em conhecimentos cientficos de alguns elementos do ambiente regional, que gerou textos didticos sobre os temas trabalhados. Este processo contou com a participao de 14 professores e foi analisado sob a teoria da Transposio Didtica. O uso dos materiais cientficos na formao continuada destes docentes se mostrou uma ferramenta importante para a construo do conhecimento do ambiente em que vivem e para suprir a formao inicial deficiente que tiveram. Os textos didticos produzidos pelos professores focaram de forma mais evidente o conhecimento especfico das reas do saber cientfico, no contextualizando as prticas sociais da regio. No entanto, os conflitos existentes em alguns processos de transposio didtica e os erros que neles aparecem no ocorreram no desenvolvimento desta pesquisa.

Abstract: The first work one aimed at identifying the social representations which the group of childhood education teachers and early fundamental grades of basic education teachers from Porto Rico's Municipal School, state of Paran, Brazil, share about the environment, in order to indicate ways for continued formation in the environmental field. Thus, a semi-structured interview technique was used, evaluated by content analysis point of view, plus the use of word free evocation, analyzed by the parameter of average order of evocation and average frequency of evocations. Results indicate that social representations of those teachers are directed towards the naturalist view of the environment. Besides, they point towards a lacking formation concerning scientific knowledge which comprises the environment and that those professionals are interested in receiving information generated by researches developed by Maring State University in the region. Thus, we understand that the continued formation focusing scientific knowledge of environmental elements is important, as well as educative activities of man insertion as belonging to the environment. The second paper aimed at using information from researches about the environment in the region of Porto Rico in the continued formation of early grade teachers of basic education from this city, following the process of didactic transposition of the wise knowledge in knowing how to teach. The methodology of this work was the action research and started from social representations investigated in the first paper, which indicated ways for structuring the course of continued formation in scientific knowledge of some regional environment elements, which generated didactic texts about the subjects worked. This process counted on the participation of 14 teachers and was analyzed using the Didactic Transposition Theory. The use of scientific materials in the continued formation of those teachers showed to be an important tool for the construction of environment knowledge which they live in and for supplying the lacking initial formation they had. Didactic texts produced by the teachers focused in a more evident way the specific knowledge of areas of scientific knowledge, not contextualizing social practices from the region. However, the conflicts which exist in some didactic transposition processes and the mistakes which appear in them did not occur in the development of this research.
Data da defesa: 28/02/2011
Cdigo: vtls000184680
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Augusto Tomanik
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Biologia
Nvel: Tese (doutorado em Ecologia de Ambientes Aquticos Continentais) / UEM. Programa de Ps-Graduao em Ecologia de Ambientes Aquticos Continentais

Responsavel: salete
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Magalhes Jnior-Carlos A O-2011-DO.pdf
Tamanho: 9326 Kb (9549973 bytes)
Criado: 10-05-2011 15:57
Atualizado: 04-10-2011 08:27
Visitas: 1763
Downloads: 99

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.