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Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: A humanizao da pessoa surdocega pelo atendimento educacional : contribuies da psicologia histrico-cultural
Autor(es): Maria Angela Bassan Sierra
Palavras-chave [PT]:

Surdocegueira. Teoria histrico-cultural. Defectologia. Atividade de vida autnoma. Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934. Meshcheryakov, Alexander, 1923-. Dijk, Jan van, 1937-. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Deafblindness. Histrico-cultural theory. Defectology. Vygotsky. Mershcheryakov. Activity of an autonomous life. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Sonia Mari Shima Barroco [Orientador] - UEM
Nilza Sanches Tessaro Leonardo - UEM
Marisa Eugnia Melilo Meira - UNESP
Maria Jlia Lemes Ribeiro - UEM
Sueli de Ftima Fernandes - UFPR
Resumo:
Resumo: O presente trabalho resultou de uma pesquisa bibliogrfica (Programa de Ps-Graduao em Psicologia - UEM, 2008-2009). Elege como fontes primrias publicaes de autores russos e soviticos, como L. S. Vigotski, I. Sokolyansky, A. Meshcheryakov, do autor holands Jan Van Dijk e os documentos do Ministrio da Educao do Brasil. Como fontes secundrias, destacam-se as publicaes que discutem ou comentam esses autores ou documentos citados. Constituem seus objetivos: aprofundar os estudos sobre a importncia da escolarizao para o desenvolvimento da humanizao da pessoa surdocega; compreender as contribuies da Teoria Histrico-Cultural para o atendimento educacional da pessoa surdocega; identificar a situao atual do quadro de surdocegueira; expor e discutir propostas pedaggicas ou de interveno junto surdocegueira, como, por exemplo, a sovitica. Para a pesquisadora, essa investigao justifica-se por seu percurso profissional e, sobretudo, pela situao brasileira. No Brasil h 413 matrculas de pessoas surdocegas de um total de 65.515 pessoas com deficincias. Ante a necessidade de mais subsdios para se pensar a respeito dessa educao, fez-se o recuo a defectologia sovitica em busca da explicitao do seu atendimento aos surdocegos, em contraste com a proposta atual de Jan Van Dijk, autor a quem a proposta do governo brasileiro recorre. Na constituio do acervo, observando-se os propsitos apontados, identificaram-se 34 textos. Destaca-se que a proposta sovitica iniciava com o trabalho de humanizao do surdocego por meio das atividades cotidianas, que eram cheias de significados, e no de mero treinamento. Nela, o trabalho com brinquedos, com modelagens e com outros recursos ganhou o carter de social, caracterstica que entendida como algo alm do estmulo ao mero convvio entre as pessoas, constituindo a base para o ideal socialista. A linguagem verbal (dominada em sistema alfabtico, em Braille, sinalizada, com a datilologia, dentre outros meios), como preconizou Vigotski, era a ferramenta essencial para a senda da humanizao, e por meio dela que o processo educativo deveria ocorrer. Para Van Dijk, a comunicao tambm fundamental, porm o carter poltico no se faz notrio, tendo esse autor buscado a habilitao ou reabilitao das pessoas surdocegas acometidas por rubola no incio da dcada de 1960. Van Dijk elaborou sua teoria com base numa abordagem coativa, na qual a pessoa surdocega estaria sempre agindo e realizando suas atividades junto com outra pessoa (professor, cuidador, familiar, etc.), a partir de seis nveis por ele propostos. Como resultado, aponto a importncia da escolarizao para que a pessoa surdocega saia do isolamento e desenvolva sua humanizao, e destaco que os experimentos educacionais podem e devem ser realizados, porm a tica que os respalda deve apoiar-se em fundamentos terico-filosficos e encaminhamentos metodolgicos que sejam congruentes entre si. Defendo que, alm de uma proposta educacional direcionada pessoa surdocega, necessrio que se invista numa formao terico-metodolgica que no dispense a histria e a filosofia para os professores de alunos surdocegos. Essa boa formao deve oportunizar o trabalho educativo de tal modo que leve formao da conscincia, daquilo que propriamente humano nas pessoas surdocegas.

Abstract: This work has arisen from a bibliographical research study (Post-Graduate Psychology Programme - UEM, 2008-9). The publications that were selected as primary sources included Russian and Soviet authors such as L.S.Vygotsky, I.Sokolyansky and A.Meshcheryakov, and the Dutch author Jan Van Dijk and the tudy also drew on papers from the Brazilian Ministry of Education. In the case of secondary sources, the study particularly relied on publications that discussed or commented on the authors and papers mentioned above. The main aims of the study are as follows: to broaden the scope of the study into examining the importance of schooling in the process of humanising the deaf-blind; to understand the contribution made by historico-cultural theories in caring for the needs of deaf-blind people; to define the current situation with regard to the state of deaf- blindness; and to explain and discuss pedagogical issues and participatory action taken with those suffering from deaf-blindness - such as that taken by the Soviet authors. With regard to the researcher, the reason for conducting this investigation is partly explained by her professional career interests but mainly by the current situation in Brazil, where there are 413 deaf-blind people enrolled in courses out of a total of 65,515 people with this handicap. In the face of the need for more aid and support so that thought can be given to their education, a step back has been taken to consider how Soviet defectology in its search for a clarification of ways of caring for the deaf-blind compares with the ideas of Jan Van Dijk, the author on whom the policies of the Brazilian government are based. Thirty-four texts were found in the specialist libraries related to this area of research. It was clear that the Soviet policy began with the work of humanising the deaf-blind through everyday activities that were full of significance and not simply training exercises. By means of this approach, working with toys, modelling or other resources, the work acquired a social character, a feature that can be understood as something that goes beyond simply encouraging a close familiarity with other people, and forms the basis for a socialist ideal. Verbal language (governed by the alphabet, based on Braille, and using signals and finger-spelling among other means) as warmly recommended by Vygotsky, was an essential tool in the path to becoming humanised and it is through this means that the educational process must occur. In the view of Van Dijk, (although not well-known for any political tendencies) communication is also of vital importance, and he sought to provide skills or help in the renewal of skills of deaf-blind people, who had contracted German measles at the beginning of the 1960s. Van Dijk worked out his theories on the basis of a collaborative approach in which the deaf-blind person is always carrying out his activities together with someone else (a teacher, carer or acquaintance etc) and passes through six stages. As a result, I draw attention to the importance of schooling for the deaf-blind person as a way of escaping from isolation and becoming humanised and lay stress on the fact that educational experiments can and should be undertaken, although the ethical standards underpinning them, must also be supported by theoretico-philosophical principles and methodological guidelines that are compatible with each other. In my view, as well as having a policy aimed at the deaf-blind person, it is necessary to invest in theoretical-methodological training which does not exclude history and philosophy from the teachers and deaf-blind students. Good training of this kind can provide an opportunity for educational work to be carried out, in such a way that it leads to building up a consciousness in deaf-blind people, of what is distinctively human.
Data da defesa: 19/03/2010
Cdigo: vtls000185254
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco
Instituio: Universidade Estadual de Maring.
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao Maria Angela.pdf
Tamanho: 1787 Kb (1829939 bytes)
Criado: 20-07-2011 08:19
Atualizado: 20-07-2011 08:37
Visitas: 1584
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