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Ttulo [PT]: Alinhamento, estratgia empresarial e competncias de gesto de pessoas : anlise de suas inter-relaes em empresas no norte do Paran
Autor(es): Cristiane Zagui
Palavras-chave [PT]:

Recursos humanos. Planejamento estratgico. Pessoal. Seleo. Alinhamento. Oferta e procura. Inteligncia competitiva (Administrao). Alinhamento estratgico. Estratgia empresarial. Competncias de gesto de pessoas. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Strategic alignment. Business strategy. People management skills. Parana. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Luciano Munck [Orientador] - UEL
Mario Nei Pacagnan - UEL
Luis Miguel Luzio dos Santos - UEL
Resumo:
Resumo: Em um contexto no qual as organizaes procuram novos modelos para a rea de gesto de pessoas que sejam capazes de torn-la mais estratgica, o presente estudo intui contribuir para a ampliao dessa discusso e examinar as inter-relaes existentes entre as estratgias empresariais e as competncias de gesto de pessoas. Em especfico buscou-se identificar a estratgia central da organizao; identificar as competncias de gesto de pessoas e construir um fluxo causal hipottico que alinhe estratgias empresariais e competncias centrais da rea de gesto de pessoas. A partir da discutiu-se o alinhamento ou no dos temas em pauta nas empresas pesquisadas. Pelas caractersticas do objeto de estudo utiliza-se de uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se de um questionrio estruturado e do grupo focal. Para o tratamento dos dados quantitativos utilizou-se estatstica descritiva, anlise de correlao e associativa, alm da anlise de contedo para o grupo focal. Os resultados indicaram que, em geral, as competncias de gesto de pessoas no esto alinhadas com a estratgia empresarial nas empresas pesquisadas. Muitas causas para tal, foram evidenciadas, entre elas a no disseminao do planejamento estratgico na empresa, dificuldade de comunicao dos dirigentes quanto aos objetivos organizacionais e falta de preparo da rea de gesto de pessoas quanto busca do referido alinhamento. Pde-se concluir que mesmo as atividades relacionadas s competncias de gesto de pessoas sendo consideradas realizadas por seus gestores, sem o alinhamento aqui proposto, a organizao tendero a padecer de algumas perdas tais como menor eficincia no processo de gesto dos profissionais, maior gasto com reposio de pessoas, menor engajamento dos profissionais - entregando desempenhos inferiores a suas capacidades, dificuldade de reter talentos e maiores gastos financeiros em fazer a gesto das pessoas. Assim, infere-se: a rea que poderia potencializar os resultados organizacionais acaba por no cumprir com eficincia seu papel e no se consolida como estratgica.

Abstract: In a time where the great majority of the contemporary organizations seek for new models of managing people, the ones that can give to the enterprises the capability of becoming a more strategic marketing actor, this research aims to offer some contributions able of increasing these discussions by examining some of the inter-relations possible of being observed in links between the organizational strategies and the respective corporate competences of managing its workers. In a more specific speech, for this dissertation it is trodden a path for which it is also, and mainly, desired: to identify the core strategies of the organizations studied, to identify competences of managing people in these organizations and to elaborate a hypothetic causal trail capable of aligning that strategies with these competences. From this moment on it is discusses if these themes are or are not aligned in the enterprises analyzed in field. Because of the characteristics that surround the corporate cases investigated it has been necessary to follow some methodological steps that qualify this research as mixed (both quantitative and qualitative). For the data collection it has been used two empirical research instruments: a structured questionnaire and a focal group. The treatment of the data collected has been done with the help of analysis guided by the descriptive statistic and enriched by content analysis, a technique applied to study the declarations offered by the focal group. The results show that, in general, the competences of managing workers are not aligned with the core strategies in the corporations studied. Between the causes that motivates this situation, it is highlighted the non dissemination of the strategic planning, the difficulty of communication by the managers that cannot specify the mainly strategic objectives of the enterprise where they work and the lack of prepare of the human resource department in dealing with the alignment investigated in this dissertation. It is possible to conclude that besides of the activities related to the competences of managing people being assumed as realized apart of the alignment proposed by this research, the organizations investigated tend to suffer some inconveniences as: less efficiency in managerial process, higher costs due to the continuum turn-over, less engagement of the employees, difficulty in retaining talented people and a constant increase in the cost of the activities related to the human resources department. By all this, it is stated that: the department that has the potential of fostering the organizational results does not realize its functions with efficiency and, for this, does not become a strategic department.
Data da defesa: 28/10/2010
Cdigo: vtls000185597
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Munck
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 173. Cristiane Zagui.pdf
Tamanho: 1030 Kb (1055000 bytes)
Criado: 21-06-2011 12:54
Atualizado: 21-06-2011 13:06
Visitas: 1331
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