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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A perspectiva sociocrtica da modelagem matemtica e a aprendizagem significativa crtica : possveis aproximaes
Autor(es): Cntia da Silva
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Aprendizagem Significativa Crtica. Ensino aprendizagem. Matemtica. Modelagem matemtica. Perspectiva sociocrtica.
Palavras-chave [EN]:
Critical meaningful learning. Mathematics education. Mathematical modeling. Sociocritical perspective.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia ea Matemtica
Banca:
Llian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Iramaia Jorge Cabral de Paulo - UFMT
Dionsio Burak - UNICENTRO
Doherty Andrade - UEM
Resumo:
Resumo: O estudo dos referenciais tericos que tratam da perspectiva sociocrtica da Modelagem Matemtica apontou algumas semelhanas, em alguns aspectos, com a Teoria da Aprendizagem Significativa Crtica. Nesse sentido, esta pesquisa pretende determinar as possveis equivalncias entre a perspectiva sociocrtica da Modelagem Matemtica e a Aprendizagem Significativa Crtica, bem como apontar evidncias indicadoras de que atividades de Modelagem nesta perspectiva podem favorecer a ocorrncia de Aprendizagem Significativa Crtica. Visando atingir os objetivos propostos, valemo-nos da metodologia da anlise textual discursiva, por meio da qual foi possvel identificarmos quatro elementos descritivos que caracterizam, especificamente, uma atividade de Modelagem Matemtica na perspectiva sociocrtica, tomando por base alguns dos principais referenciais tericos j publicados sobre este tema. Essas caractersticas foram utilizadas para analisar todos os relatos de experincia apresentados na VI CNMEM quanto ao seu enquadramento nesta perspectiva. A seguir, os relatos classificados como pertencentes perspectiva sociocrtica da Modelagem foram analisados segundo os princpios facilitadores da Aprendizagem Significativa Crtica. Os resultados obtidos nos permitem concluir que aes especficas de atividades de Modelagem na perspectiva sociocrtica podem favorecer a Aprendizagem Significativa Crtica.

Abstract: The study of theoretical frameworks that deal with the sociocritical prospect of Mathematical Modelling pointed out some similarities in some respects, with the Critical Theory of Meaningful Learning. Accordingly, this research aims to determine the possible equivalence between the sociocritical perspective of Mathematical Modelling and the Critical Meaningful Learning, as well as identifying evidence indicating that modeling activities in this perspective can promote the occurrence of Meaningful Learning Critique. Aiming to achieve the proposed objectives, we make use of the methodology of textual discourse, through which it was possible to identify four elements that characterize descriptive, specifically, an activity of Mathematical Modeling in sociocritical perspective, based on some major theoretical frameworks already published on this topic. These characteristics were used to analyze all the reports presented at the VI CNMEM experience about their environment from this perspective. Following the reports classified as belonging to the perspective of modeling sociocritica were analyzed according to the principles of Meaningful Learning facilitators Critique. The results allow us to conclude that specific actions in the modeling activities can help the prospect sociocritica Meaningful Learning Critique.
Data da defesa: 23/03/2011
Cdigo: vtls000185608
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Llian Akemi Kato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e
a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao cintia.pdf
Tamanho: 796 Kb (814835 bytes)
Criado: 21-06-2011 13:20
Atualizado: 21-06-2011 13:30
Visitas: 1912
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