Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O processo coletivo de elaborao das Diretrizes Curriculares para a educao bsica do Paran e a insero das geometrias no euclidianas
Autor(es): Marlova Estela Caldatto
Palavras-chave [PT]:

Diretrizes curriculares de matemtica. Educao bsica. Geometrias no Euclidianas. Histria oral. Professores. Ncleo Regional de Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics Curriculum Guidelines of Parana. Elementary education. Non-Euclidean geometries. Oral history. Teachers. Maringa Regional Education. Parana. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Ruy Csar Pietropaolo - UNIBAN
Adriano Rodriguez Ruiz - UNOESTE
Maria das Graas de Lima - UEM
Resumo:
Resumo: O processo de elaborao das Diretrizes Curriculares para a Educao Bsica - Matemtica (DCEs) conclamado pela Secretaria de Estado da Educao do Paran (SEED) como um processo de elaborao coletivo, ocorrido no interior da escola paranaense e com a participao efetiva de todos os professores da rede estadual de ensino. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma narrativa histrica do processo de elaborao das DCEs, com base nas memrias de professores que dele participaram. Essa narrativa tem como foco a incluso, no arcabouo de contedos a serem ensinados na escola bsica, das geometrias no euclidianas. Tendo em vista a deficiente formao de professores com relao geometria euclidiana e, em decorrncia, os problemas existentes com ensino desse tema na escola bsica, nosso interesse se voltou a entender como e porque essa insero ocorreu e qual a viso dos professores participantes na elaborao das DCEs sobre essa insero e sua participao nas decises tomadas no decorrer desse processo. As informaes para nossa pesquisa foram coletadas mediante a anlise de documentos produzidos pela SEED, de trabalhos de pesquisa relacionados ao tema e em entrevistas com 15 professores participantes, de diferentes maneiras, do referido processo. Entrevistamos nove professores do Ncleo Regional de Maring, cinco professores membros da equipe tcnica de Matemtica da SEED no perodo da elaborao das DCEs e um leitor crtico da disciplina de Matemtica do documento. Para o tratamento e anlise das entrevistas, utilizamos a metodologia da Histria Oral Temtica. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram que o processo de elaborao das DCEs foi muito mais influenciado pelos problemas de gesto e crises internas que ocorreram na SEED do que pela participao dos professores da rede estadual de ensino, e que a insero das geometrias no euclidianas no foi uma deciso dos professores, mas uma ao desenvolvida por membros da equipe tcnica de Matemtica da SEED. Por outro lado, os professores alegam no possurem formao mnima, nem para discutir o tema, nem para trabalh-lo em sala de aula.

Abstract: The process of development of Curriculum Guidelines for Elementary School - Mathematics - is regarded by the Paran Ministry of Education as being a collective elaboration procedure, occurring inside the schools of Paran with the active participation of all teachers working in state schools. The goal of this research is to present a historical review of the elaboration of these guidelines, based on the recollections of teachers who were present during the process. The focus of the study is on the incorporation, in the framework of contents to be taught in elementary school, of the Non-Euclidean Geometry. Due to the poor training of teachers in what concerns the Euclidean geometry and, inevitably, the problems involved in teaching this subject in elementary school, our interest has been aimed at understanding how and why this incorporation occurred, how the teachers taking part in the preparation of the guidelines see this event and, considering the decisions taken during the process, what their contribution was. The information collected were acquired through the analysis of documents developed by the State Ministry of Education, research papers related to this subject and by interviewing 15 teachers who, somehow, were involved in the process. 9 teachers from the Maring Regional Education centre, 5 teachers members of the mathematics technical team of the State Ministry during the preparation of the guidelines and a critical reader of the mathematics discipline were interviewed. In order to examine and analyse the interviews properly the method of Oral History Theme was chosen. The outcomes of our research showed that the elaboration process of the guidelines was much more influenced by management issues and internal crises which happened in the Ministry than by the participation of the professionals from state schools, and that the decision to insert the Non-Euclidean geometries did not come from any of these teachers, but was undertaken through a maneuver of the mathematics technical team of the State Ministry; furthermore, the teachers claim they are not knowledgeable enough to make a discussion on the subject possible, let alone to teach it.
Data da defesa: 28/02/2011
Cdigo: vtls000185609
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: O processo coletivo de elaborao das DCE - Matemtica.pdf
Tamanho: 1721 Kb (1762694 bytes)
Criado: 21-06-2011 13:41
Atualizado: 21-06-2011 13:52
Visitas: 1298
Downloads: 60

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.