Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A Revista Nova Escola e a construo de identidades do professor
Autor(es): Adriana Beloti
Palavras-chave [PT]:

Professor. Processos identitrios. Identidade. Enunciado. Sujeito professor. Subjetivao. Nova Escola. Revista. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Utterance. Subject teacher. Identity. Subjectivity. Nova Escola. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Cleudemar Alves Fernandes - UFU - Uberlndia
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa parte do princpio de que, atualmente, os meios de comunicao e, consequentemente, de produo e circulao de efeitos de sentidos na sociedade se modificam, sendo a mdia um grande exemplo dessa superfcie de prticas discursivas. Por isso, acreditamos ser impossvel refletir sobre os processos identitrios dos sujeitos sem considerar a mdia como um dos principais lugares de enunciao onde se encenam e se constroem representaes e identidades sociais. Dessa forma, partimos da premissa de que o sujeito professor sofre excessivas influncias e modificaes, devido a fatores sociais, histricos e culturais. Somam-se a isso as relaes de saber e poder, que influenciam diretamente a prtica docente, imprimindo modos de ser e, portanto, construindo identidades para esse sujeito. Para a anlise desse processo de produo identitria, tomamos como corpus de estudo a Revista Nova Escola, publicao pedaggica que j se consolidou no mercado editorial brasileiro, na medida em que circula desde 1986 e alcanou tiragens expressivas. Os enunciados materializados no arquivo que compomos evidenciam o quanto essa revista contribui para a construo de identidades do professor, ao estabelecer relaes de saber e poder a respeito de como devem ser as prticas pedaggicas, construindo, a partir de seus enunciados, formas de subjetivao do sujeito professor. Nossas anlises pautaram-se na perspectiva dos Estudos Culturais, em especial, nos trabalhos de Stuart Hall (2005) e Bauman (2001; 2005), acerca da chamada "crise de identidades" e das caractersticas da presente fase, considerada como a era da globalizao e, ainda, como lquida; e nos trabalhos desenvolvidos pelo filsofo Michel Foucault (2007a, 2007b, 2009a, 2009b), destacadamente, nas noes de discurso, enunciado e processos de subjetivao. Por esse norte terico, metodolgico e analtico, que tem como principal fundamento a arqueogenealogia possibilitada pelos estudos foucaultianos, buscamos, atravs da descrio e da interpretao dos enunciados desse veculo miditico, compreender os processos de constituio identitria do sujeito professor nos discursos em circulao na Nova Escola, pois tomamos a produo de identidades como um fato de discurso.

Abstract: This research assumes that, currently, the means of communication and, consequently, production and circulation of effects of meanings in society are modified over the years, being the media a great example of where those discursive practices happen. Therefore, we believe it is impossible to reflect on the identity processes of the individuals without considering the media as one of the main places of enunciation where representations and social identities are staged and constructed. Thus, we start from the premise that the subject teacher undergoes excessive influences and changes due to social, historical and cultural factors. It must be added to this, the relations of knowledge and power, which influence the teaching practice directly, imprinting behaviors this way, therefore constructing identities for this individual. In order to analyze this process of identity production, we take as corpus of study the Nova Escola magazine, an educational publication that has already been consolidated in Brazilian publishing market, as it has been running since 1986 achieving significant numbers. The utterances materialized in the data we assembled show how this magazine contributes to the construction of teacher's identities, establishing relationships of knowledge and power regarding how the teaching practices should be, building from its utterances, forms of subjectivity of the subject teacher. Our study is based on the perspective of Cultural Studies, in particular the work of Stuart Hall (2005) and Bauman (2001, 2005), regarding the "crisis of identity" as well as characteristics of the present phase, considered as the era of globalization, and also as liquid, and the work developed by the philosopher Michel Foucault (2007a, 2007b, 2009a, 2009b), prominently, the notions of speech, utterance and subjective processes. Through this theoretical, methodological and analytical support, which has as its main basis the archeogenealogy made possible by Foucault's studies, we tried, through the description and interpretation of utterances of this media vehicle, understand the construction processes of the subject teacher identity in discourses present in Nova Escola magazine, once we take the production of identities as a fact of discourse.
Data da defesa: 22/03/2011
Cdigo: vtls000185846
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Adriana Beloti - 2011.pdf
Tamanho: 14347 Kb (14691505 bytes)
Criado: 27-06-2011 09:18
Atualizado: 27-06-2011 09:32
Visitas: 862
Downloads: 35

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.