Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Práticas discursivas midiáticas na/sobre a identidade do jornalista sem diploma
Autor(es): Vinícius Durval Dorne
Palavras-chave [PT]:

Análise do discurso. Método arqueogenealógico. Práticas discursivas. Acontecimento discursivo. Diploma. Jornalista. Identidade. Análise. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Discursive event. Diploma. Journalist. Identity. Brazil.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin - UNESP
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho busca compreender como se materializam as práticas discursivas midiáticas que objetivam/subjetivam o sujeito jornalista após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, como se dá o processo de construção da identidade do profissional da comunicação pelo/no discurso de forma a (não) justificar a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Tomamos como um acontecimento discursivo a votação do STF realizada em 17 de junho de 2009, a qual decidiu que o diploma não é mais requisito obrigatório para o exercício do Jornalismo, porquanto essa decisão foge à rede casual, promovendo o surgimento e a transformação dos saberes em nossa sociedade, especialmente no campo da comunicação social, no do profissional jornalista e em novas formas de exercício de poder nas mais ínfimas relações sociais. A partir desse acontecimento, novos discursos puderam ser produzidos, transformados, rememorados, silenciados. Para tratarmos dessa temática, analisamos seis enunciados produzidos pela mídia (revistas Veja e IstoÉ e os jornais Folha online e O Estadão), utilizando como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de linha francesa (AD), especialmente os pressupostos arqueogenealógicos do filósofo Michel Foucault. Assim, ainda buscamos, nessa pesquisa, marcar a presença do filósofo Michel Foucault no interior da corrente teórica denominada AD de linha francesa, ressaltando as contribuições desse pensador francês para a teoria do discurso. Para a análise empreendida, também nos valemos de reflexões dos Estudos Culturais sobre a questão da identidade na pós-modernidade (ou modernidade tardia), reoperacionalizando-as num viés discursivo. Em uma análise que esteve direcionada para a importância da compreensão do discurso como "prática" e do enunciado como uma "função", o que comporta um princípio de diferenciação, posição de sujeito, campo associado e suporte material, observamos que a identidade do jornalista é construída em torno de noções como a liberdade de informação e de expressão e do "dom" como algo inato e/ou adquirido pela experiência no exercício da profissão, mas também está ligada a um sujeito que é contrário à exigência do diploma, uma vez que esse instrumento fere a liberdade de expressão e de informação, bem como a todo e qualquer sujeito que simplesmente queira ser jornalista e propagar a informação, principalmente pelo fato de o diploma não ser mais obrigatório. Se antes a identidade do jornalista se marcava pela diferença entre os sujeitos provenientes de outras formações superiores e dos "colaboradores" presentes nos veículos de comunicação, as práticas discursivas midiáticas procuram circunscrever todos esses sujeitos, englobando-os na mesma denominação de jornalista. Esse estudo aponta para o fato de que as identidades - atualmente fragmentadas, voláteis, mutáveis - estão intimamente alicerçadas na historicização e construídas em relação a ela, e, consequentemente, a determinados campos do saber e exercícios de poder. A mídia, nesse bojo, tem ocupado papel preponderante, ao ser a grande produtora de identidades, dizendo aos sujeitos qual a "posição-de-sujeito" a ser tomada/ocupada, incluindo-os, designando-os, unindo-os, mas também classificando-os, excluindo-os, interditando-os. Considerando que a busca e a construção identitária são constantemente disputadas, agenciadas nessa dinástica do poder, ressaltamos que compreendê-la é dar um passo em direção ao nosso próprio interior, àquela questão que nos punge há muito tempo: "quem eu sou?".

Abstract: This study aims to understand how are materialized the discursive mediatic practices that work to turn object/subject the subject journalist after the decision of the Supreme Court (STF). In other words, we want to verify how the process of identity construction by the communication professional is given in/by the discourse in order to justify (or not) the mandatory requirement of a certificate to the profession of journalist. We consider the vote on the Supreme Court, held on June 17th 2009, as a discursive event, once it ruled that the bachelor's degree was no longer a mandatory requirement for the practice of journalism and it escapes from the casual network promoting the emergence and even the transformation of knowledge in our society, especially in the field of Media and of journalist professional, as well as new ways of exercising power in the most delicate social relations. As from that event, new discourses could be produced, transformed, reviwed, and silenced. As corpora, we analyzed six statements produced by the media (Veja and IstoÉ magazines and the newspapers Folha Online and O Estadão), using, as theoretical and methodological support, the French Discourse Analysis (AD), especially the archeogenealogical assumptions by the philosopher Michel Foucault. Thus, in this study, we still seek to emphasize the presence of the philosopher Michel Foucault within the current theory called French AD, highlighting the work of this French thinker to discourse theory. For this analysis, we also make use of reflections from Cultural Studies on the question of identity in post-modernity (or late modernity), (re)operationalizing them in a discursive bias. In an analysis that was directed to the importance of understanding discourse as "practice" and statement as a "function" which involves a referential, a subject, an associated field, and a materiality, we can realize that the identity of the subject journalist is built around some notions, such as freedom of information and expression and the "talent" as something innate or acquired through experience in the profession; but it is also related to a discursive subject who is against the diploma requirement, since this instrument injures the freedom of expression and information and also the freedom of anyone who simply wants to be a journalist and spread information, once the bachelor's degree is not required. If before this event the identity of the journalist was marked by the difference between the subjects from other bachelor's areas and "collaborators" working in the media, the discursive mediatic practices circumscribe all these subjects, by calling them all as a journalist. This study shows the way how the identities, currently fragmented, volatile, and changeable, are intimately grounded or are constructed in relation to historicity and, consequently, to certain fields of knowledge and to the exercise of power. The media, in this sphere, has been playing a preponderant role, since it has been the major producer of identities and has been giving the subject its "location-of-subject" to be taken / occupied, including them, designating them by joining them, but also classifying them by excluding them, interdicting them. Considering that the search and the construction of the identity are constantly disputed and controlled in this dynastic power, we emphasize that understanding it is a step towards our inner selves into that question that pierces us since long ago: "Who am I?"
Data da defesa: 21/03/2011
Código: vtls000185884
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Práticas discursivas midiáticas - Vinícius Durval Dorne.pdf
Tamanho: 1780 Kb (1822307 bytes)
Criado: 27-06-2011 10:14
Atualizado: 27-06-2011 10:28
Visitas: 1463
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.