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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Prticas discursivas miditicas na/sobre a identidade do jornalista sem diploma
Autor(es): Vincius Durval Dorne
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Mtodo arqueogenealgico. Prticas discursivas. Acontecimento discursivo. Diploma. Jornalista. Identidade. Anlise. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Discursive event. Diploma. Journalist. Identity. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Maria do Rosrio de Ftima Valencise Gregolin - UNESP
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho busca compreender como se materializam as prticas discursivas miditicas que objetivam/subjetivam o sujeito jornalista aps a deciso do Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, como se d o processo de construo da identidade do profissional da comunicao pelo/no discurso de forma a (no) justificar a obrigatoriedade do diploma para o exerccio da profisso de jornalista. Tomamos como um acontecimento discursivo a votao do STF realizada em 17 de junho de 2009, a qual decidiu que o diploma no mais requisito obrigatrio para o exerccio do Jornalismo, porquanto essa deciso foge rede casual, promovendo o surgimento e a transformao dos saberes em nossa sociedade, especialmente no campo da comunicao social, no do profissional jornalista e em novas formas de exerccio de poder nas mais nfimas relaes sociais. A partir desse acontecimento, novos discursos puderam ser produzidos, transformados, rememorados, silenciados. Para tratarmos dessa temtica, analisamos seis enunciados produzidos pela mdia (revistas Veja e Isto e os jornais Folha online e O Estado), utilizando como aporte terico-metodolgico a Anlise de Discurso de linha francesa (AD), especialmente os pressupostos arqueogenealgicos do filsofo Michel Foucault. Assim, ainda buscamos, nessa pesquisa, marcar a presena do filsofo Michel Foucault no interior da corrente terica denominada AD de linha francesa, ressaltando as contribuies desse pensador francs para a teoria do discurso. Para a anlise empreendida, tambm nos valemos de reflexes dos Estudos Culturais sobre a questo da identidade na ps-modernidade (ou modernidade tardia), reoperacionalizando-as num vis discursivo. Em uma anlise que esteve direcionada para a importncia da compreenso do discurso como "prtica" e do enunciado como uma "funo", o que comporta um princpio de diferenciao, posio de sujeito, campo associado e suporte material, observamos que a identidade do jornalista construda em torno de noes como a liberdade de informao e de expresso e do "dom" como algo inato e/ou adquirido pela experincia no exerccio da profisso, mas tambm est ligada a um sujeito que contrrio exigncia do diploma, uma vez que esse instrumento fere a liberdade de expresso e de informao, bem como a todo e qualquer sujeito que simplesmente queira ser jornalista e propagar a informao, principalmente pelo fato de o diploma no ser mais obrigatrio. Se antes a identidade do jornalista se marcava pela diferena entre os sujeitos provenientes de outras formaes superiores e dos "colaboradores" presentes nos veculos de comunicao, as prticas discursivas miditicas procuram circunscrever todos esses sujeitos, englobando-os na mesma denominao de jornalista. Esse estudo aponta para o fato de que as identidades - atualmente fragmentadas, volteis, mutveis - esto intimamente aliceradas na historicizao e construdas em relao a ela, e, consequentemente, a determinados campos do saber e exerccios de poder. A mdia, nesse bojo, tem ocupado papel preponderante, ao ser a grande produtora de identidades, dizendo aos sujeitos qual a "posio-de-sujeito" a ser tomada/ocupada, incluindo-os, designando-os, unindo-os, mas tambm classificando-os, excluindo-os, interditando-os. Considerando que a busca e a construo identitria so constantemente disputadas, agenciadas nessa dinstica do poder, ressaltamos que compreend-la dar um passo em direo ao nosso prprio interior, quela questo que nos punge h muito tempo: "quem eu sou?".

Abstract: This study aims to understand how are materialized the discursive mediatic practices that work to turn object/subject the subject journalist after the decision of the Supreme Court (STF). In other words, we want to verify how the process of identity construction by the communication professional is given in/by the discourse in order to justify (or not) the mandatory requirement of a certificate to the profession of journalist. We consider the vote on the Supreme Court, held on June 17th 2009, as a discursive event, once it ruled that the bachelor's degree was no longer a mandatory requirement for the practice of journalism and it escapes from the casual network promoting the emergence and even the transformation of knowledge in our society, especially in the field of Media and of journalist professional, as well as new ways of exercising power in the most delicate social relations. As from that event, new discourses could be produced, transformed, reviwed, and silenced. As corpora, we analyzed six statements produced by the media (Veja and Isto magazines and the newspapers Folha Online and O Estado), using, as theoretical and methodological support, the French Discourse Analysis (AD), especially the archeogenealogical assumptions by the philosopher Michel Foucault. Thus, in this study, we still seek to emphasize the presence of the philosopher Michel Foucault within the current theory called French AD, highlighting the work of this French thinker to discourse theory. For this analysis, we also make use of reflections from Cultural Studies on the question of identity in post-modernity (or late modernity), (re)operationalizing them in a discursive bias. In an analysis that was directed to the importance of understanding discourse as "practice" and statement as a "function" which involves a referential, a subject, an associated field, and a materiality, we can realize that the identity of the subject journalist is built around some notions, such as freedom of information and expression and the "talent" as something innate or acquired through experience in the profession; but it is also related to a discursive subject who is against the diploma requirement, since this instrument injures the freedom of expression and information and also the freedom of anyone who simply wants to be a journalist and spread information, once the bachelor's degree is not required. If before this event the identity of the journalist was marked by the difference between the subjects from other bachelor's areas and "collaborators" working in the media, the discursive mediatic practices circumscribe all these subjects, by calling them all as a journalist. This study shows the way how the identities, currently fragmented, volatile, and changeable, are intimately grounded or are constructed in relation to historicity and, consequently, to certain fields of knowledge and to the exercise of power. The media, in this sphere, has been playing a preponderant role, since it has been the major producer of identities and has been giving the subject its "location-of-subject" to be taken / occupied, including them, designating them by joining them, but also classifying them by excluding them, interdicting them. Considering that the search and the construction of the identity are constantly disputed and controlled in this dynastic power, we emphasize that understanding it is a step towards our inner selves into that question that pierces us since long ago: "Who am I?"
Data da defesa: 21/03/2011
Cdigo: vtls000185884
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Prticas discursivas miditicas - Vincius Durval Dorne.pdf
Tamanho: 1780 Kb (1822307 bytes)
Criado: 27-06-2011 10:14
Atualizado: 27-06-2011 10:28
Visitas: 1076
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