Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Título [PT]: A formação inicial em educação física no estado do Paraná e o perfil dos cursos de licenciatura e bacharelado
Título [EN]: The initial formation on physical education in the State of Paraná and the profile of licentiate and bachelor's degree courses
Autor(es): Juliana Pizani
Palavras-chave [PT]:
Educação física. Formação inicial. Perfil dos cursos. Formação profissional. Professores de educação física. Profissionais. Paraná (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Initial training. Physical education. Profile of the courses. Paraná. State. Brazil. |
Área de concentração: Estudos do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Eliana Ayoub - UNICAMP
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira - UEM |
Resumo:
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar o perfil dos cursos de educação física do Estado do Paraná, após a reformulação curricular prevista nas Resoluções CNE/CP n. 01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004, a fim de verificar se há uma identidade própria para a formação em licenciatura e em bacharelado. Caracterizou-se como qualitativo do tipo descritivo. Participaram do estudo 7 Instituições de Ensino Superior, sendo 6 públicas e 1 privada. A composição da fonte de dados compreendeu 12 projetos pedagógicos e 9 entrevistas com os coordenadores dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física. Os critérios utilizados para selecionar as instituições participantes foram: 1) deveria oferecer o curso de educação física no mínimo há dez anos; 2) deveria oferecer o curso de licenciatura e bacharelado em educação física conforme previsto nas Resoluções CNE/CP n.01 e 02/2002 e CNE/CES n.07/2004; 3) ser instituição credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura como universidade ou centro universitário; e, 4) aceitar participar da pesquisa. Para o tratamento dos dados, tanto dos documentos (projeto pedagógico) como das entrevistas transcritas, fizemos uso da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados da investigação indicaram que parte das instituições tem se organizado para atender os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a organização de seus projetos pedagógicos, bem como de sua matriz curricular. Também verificamos pontos positivos com a separação da formação como, por exemplo, melhor atendimento aos interesses dos acadêmicos no que diz respeito à formação específica em licenciatura ou bacharelado, por meio da melhoria na qualidade das disciplinas, bem como aprofundamento docente sobre a área tratada, e como pontos negativos o fato de que alguns docentes não aceitam essa nova configuração e atuam com um discurso voltado somente para a intervenção escolar. Os currículos dos cursos de educação física de licenciatura e de bacharelado não atendem a determinação pedagógica expressa, nas Resoluções CNE/CP n.01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004, no que diz respeito às características próprias para cada formação, devido às aproximações encontradas entre os currículos e a falta de identidade dos mesmos. Apontamos neste estudo à necessidade de se repensar a formação inicial em educação física para os cursos de licenciatura e bacharelado, para que os mesmos possuam características próprias, no sentido de promover uma formação coerente com os campos de atuação específicos, atendendo aos ditames pedagógicos defendidos pela legislação pertinente.
Abstract: This study was developed with the general aim of investigating the profile of the physical education courses in the State of Paraná, after the curriculum reform envisaged in Resolutions CNE/CP n. 01 and 02/2002 and CNE/CES No 07/2004, in order to identify if there is an own identity for training in licentiate and bachelor's degree. It was characterized as a qualitative study. The study included seven Higher Education Institutions, being 6 public and one private. The composition of the data source comprised 12 educational projects and nine interviews with the coordinators of licentiate and bachelor's degree in Physical Education. The criteria used to select the participating institutions were: 1) to be offering the Physical Education course for at least ten years, 2) to offer the licentiate and bachelor's degree in physical education as required by the Resolutions CNE/CP n. 01 and 02/2002 and CNE/CES n. 07/2004, 3) to be an institution accredited by the Ministry of Education and Culture as a university or college, and, 4) to agree to participate. For the handling of data, from both documents (educational project) and transcribed interviews, the technique of content analysis proposed by Bardin (1977) was used. Research results have indicated that part of the institutions has been organized to meet the assumptions of the National Curriculum Guidelines for the organization of their educational projects, as well as their curriculum. It was also found positive aspects on the separation of the education, for example, a better serving of students' interests regarding specific training on licentiate or bachelor's degree, by improving the quality of subjects, as well further teaching preparation on the treated area; as weaknesses some teachers do not accept this new setting and act with a discourse directed only to the school intervention. The physical education curricula for licentiate and bachelor's degrees do not follow the pedagogical determination supported by the Resolutions CNE/CP n. 01 and 02/2002 and CNE/CES n. 07/2004, regarding to the own characteristics of each formation due to approximations found between the curricula and lack of identity for themselves. It's pointed in this study the need to rethink the education in physical education for licentiate and bachelor's degrees in order to acquire their own characteristics, to promote a training consistent with the specific practice areas involved, according to the pedagogical exigency, defended by the relevant legislation. |
Data da defesa: 11/02/2011
Código: vtls000185957
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Definitiva.pdf
Tamanho: 3628 Kb (3714692 bytes)
Criado: 14-09-2011 11:08
Atualizado: 16-09-2011 10:57
Visitas: 2451
Downloads: 93
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|