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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: A formao inicial em educao fsica no estado do Paran e o perfil dos cursos de licenciatura e bacharelado
Ttulo [EN]: The initial formation on physical education in the State of Paran and the profile of licentiate and bachelor's degree courses
Autor(es): Juliana Pizani
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Formao inicial. Perfil dos cursos. Formao profissional. Professores de educao fsica. Profissionais. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Initial training. Physical education. Profile of the courses. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Eliana Ayoub - UNICAMP
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar o perfil dos cursos de educao fsica do Estado do Paran, aps a reformulao curricular prevista nas Resolues CNE/CP n. 01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004, a fim de verificar se h uma identidade prpria para a formao em licenciatura e em bacharelado. Caracterizou-se como qualitativo do tipo descritivo. Participaram do estudo 7 Instituies de Ensino Superior, sendo 6 pblicas e 1 privada. A composio da fonte de dados compreendeu 12 projetos pedaggicos e 9 entrevistas com os coordenadores dos cursos de licenciatura e bacharelado em educao fsica. Os critrios utilizados para selecionar as instituies participantes foram: 1) deveria oferecer o curso de educao fsica no mnimo h dez anos; 2) deveria oferecer o curso de licenciatura e bacharelado em educao fsica conforme previsto nas Resolues CNE/CP n.01 e 02/2002 e CNE/CES n.07/2004; 3) ser instituio credenciada pelo Ministrio da Educao e Cultura como universidade ou centro universitrio; e, 4) aceitar participar da pesquisa. Para o tratamento dos dados, tanto dos documentos (projeto pedaggico) como das entrevistas transcritas, fizemos uso da tcnica de anlise de contedo proposta por Bardin (1977). Os resultados da investigao indicaram que parte das instituies tem se organizado para atender os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a organizao de seus projetos pedaggicos, bem como de sua matriz curricular. Tambm verificamos pontos positivos com a separao da formao como, por exemplo, melhor atendimento aos interesses dos acadmicos no que diz respeito formao especfica em licenciatura ou bacharelado, por meio da melhoria na qualidade das disciplinas, bem como aprofundamento docente sobre a rea tratada, e como pontos negativos o fato de que alguns docentes no aceitam essa nova configurao e atuam com um discurso voltado somente para a interveno escolar. Os currculos dos cursos de educao fsica de licenciatura e de bacharelado no atendem a determinao pedaggica expressa, nas Resolues CNE/CP n.01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004, no que diz respeito s caractersticas prprias para cada formao, devido s aproximaes encontradas entre os currculos e a falta de identidade dos mesmos. Apontamos neste estudo necessidade de se repensar a formao inicial em educao fsica para os cursos de licenciatura e bacharelado, para que os mesmos possuam caractersticas prprias, no sentido de promover uma formao coerente com os campos de atuao especficos, atendendo aos ditames pedaggicos defendidos pela legislao pertinente.

Abstract: This study was developed with the general aim of investigating the profile of the physical education courses in the State of Paran, after the curriculum reform envisaged in Resolutions CNE/CP n. 01 and 02/2002 and CNE/CES No 07/2004, in order to identify if there is an own identity for training in licentiate and bachelor's degree. It was characterized as a qualitative study. The study included seven Higher Education Institutions, being 6 public and one private. The composition of the data source comprised 12 educational projects and nine interviews with the coordinators of licentiate and bachelor's degree in Physical Education. The criteria used to select the participating institutions were: 1) to be offering the Physical Education course for at least ten years, 2) to offer the licentiate and bachelor's degree in physical education as required by the Resolutions CNE/CP n. 01 and 02/2002 and CNE/CES n. 07/2004, 3) to be an institution accredited by the Ministry of Education and Culture as a university or college, and, 4) to agree to participate. For the handling of data, from both documents (educational project) and transcribed interviews, the technique of content analysis proposed by Bardin (1977) was used. Research results have indicated that part of the institutions has been organized to meet the assumptions of the National Curriculum Guidelines for the organization of their educational projects, as well as their curriculum. It was also found positive aspects on the separation of the education, for example, a better serving of students' interests regarding specific training on licentiate or bachelor's degree, by improving the quality of subjects, as well further teaching preparation on the treated area; as weaknesses some teachers do not accept this new setting and act with a discourse directed only to the school intervention. The physical education curricula for licentiate and bachelor's degrees do not follow the pedagogical determination supported by the Resolutions CNE/CP n. 01 and 02/2002 and CNE/CES n. 07/2004, regarding to the own characteristics of each formation due to approximations found between the curricula and lack of identity for themselves. It's pointed in this study the need to rethink the education in physical education for licentiate and bachelor's degrees in order to acquire their own characteristics, to promote a training consistent with the specific practice areas involved, according to the pedagogical exigency, defended by the relevant legislation.
Data da defesa: 11/02/2011
Cdigo: vtls000185957
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Definitiva.pdf
Tamanho: 3628 Kb (3714692 bytes)
Criado: 14-09-2011 11:08
Atualizado: 16-09-2011 10:57
Visitas: 1626
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