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Ttulo [PT]: Entre palavras, formas e cores : as redondilhas de Cames e as pinturas de Bruegel
Autor(es): Inez Paggi Vicentini
Palavras-chave [PT]:

Texto-imagem. Poesia Camoniana. Recepo de leitura. Perfil feminino. Poesia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Text-Image. Poetry of Cames. Female Profile. Reception of Reading. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Clarice Zamonaro Cortez [Orientador] - UEM
Acio Flvio de Carvalho - UEM
Rosana Cristina Zanelatto Santos - UFMS
Resumo:
Resumo: As discusses entre o texto verbal e o no verbal desta dissertao objetivam contribuir fortuna crtica dos estudos camonianos e da pintura de Pieter Bruegel, ressaltando-se o poder verbo-visual dos textos poticos em medida velha e das imagens da pintura, focalizando, comparativamente, a mulher em seu cotidiano numa paisagem rural, seu perfil e estado de esprito. Luis Vaz de Cames (1524?-1580), maior poeta portugus de sempre, retoma a tradio medieval para compor grande parte de sua poesia lrica em medida velha, seguindo os passos da lrica galaico-portuguesa e da poesia palaciana, recolhida em 1516 no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1470?-1539), como tambm os recursos retricos utilizados nesse tipo de poesia. Pieter Bruegel (1525-1569) viveu e produziu suas telas nas grandes cidades da regio conhecida como Flandres, localizada na atual Blgica, considerado um dos maiores pintores e desenhistas do sculo XVI. Em pleno Renascimento sua obra distancia-se do ideal de perfeio renascentista, ao retratar a vida das pequenas aldeias que ainda preservavam os costumes medievais, num estilo prprio de pintura. O presente estudo justifica-se pela necessidade de valorizar a imagem como elemento de presena constante na arte verbal e na arte pictrica. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos pressupostos tericos da Esttica Comparada e Literatura Comparada, seguindo as idias de Souriau, Praz, Joly, Aguiar e Silva, entre outros. Foram tambm considerados os conceitos da Esttica da Recepo, segundo Iser e Eco. Historiadores como Gombrich, Auerbach, Strickland, entre outros, foram consultados como embasamento aos estudos das telas e textos selecionados. na imagem produzida pela palavra e na palavra inspirada pela imagem que o homem pode perceber-se, sentir-se em sua realidade.

Abstract: The discussions between verbal and non-verbal texts of this dissertation aim to contribute to the critical richness of the studies of Cames and the painting of Pieter Bruegel, highlighting the visual-verbal power of the poetic writings in ancient measure and the images of the painting, comparatively focusing the woman in her daily job on a rural environment, her profile and her mood. Luis Vaz de Cames (1524?-1580), the greatest Portuguese poet of all time, brings back the medieval tradition to compose a big part of his lyric poetry in ancient measure, following the steps of the Galician-Portuguese lyric and the palace's poetry, gathered in Cancioneiro Geral, by Garcia de Resende (1470?-1539), and also the rhetorical resources used in this kind of poetry. Pieter Bruegel (1525-1569) lived and produced his paintings in the big towns of the region known as Flandres, situated on actual Belgium, and he is considered one of the greatest painters and drawers of the Sixteenth Century. Over the Renaissance, his work departs from the idea of perfection of the period by portraying the life in the little villages that still preserved the medieval habits, in a proper style of painting. This study justifies itself by the need of valorizing the image like an element of constant presence in the verbal and pictorial arts. The research is based on the theoretical principles of the Comparative Aesthetical and Comparative Literature, following the ideas of Souriau, Praz, Joly, Aguiar e Silva and others. The concepts of the Aesthetic of Reception, by Iser and Eco, were also considered. Historians like Gombrich, Auerbach, Strickland, among others, were utilized as basis of the study of the selected paintings and texts. It is on the image produced by the word and in the word inspired by the image that mankind can perceive itself and feel itself in its reality.
Data da defesa: 03/06/2011
Cdigo: vtls000186682
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof.. Dr. Clarice Zamonaro Cortez
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO PDF.pdf
Tamanho: 3562 Kb (3647702 bytes)
Criado: 01-08-2011 09:52
Atualizado: 18-04-2018 15:40
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