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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Re(a)presentaes em discurso : significaes docentes sobre a matemtica escolar
Autor(es): Guilherme Adorno de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Matemtica escolar. Discurso. Matemtica escolar. Representaes sociais. Docentes. Professores de matemtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse. Social representations. School mathematics. Mathematics teachers. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Renata Marcelle Lara Pimentel - CESUMAR
Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
Regina Maria Pavanello - UEM
Maria Clia Cortez Passetti - UEM
Resumo:
Resumo: A matemtica escolar produz sentidos e forma representaes no imaginrio social em um campo de conhecimento tido como estvel e verdadeiro. As pesquisas em Educao Matemtica j tm mostrado novas impossibilidades para a disciplina, apesar de, ao mesmo tempo, constatar a estabilizao de significados tambm pelos docentes. Mediante o constructo terico-metodolgico, no entremeio da teoria das Representaes Sociais e da Anlise de Discurso materialista, parte-se do incmodo de como e quais representaes sociais so sustentadas, produzindo efeitos de sentidos sobre a matemtica escolar, no discurso dos professores que a lecionam. O objetivo analisar este discurso, de modo a trabalhar as representaes sociais, como estrutura e processo, em tal discursividade, e os efeitos de sentidos da resultantes. O material de anlise composto por 97 questionrios, respondidos por professores de Matemtica de Maring, pelo meio eletrnico, e, a partir do exame estatstico destes questionrios, seleciona-se quatro sujeitos para as entrevistas, no intuito de explorar questes no formuladas anteriormente. Pelo trajeto temtico das significaes do conhecimento matemtico e tendo como norte a pergunta discursiva Do lugar enunciativo de professor de matemtica (lugar legitimado/reconhecido como tal na sociedade), que significaes so (possveis de ser) enunciadas sobre a matemtica escolar, na sustentao de uma representao social dela, considerando a forma como esses sujeitos esto ou no afetados institucionalmente chega-se a trs regularidades temticas: a matemtica escolar 1) est presente no cotidiano, 2) leva ao raciocnio lgico, 3) imprescindvel para ser cidado. Cada uma das regularidades analisada, entre descrio e interpretao, na constituio da memria discursiva da forma-sujeito do capitalismo, delimitando os movimentos dos sentidos. Ancoradas na organizao do mundo contemporneo, pela lei e pela regra, as significaes docentes sobre a matemtica escolar reiteram o efeito de transparncia da disciplina como conhecimento imprescindvel para todos, para o sujeito-de-direito.

Abstract: School mathematics produces senses and representations in the social order in a field of knowledge known to be stable and true. The researches in mathematical education have already shown new im-possibilities for the subject, although, at the same time, noting the stabilization of meanings also by the faculty. Through the theoretical-methodological construct, in between the theory of Social Representations and materialistic Discourse Analysis, taking as a starting point the nuisance of how and what social representations are sustained, producing meaning effects on school mathematics, in the discourse of teachers who teach it. The goal is to analyze this discourse, in order to work on social representations, such as structure and process, in such discursively, and the resulting meanings effects. The analysis material is composed by 97 questionnaires, answered by Math teachers from Maring, through electronic media, and, from the statistic exam of these questionnaires, four subjects are chosen for the interviews, in order to explore issues not previously raised. Through the thematic path of the meanings of the mathematical knowledge and having as north the discursive question From the place of enunciation of a math teacher (legitimate place/recognized as such in society) that meanings are (possible to be) listed on the school mathematics, in support of a social representation of it, considering the way these subjects are or are not affected institutionally gets to three thematic regularities: school mathematics 1) is present in everyday life, 2) leads to logical reasoning, 3) is essential for being a citizen. Each of the regularities is analyzed, between description and interpretation, the formation of discursive memory of the capitalism subject-form, limiting the movements of the senses. Anchored in the organization of the contemporary world, by law and rule, the meanings of the teachers over the school mathematics reiterate the transparency effect of the discipline as the indispensable knowledge for all, to the subject-of-right.
Data da defesa: 19/02/2011
Cdigo: vtls000187222
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Co-Orientador: Prof. Dr. Renata Marcelle Lara Pimentel
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: GUILHERME ADORNO DE OLIVEIRA.pdf
Tamanho: 983 Kb (1007089 bytes)
Criado: 11-08-2011 09:52
Atualizado: 11-08-2011 10:01
Visitas: 1105
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