Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O gnero resumo acadmico na formao docente inicial
Autor(es): Rubia Mara Bragagnollo
Palavras-chave [PT]:

Produo textual. Gneros discursivos. Escrita. Resumo acadmico. Formao docente inicial. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Initial teacher training. Writing. Discursive genre Academic Abstract. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Terezinha da Conceio Costa Hubes - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: A partir das concepes de interao e escrita abordadas por Vygotsky (1991), Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2003), inseridas na perspectiva interacionista de linguagem, e tambm da noo de gneros discursivos (Bakhtin, 2003), neste estudo, objetivamos compreender como acontece a constituio da escrita na formao docente inicial, tendo o gnero discursivo Resumo Acadmico como objeto de trabalho e a mediao da professora-pesquisadora como instrumento nesse processo. Na tentativa de responder ao questionamento "como a escrita acadmica no curso de formao docente inicial se desenvolve", e considerando a demanda de estudos que envolvem essa problemtica, utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, em que foram analisadas as produes de resumos pertencentes ao nosso corpus, coletado nas disciplinas Lingstica I e Oficina de Leitura e Produo Textual na turma do 1 Ano de Letras (Portugus nica), do ano letivo de 2009 da UEM. Nas analises, realizadas apos o processo mediativo, buscamos observar como se organiza o Resumo Acadmico produzido, delineando as caractersticas de tal gnero e investigando como a mediao afeta o processo de produo desse texto. Os resultados mostram que o Resumo Acadmico, raramente ensinado na escola, foi apropriado em diferentes nveis pelos acadmicos, de acordo com o desenvolvimento da escrita de cada um e as caractersticas do gnero presentes nas produes. Alem disso, constatamos que a mediao desempenhou papel significativo no processo de produo dos textos, ao permitir que os alunos tivessem oportunidade de refletir e reescrever seus resumos, possibilitando-nos afirmar que esse instrumento pode ser includo no meio acadmico como auxiliar na constituio da escrita de gneros dessa esfera. A pesquisa e vinculada ao Grupo de Pesquisa "Interao e Escrita" (UEM/CNPq-www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Manifestaes de constituio da escrita na formao docente", da Universidade Estadual de Maring.

Abstract: Based on the interaction and writing conceptions explored by Vygotsky (1991), Bakhtin/Volochinov (2006) and Bakhtin (2003), inside the interactionist perspective of language, and also on the discursive genres ideas (Bakhtin, 2003), in this study we aim to comprehend how the writing is consisted in the initial teacher training, having Academic Abstract as object of work and the teacher's mediation as instrument in this process. Attempting to answer the question "how academic writing in the course of initial teacher training is developed", and considering the demand for studies involving this problem, we have used the qualitative-interpretative research in which text samples of Academic Abstracts produced in Linguistic I and Reading and Writing Texts Workshop subjects by students of 1st Grade of Letters graduation course in 2009, at UEM, were analyzed. With the analyzes, carried out after the mediation process, we intended to observe how the Academic Abstract is organized, pointing out its characteristics and investigating how the mediation affects the production of this text. The results show that the Academic Abstract, rarely taught at school, was appropriated by the students in different levels, according to each one's development of writing and the characteristics of the genre present in the productions. Besides, we could find out that mediation played a significant role in the texts writing process, because it allowed students to reflect and rewrite their abstracts, letting us to state that this instrument can be included in the academic environment as auxiliary in the writing constitution of academic genres. This study is attached to the Research Group "Interao e Escrita" (UEM/CNPq-www.escrita.uem.br) and to the research project "Manifestations of writing constitution in teacher training", of Universidade Estadual de Maring.
Data da defesa: 01/08/2011
Cdigo: vtls000188742
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM:

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Rubia FINAL.pdf
Tamanho: 3058 Kb (3130889 bytes)
Criado: 26-09-2011 08:57
Atualizado: 26-09-2011 09:10
Visitas: 1239
Downloads: 22

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.