Resumo: O trabalho que apresentamos é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado cujo objetivo é caracterizar as representações sociais do conceito de evolução de um grupo de professores de biologia. Convictos da centralidade deste tema em toda Educação em Ciências, e da importância da obra do naturalista Charles Darwin para o pensamento científico, justificamos nossa pesquisa, fundamentados também em documentos oficiais que orientam o tratamento deste assunto, nos níveis fundamental e médio de ensino. Nossas questões de pesquisa foram: Os professores compreendem e ensina o conceito de evolução segundo o conceito de Darwin? Os professores conseguem visualizar a disciplina de Biologia sob uma ótica evolucionista reconhecendo a importância do tratamento do tema nas diferentes séries? Têm noções básicas da teoria proposta por Darwin, ou distorções construídas ao longo de sua vida? Buscando caracterizar essas noções dos professores responsáveis pelo ensino de evolução, optamos pela utilização da teoria das representações sociais (RS) proposta por Serge Moscovici na década de 1960. Esta teoria considera que no interior dos grupos sociais, existe um saber instituído que permeia as condutas dos indivíduos em relação aos objetos, ao meio e aos seus pares. Ao caracterizar uma representação social podemos inferir como o sujeito se comporta com respeito a um tema, visto que as representações relacionam todo processo de experiência e significação pessoal do sujeito e do grupo em que vive durante suas atividades cotidianas. O grupo investigado foi composto por 17 professores de Biologia, dos municípios de Maringá e Cascavel (PR) convidados a participar da pesquisa cedendo uma entrevista gravada e que posteriormente foi transcrita para ser submetida à análise. Acreditamos que no processo de transposição didática o professor faz escolhas de argumentos, fundamentados em suas representações sobre o assunto que está ensinando e por isso optamos pela análise retórica, proposta por Mazzotti (2008) para caracterizar as representações sociais do grupo em razão da importância da linguagem no processo de representação e da centralidade desta, na educação. Obtivemos como resultado a representação social de evolução baseada na ação de um agente (Natureza) com uma intenção oculta de progresso. A ideia geral de que existe sempre um gene ou algo que dá direção à evolução. O acaso nada produz. Há uma orientação determinada que no discurso dos professores entrevistados, ora é o gene, ora a seleção natural. Os discursos dos professores não ultrapassam o discurso do livro didático, destacamos ainda as justificativas antropocêntricas para o estudo do tema evolução, que apontaram a disciplina como subsídio ao conhecimento da origem da vida humana.
Abstract: The present work results from the research for a dissertation which aimed to describe the social representations of the evolution concept held by a group of Biology teachers. Convinced of the centrality of this subject through the teaching of Science, and of the importance of the naturalist Charles Darwin for the scientific though, we justify our research also by the official documents which regulate the approach of such subject in elementary and high schools. Our questions were: Do teachers understand and teach the evolution concept according to Darwin's concept? Are teachers able to regard the Biology subject by means of an evolutionist perspective and to acknowledge the importance of approaching such theme in different grades? Do they have basic notions on the theory proposed by Darwin, or do they have internalized distortions of it through their lives? With the intent of characterizing these notions about the teachers responsible for the teaching of evolution, we have opted to use the Theory of Social Representations (SR) proposed by Serge Moscovici in the 1960's. This theory considers that, inside the social groups, there is an instituted knowledge that is diffused through the individual's behavior in relation to objects, to the environment and to their peers. By characterizing a social representation, we could infer how the individual behaves in relation to a theme, since the representations relate the whole process of experience and personal signification of one individual and the group in which s/he is inserted in his/her daily life. The surveyed group was composed by 17 Biology teachers in the cities of Maringá and Cascavel, in the State of Paraná, which were invited to participate in it by giving an interview, first recorded and then transcribed, to be submitted to analysis. We believe that during the process of didactic transposition, the teachers have chosen arguments based on their representations of the subject they are teaching and, thus, we have selected the rhetorical analysis proposed by Mazzotti (2008) in order to characterize the social representations held by the group due to the importance of language in the representational process and its centrality in education. As a result, we have obtained the social representation of evolution based in the action of an agent (Nature) with an occult intent of progress, the general idea of an existing gene or something that leads to evolution. Nothing is originated by chance. There is a determined orientation in the speech of the surveyed teachers, in which this agent is either the gene or the natural selection. The teachers' speeches do not go beyond the one found in didactic books, and we have highlighted, as well, the anthropocentric justifications for the study of evolution, which pointed out the subject of Biology as a subsidy to the apprehension of the origin of human life. |