Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A representao social do conceito de evoluo por professores de biologia
Autor(es): Renata Agnoletto
Palavras-chave [PT]:

Darwin. Teoria Evolutiva. Teoria da evoluo. Ensino. Representaes sociais. Professores. Representao da Teoria de Evoluo.
Palavras-chave [EN]:
Darwin. Teaching of evolution. Social representations.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Jozimar Paes de Almeida - UEL
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: O trabalho que apresentamos resultado da pesquisa de dissertao de mestrado cujo objetivo caracterizar as representaes sociais do conceito de evoluo de um grupo de professores de biologia. Convictos da centralidade deste tema em toda Educao em Cincias, e da importncia da obra do naturalista Charles Darwin para o pensamento cientfico, justificamos nossa pesquisa, fundamentados tambm em documentos oficiais que orientam o tratamento deste assunto, nos nveis fundamental e mdio de ensino. Nossas questes de pesquisa foram: Os professores compreendem e ensina o conceito de evoluo segundo o conceito de Darwin? Os professores conseguem visualizar a disciplina de Biologia sob uma tica evolucionista reconhecendo a importncia do tratamento do tema nas diferentes sries? Tm noes bsicas da teoria proposta por Darwin, ou distores construdas ao longo de sua vida? Buscando caracterizar essas noes dos professores responsveis pelo ensino de evoluo, optamos pela utilizao da teoria das representaes sociais (RS) proposta por Serge Moscovici na dcada de 1960. Esta teoria considera que no interior dos grupos sociais, existe um saber institudo que permeia as condutas dos indivduos em relao aos objetos, ao meio e aos seus pares. Ao caracterizar uma representao social podemos inferir como o sujeito se comporta com respeito a um tema, visto que as representaes relacionam todo processo de experincia e significao pessoal do sujeito e do grupo em que vive durante suas atividades cotidianas. O grupo investigado foi composto por 17 professores de Biologia, dos municpios de Maring e Cascavel (PR) convidados a participar da pesquisa cedendo uma entrevista gravada e que posteriormente foi transcrita para ser submetida anlise. Acreditamos que no processo de transposio didtica o professor faz escolhas de argumentos, fundamentados em suas representaes sobre o assunto que est ensinando e por isso optamos pela anlise retrica, proposta por Mazzotti (2008) para caracterizar as representaes sociais do grupo em razo da importncia da linguagem no processo de representao e da centralidade desta, na educao. Obtivemos como resultado a representao social de evoluo baseada na ao de um agente (Natureza) com uma inteno oculta de progresso. A ideia geral de que existe sempre um gene ou algo que d direo evoluo. O acaso nada produz. H uma orientao determinada que no discurso dos professores entrevistados, ora o gene, ora a seleo natural. Os discursos dos professores no ultrapassam o discurso do livro didtico, destacamos ainda as justificativas antropocntricas para o estudo do tema evoluo, que apontaram a disciplina como subsdio ao conhecimento da origem da vida humana.

Abstract: The present work results from the research for a dissertation which aimed to describe the social representations of the evolution concept held by a group of Biology teachers. Convinced of the centrality of this subject through the teaching of Science, and of the importance of the naturalist Charles Darwin for the scientific though, we justify our research also by the official documents which regulate the approach of such subject in elementary and high schools. Our questions were: Do teachers understand and teach the evolution concept according to Darwin's concept? Are teachers able to regard the Biology subject by means of an evolutionist perspective and to acknowledge the importance of approaching such theme in different grades? Do they have basic notions on the theory proposed by Darwin, or do they have internalized distortions of it through their lives? With the intent of characterizing these notions about the teachers responsible for the teaching of evolution, we have opted to use the Theory of Social Representations (SR) proposed by Serge Moscovici in the 1960's. This theory considers that, inside the social groups, there is an instituted knowledge that is diffused through the individual's behavior in relation to objects, to the environment and to their peers. By characterizing a social representation, we could infer how the individual behaves in relation to a theme, since the representations relate the whole process of experience and personal signification of one individual and the group in which s/he is inserted in his/her daily life. The surveyed group was composed by 17 Biology teachers in the cities of Maring and Cascavel, in the State of Paran, which were invited to participate in it by giving an interview, first recorded and then transcribed, to be submitted to analysis. We believe that during the process of didactic transposition, the teachers have chosen arguments based on their representations of the subject they are teaching and, thus, we have selected the rhetorical analysis proposed by Mazzotti (2008) in order to characterize the social representations held by the group due to the importance of language in the representational process and its centrality in education. As a result, we have obtained the social representation of evolution based in the action of an agent (Nature) with an occult intent of progress, the general idea of an existing gene or something that leads to evolution. Nothing is originated by chance. There is a determined orientation in the speech of the surveyed teachers, in which this agent is either the gene or the natural selection. The teachers' speeches do not go beyond the one found in didactic books, and we have highlighted, as well, the anthropocentric justifications for the study of evolution, which pointed out the subject of Biology as a subsidy to the apprehension of the origin of human life.
Data da defesa: 23/05/2011
Cdigo: vtls000188754
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A Representao Social do conceito de Evoluo por professores de biologia.pdf
Tamanho: 1108 Kb (1134565 bytes)
Criado: 19-09-2011 09:41
Atualizado: 19-09-2011 09:59
Visitas: 1732
Downloads: 41

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.