Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: Morte no trânsito na área conurbada da região metropolitana de Maringá (PR) : uma análise da relação entre mobilidade urbana, segregação residencial e acidentes
Título [EN]: Death in the Transit in the Urban Area of the Metropolitan Region of Maringá (PR): An analysis of the relation between urban mobility, residential segregation and accidents.
Autor(es): Celso Nicola Romano
Palavras-chave [PT]:

Acidentes de trânsito. Violência. Trânsito. Mortalidade. Mobilidade urbana. Sistema viário. Acessibilidade. Violência urbana. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Traffic accidents. Urban violence. Urban areas. Mobility. Maringá. Paraná. State. Brasil.
Área de concentração: Sociedade e Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Ana Lúcia Rodrigues [Orientador] - UEM
Celene Tonella - UEM
Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza - UFG
Resumo:
Resumo: A cidade de Maringá, norte do Estado do Paraná, com uma taxa de 7,9 homicídios por 100 mil habitantes, no ano de 2003, foi proclamada, por um ranking do IPEA, como a menos violenta do Brasil, entre as cidades com mais de 150 mil habitantes. Porém, no mesmo período e nos anos seguintes, as mortes causadas por acidentes de trânsito, no perímetro urbano, tiveram taxas três vezes maiores, chegando ao alto índice de quase 30 mortes por 100 mil habitantes no ano de 2010, suscitando a questão de que, as mortes no trânsito não seriam um indicador de violência suficiente para invalidar a imagem de cidade não violenta. O presente trabalho pretende analisar os óbitos ocorridos no trânsito urbano da cidade pólo metropolitana de Maringá e das duas cidades conurbadas a ela, Sarandi e Paiçandu, nos anos de 2006 a 2008. Para se aprofundar na temática desta modalidade de violência urbana, serão analisadas a falta de acessibilidade, de mobilidade e transporte decorrentes da fragmentação social do espaço urbano e da conseqüente segregação residencial e sua vinculação com o número de mortes por acidentes de trânsito no território metropolitano. A partir de pressupostos conceituais, que ajudarão na reflexão sobre os dados coletados, referentes à mobilidade, violência, espaço e segregação social, e levantamento das condições sócio-econômicas das pessoas vitimadas no trânsito, verificar-se-á a possibilidade de confirmação da tese de que o número de mortes no trânsito do perímetro urbano ocorre em maior proporção nas classes mais pobres da população, em que se verifica um perfil de vítima diferente do perfil do acidentado no trânsito das rodovias.

Abstract: The city of Maringá, north of Paraná State, with a rate of 7,9 homicides for a 100,000 inhabitants in 2003, was proclaimed by the IPEA ranking as the less violent of Brazil, considering cities with more then 150 thousand inhabitants. However, in the same period and the following years, deaths caused by traffic accidents in the urban area, had rates three times higher, reaching a high rate of nearly 30 deaths per 100,000 inhabitants in the year of 2010, raising the question of that The deaths in the transit would not be an indicator of violence enough to invalidate the non-violent city image. The present work intent to analyze the deaths occurred in the urban transit of the city, polar metropolitan region of Maringá and its two conurbadas cities, Sarandi and Paiçandu, in the years of 2006 to 2008. To go deep itself the thematic one of this modality of urban violence, will be analyzed the need of accessibility, mobility and transport, due of the social fragmentation of the urban space and the consequent residential segregation and its link with the number of deaths by traffic accidents in the metropolitan territory. From estimated conceptual that they will help in the reflection on the collected data, referring mobility, violence, space and social segregation, and survey of the partner-economic conditions of the people victimized in traffic, it will be check the possibility of confirmation of the thesis that the number of traffic deaths in the urban area occurs mostly in the poorer classes of the population, where is verified a different profile of victims of the victims profile in the highways transit.
Data da defesa: 18/02/2011
Código: vtls000188769
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Rodrigues
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Celso Nicola Romano.pdf
Tamanho: 5860 Kb (6000922 bytes)
Criado: 03-10-2011 10:28
Atualizado: 04-10-2011 16:58
Visitas: 1586
Downloads: 38

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar