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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: Morte no trnsito na rea conurbada da regio metropolitana de Maring (PR) : uma anlise da relao entre mobilidade urbana, segregao residencial e acidentes
Ttulo [EN]: Death in the Transit in the Urban Area of the Metropolitan Region of Maring (PR): An analysis of the relation between urban mobility, residential segregation and accidents.
Autor(es): Celso Nicola Romano
Palavras-chave [PT]:

Acidentes de trnsito. Violncia. Trnsito. Mortalidade. Mobilidade urbana. Sistema virio. Acessibilidade. Violncia urbana. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Traffic accidents. Urban violence. Urban areas. Mobility. Maring. Paran. State. Brasil.
rea de concentrao: Sociedade e Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Ana Lcia Rodrigues [Orientador] - UEM
Celene Tonella - UEM
Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza - UFG
Resumo:
Resumo: A cidade de Maring, norte do Estado do Paran, com uma taxa de 7,9 homicdios por 100 mil habitantes, no ano de 2003, foi proclamada, por um ranking do IPEA, como a menos violenta do Brasil, entre as cidades com mais de 150 mil habitantes. Porm, no mesmo perodo e nos anos seguintes, as mortes causadas por acidentes de trnsito, no permetro urbano, tiveram taxas trs vezes maiores, chegando ao alto ndice de quase 30 mortes por 100 mil habitantes no ano de 2010, suscitando a questo de que, as mortes no trnsito no seriam um indicador de violncia suficiente para invalidar a imagem de cidade no violenta. O presente trabalho pretende analisar os bitos ocorridos no trnsito urbano da cidade plo metropolitana de Maring e das duas cidades conurbadas a ela, Sarandi e Paiandu, nos anos de 2006 a 2008. Para se aprofundar na temtica desta modalidade de violncia urbana, sero analisadas a falta de acessibilidade, de mobilidade e transporte decorrentes da fragmentao social do espao urbano e da conseqente segregao residencial e sua vinculao com o nmero de mortes por acidentes de trnsito no territrio metropolitano. A partir de pressupostos conceituais, que ajudaro na reflexo sobre os dados coletados, referentes mobilidade, violncia, espao e segregao social, e levantamento das condies scio-econmicas das pessoas vitimadas no trnsito, verificar-se- a possibilidade de confirmao da tese de que o nmero de mortes no trnsito do permetro urbano ocorre em maior proporo nas classes mais pobres da populao, em que se verifica um perfil de vtima diferente do perfil do acidentado no trnsito das rodovias.

Abstract: The city of Maring, north of Paran State, with a rate of 7,9 homicides for a 100,000 inhabitants in 2003, was proclaimed by the IPEA ranking as the less violent of Brazil, considering cities with more then 150 thousand inhabitants. However, in the same period and the following years, deaths caused by traffic accidents in the urban area, had rates three times higher, reaching a high rate of nearly 30 deaths per 100,000 inhabitants in the year of 2010, raising the question of that The deaths in the transit would not be an indicator of violence enough to invalidate the non-violent city image. The present work intent to analyze the deaths occurred in the urban transit of the city, polar metropolitan region of Maring and its two conurbadas cities, Sarandi and Paiandu, in the years of 2006 to 2008. To go deep itself the thematic one of this modality of urban violence, will be analyzed the need of accessibility, mobility and transport, due of the social fragmentation of the urban space and the consequent residential segregation and its link with the number of deaths by traffic accidents in the metropolitan territory. From estimated conceptual that they will help in the reflection on the collected data, referring mobility, violence, space and social segregation, and survey of the partner-economic conditions of the people victimized in traffic, it will be check the possibility of confirmation of the thesis that the number of traffic deaths in the urban area occurs mostly in the poorer classes of the population, where is verified a different profile of victims of the victims profile in the highways transit.
Data da defesa: 18/02/2011
Cdigo: vtls000188769
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Celso Nicola Romano.pdf
Tamanho: 5860 Kb (6000922 bytes)
Criado: 03-10-2011 10:28
Atualizado: 04-10-2011 16:58
Visitas: 1042
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