Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: A implementao da sociologia nas instituies privadas paranaenses : um estudo sociolgico
Autor(es): Renata Oliveira dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Sociologia. Sociologia da educao. Escolas privadas. Escola. Educao. Ensino de Sociologia. Marialva. Jandaia do Sul. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education. Sociology. Private Schools. Teaching of Sociology. Marialva. Jandaia do Sul. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Sociedade e Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Marivnia Conceio de Arajo [Orientador] - UEM
Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
Anita Handfas - UFRJ
Resumo:
Resumo: Essa dissertao tem como objetivo refletir sobre os fatores que tm permeado as aes de diferentes agentes sociais: diretores, coordenadores pedaggicos e professores de Sociologia no que tange insero e implementao da disciplina de Sociologia no "cho" de duas escolas privadas no Estado do Paran. A inteno analisar quais so os elementos que permitem matrizes curriculares to dspares quanto ao nmero de horas/aulas de Sociologia dos Colgios Anjos Custdios em Marialva/PR e Pointer de Jandaia do Sul/PR. Para compreender essa realidade fez-se necessrio repensar como a educao muitas vezes foi o tema de anlises e reflexes de importantes cientistas sociais ao longo de toda a histria do desenvolvimento da educao brasileira. Alm disso, buscou-se refletir tambm sobre a trajetria de idas e vindas da Sociologia aos bancos escolares, em especial no Paran, revelando quais aes acadmicas esto sendo realizadas.

Abstract: This master thesis aims to reflect the factors that have guided the actions of different social actors: directors, coordinators and teachers of sociology regarding the inclusion and the implementation of this discipline at "the botton line" of two private schools in the state of Paran. The intention is to analyze what are the elements that allow curriculum matrix as diverse as the number of hours/lessons of Sociology at these private schools: Anjos Custdios in Marialva/PR and Pointer the Jandaia do Sul/PR. To understand this reality, it was necessary to rethink how education was often the subject of analysis and reflections of important social scientists throughout the development of the history of Brazilian education. In addition, it was thought about the path back and forth of Sociology to school, especially, in Paran revealing what actions are being currently undertaken to develop Sociology teaching in and out of classrooms.
Data da defesa: 24/02/2011
Cdigo: vtls000188783
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marivnia Conceio de Arajo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Renata Oliveira dos Santos.pdf
Tamanho: 1723 Kb (1764538 bytes)
Criado: 26-09-2011 10:39
Atualizado: 26-09-2011 10:52
Visitas: 942
Downloads: 22

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.