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Título [PT]: Interfaces de um retrato : identidade e representações do gay/homem em Madame Satã
Autor(es): André Ricardo Pinheiro Lima
Palavras-chave [PT]:

Homossexualidade. Identidade. Pós modernidade. Madame Satã. Análise do discurso. Discurso midiático. Análise. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Identity. Homosexuality. Madame Satã. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Ismara Eliene Vidal de Souza Tasso [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Alexandre Sebastião Ferrari Soares - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: Por séculos, o tema sexo foi submetido a certas coerções. Somente nos anos 1960, os movimentos feministas tornaram possível um novo olhar sobre a questão do gênero, pondo em xeque o modo como fomos formados e produzidos como "sujeitos generificados". Trevisan (1998, p. 190) assevera que ocorreu "a derrocada das muralhas levantadas para proteger certo tipo de masculinidade definida e mantida como tal, a ferro e a fogo". Surgia assim o movimento gay, opondo-se particularmente à obrigatoriedade do relacionamento sexual dos homens exclusivamente e obrigatoriamente com mulheres, defendendo um novo olhar do tecido social para as relações homoeróticas. Em decorrência desses movimentos, o século XXI viu surgir uma nova identidade homossexual. Se antes os sujeitos homossexuais afeminavam-se cada vez mais buscando imitar as mulheres para poder atrair os homens, contemporaneamente, testemunhou-se o surgimento de homossexuais mais masculinos. Esses novos sujeitos visam à conquista de amantes ainda mais masculinos. Assim, à luz dos preceitos da AD francesa, numa perspectiva foucaultiana, busco analisar as marcas discursivas emanantes da narrativa fílmica Madame Satã que concorrem para a emergência e conseqüente promoção de um "gay-homem", despido de trejeitos e afetações que caracterizavam os gays de antigamente. A partir do princípio de que o cinema é um veículo (re)produtor de efeitos de real/realidade e facilitador do funcionamento da (a)normalização dos sujeitos e de suas práticas, consideramos Madame Satã um marco na constituição identitária do homossexual no Brasil, seja da ótica social seja do ponto de vista do próprio sujeito. Por isso, a busca por determinar a emergência dos discursos desse sujeito oprimido política e socialmente que, ansiando um lugar no cerne social, procura afirmar-se como sujeito do mundo.

Abstract: For centuries, the theme of "sex" was subject to certain constraints. Only in the 1960s, feminist movements have made possible a new look at the gender issue, calling into question the way we are trained and produced as a "gendered subject". Trevisan (1998, p. 190) asserts that there was "the collapse of walls raised to protect certain type of masculinity defined and maintained as such, the iron and fire." Emerged the gay movement, particularly objecting to the requirement of the sexual relationship of men to women exclusively and necessarily, defending a new look at the social body to homoerotic relations. Through these movements, the twenty-first century saw a new gay identity. If before the gay subjects need to imitate women to attract men, nowadays, we witnessed the emergence of more gay men. These new subjects designed to conquer even more male fans. Therefore, in light of the precepts of AD French, a Foucaultian perspective, we try to analyze the discursive marks emanating from the film narrative Madame Satã that contributes to the emergence and subsequent promotion of a gay man, devoid of mannerisms and affectations that characterized gays of old. From the principle that the cinema is a vehicle (re) producing effects of real / reality and facilitating the functioning of (a) normalization of the subjects and their practices, we consider Madame Satã as landmark in the formation of gay identity in Brazil, in the social perspective or in the view of the subject himself. Therefore, the search for determining the emergence of the discourse of a subject politically and socially oppressed who, yearning for a place in the social core, asserts himself as a subject in the world.
Data da defesa: 25/03/2011
Código: vtls000189391
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ismara Eliene Vidal de Souza Tasso
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - pdf.pdf
Tamanho: 1483 Kb (1518425 bytes)
Criado: 04-10-2011 10:55
Atualizado: 04-10-2011 11:14
Visitas: 1398
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