Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a aptidão física, a postura e a imagem corporal de escolares de ambos os gêneros, praticantes de esportes individuais e coletivos. A amostra foi constituída por 367 crianças de 8 a 16 anos, sendo 236 do gênero masculino e 131 do gênero feminino matriculados em escolas particulares ou públicas e participavam das escolinhas de esportes individuais ou coletivos por um período mínimo de um ano. A aptidão física foi avaliada por meio dos testes propostos por Gaya e Silva (2007), sendo flexibilidade, força de resistência de abdominais, força de membros superiores, força de membros inferiores, agilidade, velocidade, resistência aeróbia e índice de massa corporal. Para avaliação da imagem corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e para postura o protocolo de Adams et al. (1985). Inicialmente os dados relativos as características antropométricas da amostra foram submetidos ao teste de Levene's para determinar a igualdade das variâncias. Posteriormente o teste t para amostras independentes foi utilizado para estabelecer a comparação entre os gêneros. No segundo momento, os dados foram categorizados e utilizou-se o teste do qui quadrado para a identificação das associações. O nível de significância estabelecido foi de p<0,05. Os resultados demonstraram que na maioria dos componentes da aptidão física, voltados a saúde ou ao desempenho esportivo, quando se avança em idade o número de escolares que atendem aos dois critérios aumenta também, com exceção da flexibilidade e da resistência aeróbia. Em relação aos gêneros, observou-se que um grande número de escolares de ambos os gêneros alcançam os critérios estabelecidos independente da classificação que se usa na maioria dos componentes avaliados. O gênero feminino mostrou-se com maior porcentagem de avaliados atendendo aos critérios de saúde em todos os componentes da aptidão física, entretanto em relação ao desempenho esportivo, as meninas apresentam proporcionalmente um número menor de avaliadas que atendem a esses critérios em relação aos meninos na agilidade e resistência aeróbia. Os esportes coletivos mostraram-se com maior número de avaliados proporcionalmente atendendo aos critérios de desempenho esportivo na maioria dos componentes da aptidão física, enquanto os esportes individuais mostraram um maior número de avaliados atendendo aos critérios estabelecidos nos componentes da aptidão física voltada a saúde. Em relação à imagem corporal observou-se uma pequena vantagem para os que estavam satisfeitos com a sua imagem em relação aos que se encontravam insatisfeitos, independente do tipo de classificação que se utilizou. Foram encontradas associações entre os diferentes componentes da aptidão física e as demais variáveis. O IMC. apresentou associação com todos os componentes da aptidão física e com as outras variáveis. Os resultados sugerem que a prática de esportes entre escolares em fase de desenvolvimento pode auxiliar na melhora de alguns componentes da aptidão física e na imagem corporal, entretanto podem não favorecer muito a postura.
Abstract: The purpose of the study was to analyze the physical fitness, posture and body image of students from both genders, practicing individual and team sports. The sample consisted of 367 children aged 8 to 16 years, 236 males and 131 females enrolled in public or private schools and attended of individual or collective sports, for a minimum period of one year. Physical fitness was assessed using the tests proposed by Silva and Gaya (2007), with flexibility, strength, abdominal strength, strength, upper limb strength, lower limb strength, agility, speed, endurance and body mass index. The Collin's protocol 1991 was used to assess body image and the protocol of Adams et al. (1985) for posture. Initially the data of anthropometric characteristics of sample were analyzed by Levene's test to determine equality of variances. Subsequently, the t test for independent samples was used to establish the comparison between genders. Than the data were categorized and used the Chi-square analysis to identify associations. The significance level was set at P <0.05. The results showed that most of the components of physical fitness from health or sports performance, when one advances in age the number of students who meet two criteria increases with the exception of flexibility and aerobic endurance. In relation to gender, we observed that a large number of students of both genders reach the criteria regardless of classification that is used in most of the components evaluated. The women showed up with higher assessed with the health criteria in all components of physical fitness, but in relation to sport performance, the girls have proportionately fewer evaluated that meet these criteria in relation to boys in agility and endurance. Team sports are shown with more proportional assessment given the criteria of sport performance for most components of physical fitness, while individual sports showed a higher number of evaluated following the criteria established in the physical fitness components focused on health. In relation to body image revealed a small advantage for those who were satisfied with their image than those who were dissatisfied, regardless of the classification that was used. Associations were found between the different components of physical fitness and other variables. The BMI was associated with all components of physical fitness and other variables. The results suggest that the practice of sports among students in the development phase can help in the improvement of some components of physical fitness and body image, but may not encourage much posture. |