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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Anlise da aptido fsica, postura e imagem corporal de escolares participantes de esportes individuais e coletivos
Ttulo [EN]: Analysis of physical fitness, posture and body image of students participating in individual and team sports
Autor(es): Alexandre Caldeira Schubert
Palavras-chave [PT]:

Estudantes. Aptido fsica. Imagem corporal. Postura humana. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Scholar. Sports. Physical fitness. Body image. Posture. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Christi Noriko Sonoo [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Pedro Paulo Depr - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a aptido fsica, a postura e a imagem corporal de escolares de ambos os gneros, praticantes de esportes individuais e coletivos. A amostra foi constituda por 367 crianas de 8 a 16 anos, sendo 236 do gnero masculino e 131 do gnero feminino matriculados em escolas particulares ou pblicas e participavam das escolinhas de esportes individuais ou coletivos por um perodo mnimo de um ano. A aptido fsica foi avaliada por meio dos testes propostos por Gaya e Silva (2007), sendo flexibilidade, fora de resistncia de abdominais, fora de membros superiores, fora de membros inferiores, agilidade, velocidade, resistncia aerbia e ndice de massa corporal. Para avaliao da imagem corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e para postura o protocolo de Adams et al. (1985). Inicialmente os dados relativos as caractersticas antropomtricas da amostra foram submetidos ao teste de Levene's para determinar a igualdade das varincias. Posteriormente o teste t para amostras independentes foi utilizado para estabelecer a comparao entre os gneros. No segundo momento, os dados foram categorizados e utilizou-se o teste do qui quadrado para a identificao das associaes. O nvel de significncia estabelecido foi de p<0,05. Os resultados demonstraram que na maioria dos componentes da aptido fsica, voltados a sade ou ao desempenho esportivo, quando se avana em idade o nmero de escolares que atendem aos dois critrios aumenta tambm, com exceo da flexibilidade e da resistncia aerbia. Em relao aos gneros, observou-se que um grande nmero de escolares de ambos os gneros alcanam os critrios estabelecidos independente da classificao que se usa na maioria dos componentes avaliados. O gnero feminino mostrou-se com maior porcentagem de avaliados atendendo aos critrios de sade em todos os componentes da aptido fsica, entretanto em relao ao desempenho esportivo, as meninas apresentam proporcionalmente um nmero menor de avaliadas que atendem a esses critrios em relao aos meninos na agilidade e resistncia aerbia. Os esportes coletivos mostraram-se com maior nmero de avaliados proporcionalmente atendendo aos critrios de desempenho esportivo na maioria dos componentes da aptido fsica, enquanto os esportes individuais mostraram um maior nmero de avaliados atendendo aos critrios estabelecidos nos componentes da aptido fsica voltada a sade. Em relao imagem corporal observou-se uma pequena vantagem para os que estavam satisfeitos com a sua imagem em relao aos que se encontravam insatisfeitos, independente do tipo de classificao que se utilizou. Foram encontradas associaes entre os diferentes componentes da aptido fsica e as demais variveis. O IMC. apresentou associao com todos os componentes da aptido fsica e com as outras variveis. Os resultados sugerem que a prtica de esportes entre escolares em fase de desenvolvimento pode auxiliar na melhora de alguns componentes da aptido fsica e na imagem corporal, entretanto podem no favorecer muito a postura.

Abstract: The purpose of the study was to analyze the physical fitness, posture and body image of students from both genders, practicing individual and team sports. The sample consisted of 367 children aged 8 to 16 years, 236 males and 131 females enrolled in public or private schools and attended of individual or collective sports, for a minimum period of one year. Physical fitness was assessed using the tests proposed by Silva and Gaya (2007), with flexibility, strength, abdominal strength, strength, upper limb strength, lower limb strength, agility, speed, endurance and body mass index. The Collin's protocol 1991 was used to assess body image and the protocol of Adams et al. (1985) for posture. Initially the data of anthropometric characteristics of sample were analyzed by Levene's test to determine equality of variances. Subsequently, the t test for independent samples was used to establish the comparison between genders. Than the data were categorized and used the Chi-square analysis to identify associations. The significance level was set at P <0.05. The results showed that most of the components of physical fitness from health or sports performance, when one advances in age the number of students who meet two criteria increases with the exception of flexibility and aerobic endurance. In relation to gender, we observed that a large number of students of both genders reach the criteria regardless of classification that is used in most of the components evaluated. The women showed up with higher assessed with the health criteria in all components of physical fitness, but in relation to sport performance, the girls have proportionately fewer evaluated that meet these criteria in relation to boys in agility and endurance. Team sports are shown with more proportional assessment given the criteria of sport performance for most components of physical fitness, while individual sports showed a higher number of evaluated following the criteria established in the physical fitness components focused on health. In relation to body image revealed a small advantage for those who were satisfied with their image than those who were dissatisfied, regardless of the classification that was used. Associations were found between the different components of physical fitness and other variables. The BMI was associated with all components of physical fitness and other variables. The results suggest that the practice of sports among students in the development phase can help in the improvement of some components of physical fitness and body image, but may not encourage much posture.
Data da defesa: 28/02/2011
Cdigo: vtls000190826
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Christi Noriko Sonoo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Dep. de Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Cincias da Sade. Dep. de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Final Alexandre Caldeira Schubert .pdf
Tamanho: 3223 Kb (3300233 bytes)
Criado: 31-10-2011 09:34
Atualizado: 31-10-2011 09:55
Visitas: 1488
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