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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: Metilfenidato e suas implicações na autopercepção e no perfil psicomotor de crianças escolares
Título [EN]: Analysis of the influence of methylphenidate on the psychomotor profile and self-perception of children with attention deficit hyperactivity disorder - ADHD.
Autor(es): Jelmary Cristina Guimarães de Rezende
Palavras-chave [PT]:

Metilfenidato (Medicamento). Crianças. Desenvolvimento psicomotor. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
ADHD. Methylphenidate. Children. Development. Brazil.
Área de concentração: Estudos do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Lenamar Fiorese Vieira - UEM
José Irineu Gorla - UNICAMP
Resumo:
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar os efeitos do metilfenidato sobre o perfil psicomotor e sua relação com a percepção de competência das crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo que os objetivos específicos foram: 1) identificar a prevalência de TDAH na rede municipal de ensino de Cianorte-Pr e comparar os resultados quanto ao gênero e aos subtipos; 2) avaliar o perfil psicomotor e a percepção de competência de crianças com TDAH; 3) avaliar os resultados do uso do metilfenidato sobre o perfil psicomotor, os fatores psicomotores tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estruturação espaço-temporal e praxias ampla e fina, alem das dimensões da autopercepção de competência; 4) analisar a influência do metilfenidato no perfil psicomotor e autopercepção de competência quando comparados pela faixa etária de 8 a 9 anos e 10 a 11 anos, dosagem diária do metilfenidato, gênero e pelos subtipos desatento, hiperativo e misto e 5) relacionar o perfil psicomotor com a autopercepção de competência das crianças com TDAH. Foram sujeitos da pesquisa 50 crianças com diagnóstico de TDAH, segundo DSM-IV, de ambos os sexos e com idades entre 8 e 11 anos, estudantes do ensino fundamental do município de Cianorte/Pr. Estes sujeitos foram divididos em um grupo de usuários e outro de não usuários do metilfenidato (MHT). Os instrumentos de coleta de dados foram a bateria psicomotora de Fonseca (1995) e a escala de percepção de competência da Harter (1985), validado por Valentini et al (2010). Os dados foram tratados por meio da estatística descritiva, através do teste de Shapiro Wilk, Mann Whitney, teste Qui-quadrado, correlação de Spearman e alfa de Cronbach, com significância determinada de 5%. Os resultados alcançados demonstraram uma melhor percepção de competência nas dimensões competência cognitiva e valor global nos usuários de MHT, no entanto este grupo obteve menores resultados nos fatores equilíbrio, noção espaço-temporal e praxia fina. Sobre os resultados quanto aos estratos, foram encontrados resultados mais expressivos na competência cognitiva para o grupo de 8 e 9 anos Com relação às crianças mais velhas, estas apresentaram melhor perfil psicomotor e melhor percepção na competência afetiva. Sobre a análise dos subtipos, encontrou-se melhores resultados nas competências cognitiva, comportamental e no valor global, de crianças desatentas que fazem o uso de MHT em relação aos hiperativos+mistos também usuários do fármaco. A correlação indicou relação moderada entre o valor global e a competência cognitiva. Conclui-se que o MHT produziu melhora da competência cognitiva e no autoconceito, principalmente de crianças desatentas e mais novas, embora não tenha influenciado as variáveis de desenvolvimento psicomotor.

Abstract: The aim of this study was to investigate the effects of methylphenidate on the psychomotor profile and its relationship to perceived competence of children with ADHD, and the specific objectives were to 1) identify the prevalence of ADHD in the municipal school of Cianorte- Pr and compare the results with regard to gender and subtype, 2) evaluate the psychomotor profile and perceived competence of children with ADHD, 3) evaluate the results of the use of methylphenidate on the psychomotor profile, the psychomotor tone, balance, laterality, body concept, structure and spatial-temporal praxis wide and thin, beyond the dimensions of self-perceived competence and 4) analyze the influence of methylphenidate on psychomotor profile and self-competence when compared by age group 8-9 years and 10 to 11 years , a daily dosage of methylphenidate by gender and subtypes: inattentive, hyperactive and mixed and 5) relate the psychomotor profile with self-perceived competence of children with ADHD. We evaluated 50 children with ADHD, according to DSM-IV, of both sexes and aged between 8 and 11 years, elementary school students of Cianorte-Pr. These subjects were divided into a group of users and nonusers of methylphenidate. The instruments of data collection were the battery of psychomotor Fonseca (1995) and the scale of perceived competence of Harter (1985), adapted by Vieira (1993). Data were treated with descriptive statistics, by the Shapiro Wilk, Mann Whitney test, Chi-square, Spearman correlation and Cronbach's alpha, with significance determined at 5%. The results showed a better perception of competence in cognitive ability dimensions and overall value in MHT users, but this group had lower results on the factors balance, space-time concept and praxis fine. About the results for the strata have been found more significant results in cognitive ability for the group of 8 and 9 years, in relation to older children bathing suits, however they had better psychomotor profile and affective behavior. On examining the subtypes, the study found better results in cognitive skills, behavior and overall value of inattentive children who use MHT in relation to hyperactive +combined also drug users. The only correlation indicated moderate relationship between cognitive ability and overall value for the sample. We conclude that the MHT improves cognitive and global competence, primarily inattentive children and younger, but has no effect on psychomotor development.
Data da defesa: 29/04/2011
Código: vtls000190827
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física
UEL: Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Jelmary Rezende .pdf
Tamanho: 1984 Kb (2032067 bytes)
Criado: 31-10-2011 08:26
Atualizado: 31-10-2011 09:03
Visitas: 1751
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