Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi analisar a coordenação motora e fatores sócio-ambientais de crianças de 4 a 6 anos, nascidas pré-termo. Ao todo, 42 crianças foram avaliadas, sendo 21 nascidas pré-termo e 21 a termo. Como instrumentos foram utilizados a bateria M-ABC, uma entrevista para pais/responsáveis e o questionário sócio-econômico da ABEP. Do tipo descritivo transversal, essa pesquisa examinou a diferença e a associação entre estes fatores a fim de revelar novas informações a favor do conhecimento, educação e desenvolvimento dessas crianças. Na caracterização dos grupos, a maior parte das variáveis numéricas não apresentou distribuição normal no teste de Shapiro-Wilk, assim, o teste não paramétrico de Mann-Whitney foi utilizado para testar as diferenças. Para as variáveis categóricas foi utilizado o teste do Qui-quadrado, verificando-se as possíveis associações. O nível de significância adotado foi de 5%. Foi possível constatar, de forma geral, que as crianças nascidas pré-termo apresentaram desempenho motor inferior (TDC) no M-ABC (p=0,007), quando comparadas ao desempenho motor das crianças nascidas a termo. Houve também associação estatisticamente significativa (p=0,038) entre a idade gestacional e a classificação da ABEP, sendo 76,2% dos indivíduos nascidos pré-termo classificados em classe C. Verificou-se que além da prematuridade, a classe sócio-econômica influenciou os resultados apresentados, acreditando-se que estas crianças teriam menos oportunidades motoras, o que se acentuaria na medida em que crescem. Estes resultados, assim como os de outros estudos relevantes, apontam para a importância de políticas públicas de assistência pós-natal no mínimo até a idade escolar aos nascidos prematuros, especialmente no que se refere à estimulação motora.
Abstract: The aim of this study was to analyze the motor coordination and social-environmental factors of children aging 4 to 6 years old, who were born preterm. 42 children were evaluated, 21 preterm and 21 full-term. The instruments used were the M-ABC battery, an interview with parents / guardians and an ABEP socioeconomic questionnaire. This cross-sectional research has examined the difference between these factors and the association in order to reveal new information for knowledge, education and development of these children. In the characterization of the groups, most of the numerical variables have not showed normal distribution at the Shapiro-Wilk test, so the nonparametric Mann-Whitney test was used to test the differences. For the categorical variables we used the chi-square test, verifying the possible associations. The adopted level of significance was 5%. It was found, in general, that children born preterm had lower motor performance (TDC) in the M-ABC (p = 0.007) when compared to the motor performance of children born full-term. There was also statistically significant association (p = 0.038) between gestational age and the classification of ABEP, with 76.2% of individuals born preterm classified in class C. It was found that in addition to prematurity, the socioeconomic class influenced the results, so, it is believed that these children have fewer motor opportunities driven, which would be enhanced as they grow. These results, as well as other relevant studies, point to the importance of public policies for postnatal care at least until school age to infants, especially in relation to motor stimulation. |