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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Anlise comparativa da coordenao motora de crianas de 4 a 6 anos, nascidas pr-termo, associada a fatores scio-ambientais
Ttulo [EN]: Comparative analysis of motor coordination in children 4-6 years old, born prematurely, associated with socio-environmental factors.
Autor(es): Juliana Cerqueira Capelini
Palavras-chave [PT]:

Prematuro. Crianas prematuras. Coordenao motora. Desenvolvimento motor. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Premature birth. Child. Coordination. Socioeconomic status. Environment. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Jos Irineu Gorla - UNICAMP
Inara Marques - UEL
Resumo:
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi analisar a coordenao motora e fatores scio-ambientais de crianas de 4 a 6 anos, nascidas pr-termo. Ao todo, 42 crianas foram avaliadas, sendo 21 nascidas pr-termo e 21 a termo. Como instrumentos foram utilizados a bateria M-ABC, uma entrevista para pais/responsveis e o questionrio scio-econmico da ABEP. Do tipo descritivo transversal, essa pesquisa examinou a diferena e a associao entre estes fatores a fim de revelar novas informaes a favor do conhecimento, educao e desenvolvimento dessas crianas. Na caracterizao dos grupos, a maior parte das variveis numricas no apresentou distribuio normal no teste de Shapiro-Wilk, assim, o teste no paramtrico de Mann-Whitney foi utilizado para testar as diferenas. Para as variveis categricas foi utilizado o teste do Qui-quadrado, verificando-se as possveis associaes. O nvel de significncia adotado foi de 5%. Foi possvel constatar, de forma geral, que as crianas nascidas pr-termo apresentaram desempenho motor inferior (TDC) no M-ABC (p=0,007), quando comparadas ao desempenho motor das crianas nascidas a termo. Houve tambm associao estatisticamente significativa (p=0,038) entre a idade gestacional e a classificao da ABEP, sendo 76,2% dos indivduos nascidos pr-termo classificados em classe C. Verificou-se que alm da prematuridade, a classe scio-econmica influenciou os resultados apresentados, acreditando-se que estas crianas teriam menos oportunidades motoras, o que se acentuaria na medida em que crescem. Estes resultados, assim como os de outros estudos relevantes, apontam para a importncia de polticas pblicas de assistncia ps-natal no mnimo at a idade escolar aos nascidos prematuros, especialmente no que se refere estimulao motora.

Abstract: The aim of this study was to analyze the motor coordination and social-environmental factors of children aging 4 to 6 years old, who were born preterm. 42 children were evaluated, 21 preterm and 21 full-term. The instruments used were the M-ABC battery, an interview with parents / guardians and an ABEP socioeconomic questionnaire. This cross-sectional research has examined the difference between these factors and the association in order to reveal new information for knowledge, education and development of these children. In the characterization of the groups, most of the numerical variables have not showed normal distribution at the Shapiro-Wilk test, so the nonparametric Mann-Whitney test was used to test the differences. For the categorical variables we used the chi-square test, verifying the possible associations. The adopted level of significance was 5%. It was found, in general, that children born preterm had lower motor performance (TDC) in the M-ABC (p = 0.007) when compared to the motor performance of children born full-term. There was also statistically significant association (p = 0.038) between gestational age and the classification of ABEP, with 76.2% of individuals born preterm classified in class C. It was found that in addition to prematurity, the socioeconomic class influenced the results, so, it is believed that these children have fewer motor opportunities driven, which would be enhanced as they grow. These results, as well as other relevant studies, point to the importance of public policies for postnatal care at least until school age to infants, especially in relation to motor stimulation.
Data da defesa: 29/02/2011
Cdigo: vtls000190830
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO_JULIANACAPELINI_2011.pdf
Tamanho: 2901 Kb (2970960 bytes)
Criado: 31-10-2011 09:12
Atualizado: 31-10-2011 09:29
Visitas: 1180
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