Resumo: Desde o aparecimento dos primeiros casos e a identificação do vírus HIV, a AIDS constitui um dos grandes problemas de saúde pública no plano mundial. Muitos progressos aconteceram em relação ao tratamento anti-retroviral; porém, novos desafios surgem com o decorrer do tempo. Dentre essas questões, uma conduz à realização desta dissertação: o comprometimento das relações sociais das PVHA, que são impactadas pela descoberta da contaminação. Assume-se como premissa que o lazer e a ASC são possibilidades de ação educativa no horizonte do cuidado de si e da autonomia humana. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é compreender como as concepções e práticas de lazer das pessoas vivendo com HIV/AIDS, podem ser influenciadas por meio dos pressupostos apresentados pela ASC, contribuindo na educação para e pelo lazer. O trabalho iniciou com observações e entrevistas com o propósito de inserção na realidade da PVHA, desmistificando alguns "pré" conceitos e ampliando o conhecimento sobre os atores sociais. Posteriormente, sob influência da pesquisa participante, foram realizadas intervenções com atividades de lazer, tendo como base as idéias preconizadas pela ASC. Em relação à análise, as categorias autonomia e autocuidado foram tomadas como significativas para a reflexão. Desta forma, o trabalho mostrou que a educação para e pelo lazer, sob a perspectiva da ASC pode ser utilizada como ferramenta importante na luta contra a deterioração das relações pessoais e sociais oriunda do HIV/AIDS.
Abstract: Since the emergence and identification of the first cases of HIV, AIDS is a major public health problem, globally speaking. Much progress has occurred in relation to antiretroviral treatment; however, as time passes, new challenges arise. Among these issues, one leads to the making of this thesis: the commitment of the social relations of PLHIV who are impacted by the discovery of contamination. It is assumed as a premise that leisure and SCA are possibilities on educational action on the horizon of self-care and human emancipation. Thus, the objective is to understand how the concepts and practices of leisure for people living with HIV /AIDS, may be influenced by the assumptions made by the SCA, contributing to the education for and by leisure. The work began with observations and interviews with the purpose of inclusion in the reality of PLHIV, demystifying some "pre" concepts and expanding the knowledge on the subject. Later, under the influence of participatory research, interventions were performed with other activities, based on the ideas advocated by the SCA. Regarding the analysis, autonomy and self-care were taken as significant categories for reflection. Thus, the study showed that education and the leisure from the perspective of the SCA can be used as an important tool in the fight against the deterioration of personal and social relationships arising from HIV / AIDS. |