Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A animao sociocultural e a educao para o lazer nos tempos de HIV/AIDS
Ttulo [EN]: The socio-cultural activities and leisure education in the times of HIV/AIDS
Autor(es): Patrcia Herold
Palavras-chave [PT]:

AIDS (Doena). Aspectos sociais. Aspectos psicolgicos. PVHA. Discriminao social. Relaes sociais. Lazer. Animao sociocultural. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
PLHIV. Leisure. SCA. Autonomy. Self-care. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Giuliano Gomes de Assis Pimentel [Orientador] - UEM
Silvana Vilodre Goellner - UFRGS
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Desde o aparecimento dos primeiros casos e a identificao do vrus HIV, a AIDS constitui um dos grandes problemas de sade pblica no plano mundial. Muitos progressos aconteceram em relao ao tratamento anti-retroviral; porm, novos desafios surgem com o decorrer do tempo. Dentre essas questes, uma conduz realizao desta dissertao: o comprometimento das relaes sociais das PVHA, que so impactadas pela descoberta da contaminao. Assume-se como premissa que o lazer e a ASC so possibilidades de ao educativa no horizonte do cuidado de si e da autonomia humana. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho compreender como as concepes e prticas de lazer das pessoas vivendo com HIV/AIDS, podem ser influenciadas por meio dos pressupostos apresentados pela ASC, contribuindo na educao para e pelo lazer. O trabalho iniciou com observaes e entrevistas com o propsito de insero na realidade da PVHA, desmistificando alguns "pr" conceitos e ampliando o conhecimento sobre os atores sociais. Posteriormente, sob influncia da pesquisa participante, foram realizadas intervenes com atividades de lazer, tendo como base as idias preconizadas pela ASC. Em relao anlise, as categorias autonomia e autocuidado foram tomadas como significativas para a reflexo. Desta forma, o trabalho mostrou que a educao para e pelo lazer, sob a perspectiva da ASC pode ser utilizada como ferramenta importante na luta contra a deteriorao das relaes pessoais e sociais oriunda do HIV/AIDS.

Abstract: Since the emergence and identification of the first cases of HIV, AIDS is a major public health problem, globally speaking. Much progress has occurred in relation to antiretroviral treatment; however, as time passes, new challenges arise. Among these issues, one leads to the making of this thesis: the commitment of the social relations of PLHIV who are impacted by the discovery of contamination. It is assumed as a premise that leisure and SCA are possibilities on educational action on the horizon of self-care and human emancipation. Thus, the objective is to understand how the concepts and practices of leisure for people living with HIV /AIDS, may be influenced by the assumptions made by the SCA, contributing to the education for and by leisure. The work began with observations and interviews with the purpose of inclusion in the reality of PLHIV, demystifying some "pre" concepts and expanding the knowledge on the subject. Later, under the influence of participatory research, interventions were performed with other activities, based on the ideas advocated by the SCA. Regarding the analysis, autonomy and self-care were taken as significant categories for reflection. Thus, the study showed that education and the leisure from the perspective of the SCA can be used as an important tool in the fight against the deterioration of personal and social relationships arising from HIV / AIDS.
Data da defesa: 28/02/2011
Cdigo: vtls000190839
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade , Universidade Estadual de Londrina. Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao com ficha catalogrfica.pdf
Tamanho: 15929 Kb (16311017 bytes)
Criado: 03-11-2011 10:45
Atualizado: 03-11-2011 10:49
Visitas: 1225
Downloads: 46

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.