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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Anlise das capacidades cognitivas, emocionais e da tomada de deciso de atletas de futsal
Ttulo [EN]: Analysing the emotional, cognitive abilities and decision making of futsal athletes.
Autor(es): William Fernando Garcia
Palavras-chave [PT]:

Futsal. Esportes. Jogadores de futsal. Atletas. Tomada de deciso. Capacidade cognitiva. Emoes. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sport. Decision making. Cognitive Abilities. Emotion. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Pedro Paulo Depr - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as capacidades cognitivas e emocionais em relao tomada de deciso de jogadores de futsal do estado do Paran. Foram sujeitos do estudo 114 atletas de futsal do sexo masculino das trs divises do Campeonato paranaense de Futsal. Como instrumentos foram utilizados o Protocolo de Avaliao do Conhecimento Declarativo no Futebol, o Questionrio de Estilo de Tomada de Deciso no Esporte e uma entrevista semi-estruturada. Para anlise dos dados qualitativos utilizou-se a anlise de contedo do tipo categorial, para os dados quantitativos foram utilizados: o teste Qui-Quadrado para Tendncias, Regresso de Poisson com ajuste robusto de varincia, Teste de Homogeneidade das varincias, ANOVA, teste de Tukey, teste Box's M Test e MANOVA. Os resultados evidenciaram: Na subteoria contextual, os atletas utilizaram como estratgias inteligentes de adaptao o relacionamento interpessoal com atletas e comisso tcnica, a estratgia de seleo de um novo ambiente ocorreu devido dificuldade de relacionamento com a equipe e a modelagem de comportamento ocorreu atravs de resolues dos conflitos com dilogo entre a equipe; na subteoria experiencial, o comportamento inteligente centrou-se na facilidade e no interesse pelo aprendizado, alm das estratgias de repetio de tarefas buscando automatizao; na subteoria componencial, os comportamentos inteligentes foram identificados mediante a dificuldade em explicar como ocorre a tomada de deciso em detrimento s estratgias de aprendizagem implcita; como componentes de desempenho e de aquisio de conhecimentos, as estratgias de recordar outras jogadas executadas no passado, assistir jogos e vdeos e o relacionamento com atletas mais experientes explicitaram o comportamento inteligente. Na capacidade ttica de tomada de deciso, os atletas mais jovens (18-22 anos) apresentaram prevalncia (RP=1,23) de tomar piores decises quando comparados com atletas mais experientes (28-40 anos); em relao ao nvel tcnico observou-se que os atletas que j haviam sido convocados para a seleo brasileira apresentaram prevalncia (RP=4,01) de tomar melhores decises quando comparados com atletas que ainda no haviam sido convocados; no estilo de tomada de deciso, evidenciou-se que o compromisso com a aprendizagem foi o mais adotado (p≤0,01); seguido pela competncia decisional percebida (p≤0,01); em relao ao nvel tcnico no foi possvel observar diferena estatisticamente significativa para o estilo de tomada de deciso (p<0,05), da mesma forma a capacidade ttica de tomada de deciso no apresentou associao com o estilo de tomada de deciso. Assim conclui-se: o contexto esportivo, a experincia em realizao de tarefas, os componentes de processamento de informao e o compromisso com a aprendizagem, foram capacidades cognitivas e emocionais que demonstraram ser elementos intervenientes na tomada de deciso de atletas de futsal do estado do Paran.

Abstract: The aim of this study was to analyzing cognitive and emotional abilities about decision making of futsal players from Parana. It was studied 114 male futsal athletes of three divisions from Paranaense's Futsal Championship. Is was used as instruments the Evaluation of Declarative Knowledge on Soccer Protocol, the Style of Decision making in Sport Questionnaire and a semi-structured interview. Data collections were made in each city investigated through scheduled time with coaches. It was used the analysis of categorical content to analyze qualitative data, on the other hand, to analyze quantitative data it was used: the Chi-Square for Tendency Test, the Poisson Regression with robust adjust of variance, the Variance's Homogeneity Test, the ANOVA Test, the Tukey Test, the Box's M Test, the MANOVA Test. The results has shown: According to contextual subtheory, athletes used as intelligent strategy of adaption the interpersonal relationship between athletes and coaches, the selection of a new environment strategy occurred because of team's relationship difficulties and the behavior modeling occurred through conflict's resolution with conversation between the team; at experiential subtheory, the intelligent behavior was at interests and abilities to knowledge, beyond tasks repetition strategy for automation; at componential subtheory, intelligent behavior was identified by the difficulty in explaining how decision making occurs in spite of implicit learning; as performance and acquisition knowledge components, remembering another plays in the past, watching games and videos and relationship between athletes and more experienced athletes has shown the intelligent behavior. Regarding the ability of decision making tactic, younger athletes (18-22 years) showed prevalence (RP=1,23) to make worst decisions when compared to more experienced athletes (28-40 years); analyzing the technique level it was observed that those athletes who were called for Brazilian team showed prevalence (RP=4,01) to make better decisions when compared to athletes who haven't been called yet; in relation to the decision making style, it was observed that the learning commitment was the most widely adopted (p≤0,01); decisional competence realized was the second more adopted behavior (p≤0,01); in relation to key dispute it was not possible to observe any difference statistically significant to decision making style (p<0,05), in the same way decision making tactical ability has not shown any association with decision making style. Thus concludes: The sports context, experience in making tasks, knowledge process components and the learning commitment, was cognitive and emotional abilities that was demonstrated as important elements of decision making of the futsal athletes from Paran.
Data da defesa: 25/02/2011
Cdigo: vtls000190840
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring Centro de Cincias da Sade . Programa Associado de Ps-Graduao em Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MODELO DISSERTAO_William Fernando Garcia.pdf
Tamanho: 1559 Kb (1596577 bytes)
Criado: 03-11-2011 10:55
Atualizado: 03-11-2011 10:59
Visitas: 1573
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