Resumo: O ato de presentear é um fenômeno social e cultural que ocorre em diferentes contextos e sociedades, movimentando pessoas e o mercado em geral. A oferta e troca de presentes abrange diversos tipos de relacionamentos, mas é na família que este ato acontece de forma mais intensa. Os estudos até então realizados não exploram esse fenômeno dentro de uma perspectiva de cultura e consumo, nem tão pouco trazem o ato de presentear especificamente na família. Procurando preencher esta lacuna, o objetivo desse trabalho consistiu em compreender como ocorre a construção e transferência de significados do ato de presentear na família em datas comemorativas. Assim, o trabalho se propôs a entender os relacionamentos estabelecidos entre os membros da família nuclear, pai, mãe e filho, que influenciam na oferta e troca de presentes no Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Para tanto, utilizando uma abordagem interpretativa, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, por meio de entrevistas em profundidade junto a núcleos familiares. Foram pesquisadas onze famílias de diferentes classes sociais. Os resultados obtidos mostram que o ato de presentear se constitui em uma obrigação social, quando se trata das datas comemorativas. A comunicação que se estabelece entre os doadores e receptores depende de quem é o doador, da intenção do doador e do contexto em que o ato de presentear acontece. As categorias de presentes ofertadas entre os membros da família podem ser divididas basicamente em materiais e imateriais e estas estão mais relacionadas aos sentimentos que envolvem a oferta e a troca dos presentes. Na família o ato de presentear ocorre por conta dos sentimentos, de uma obrigação social, reforço dos laços, compensação e condição de recebimento, as duas últimas, dos pais em relação aos filhos. Por fim, os significados em comum entre os membros da família no ato de presentear são o reforço dos laços e os sentimentos envolvidos pela relação existente e que a própria família é considerada uma dádiva.
Abstract: The act gift-giving is a social and cultural phenomenon that occurs in different contexts and societies, moving people and the market in general. The offer and the exchange of gifts cover various types of relationships, but it is in the family that this act is more intense. Studies conducted up to then do not exploit this phenomenon in the perspective of culture and consumption, nor bring the act of making a gift specifically in the family. In an attempt to fill this gap, this study aim was to understand how the construction and transfer of meanings of making act a gift in the family on commemorative dates. Thus, the study proposes to understand the relationships between members of nuclear family, father, mother and son, which influence the supply and exchange of gifts during the Mothers' Day, Fathers' Day and Children' Day. To this end, using an approach interpretative, was performed a qualitative, exploratory and descriptive by in-depth interviews with the families. Eleven families from different social classes were investigated. The results obtained show that the act of making a gift is a social obligation, when it comes to commemorative dates. The communication is established between the donor and receptor depends on who is the giver of the donor intention and the context in which the act of gift It happens. The gifts categories offered among the family's member can be divided basically into material and immaterial and these are more related to the feelings that involve the supply and the exchange of gifts. In the family the making act a gift occurs on account of the feelings, of a social obligation, the strengthening of ties, clearing and receipt, condition, the latter two, from parents in relation to children. Finally, the meanings in common between the family's members in the making act a gift are the strengthening of ties and the feelings involved by the relationship and that the family itself is considered as a gift. |