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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

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Ttulo [PT]: Construo e transparncia de significados no ato de presentear em famlia em datas comemorativas
Autor(es): Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho
Palavras-chave [PT]:

Cultura e consumo. Ato de presentear em famlia. Significado dos presentes. Comportamento do consumidor. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Culture and consumption. Gift-giving in family. Gifts meanings. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Olga Maria Coutinho Ppece - UEM
Hilka Pelizza Vier Machado - UEM
Resumo:
Resumo: O ato de presentear um fenmeno social e cultural que ocorre em diferentes contextos e sociedades, movimentando pessoas e o mercado em geral. A oferta e troca de presentes abrange diversos tipos de relacionamentos, mas na famlia que este ato acontece de forma mais intensa. Os estudos at ento realizados no exploram esse fenmeno dentro de uma perspectiva de cultura e consumo, nem to pouco trazem o ato de presentear especificamente na famlia. Procurando preencher esta lacuna, o objetivo desse trabalho consistiu em compreender como ocorre a construo e transferncia de significados do ato de presentear na famlia em datas comemorativas. Assim, o trabalho se props a entender os relacionamentos estabelecidos entre os membros da famlia nuclear, pai, me e filho, que influenciam na oferta e troca de presentes no Dia das Mes, Dia dos Pais e Dia das Crianas. Para tanto, utilizando uma abordagem interpretativa, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratria e descritiva, por meio de entrevistas em profundidade junto a ncleos familiares. Foram pesquisadas onze famlias de diferentes classes sociais. Os resultados obtidos mostram que o ato de presentear se constitui em uma obrigao social, quando se trata das datas comemorativas. A comunicao que se estabelece entre os doadores e receptores depende de quem o doador, da inteno do doador e do contexto em que o ato de presentear acontece. As categorias de presentes ofertadas entre os membros da famlia podem ser divididas basicamente em materiais e imateriais e estas esto mais relacionadas aos sentimentos que envolvem a oferta e a troca dos presentes. Na famlia o ato de presentear ocorre por conta dos sentimentos, de uma obrigao social, reforo dos laos, compensao e condio de recebimento, as duas ltimas, dos pais em relao aos filhos. Por fim, os significados em comum entre os membros da famlia no ato de presentear so o reforo dos laos e os sentimentos envolvidos pela relao existente e que a prpria famlia considerada uma ddiva.

Abstract: The act gift-giving is a social and cultural phenomenon that occurs in different contexts and societies, moving people and the market in general. The offer and the exchange of gifts cover various types of relationships, but it is in the family that this act is more intense. Studies conducted up to then do not exploit this phenomenon in the perspective of culture and consumption, nor bring the act of making a gift specifically in the family. In an attempt to fill this gap, this study aim was to understand how the construction and transfer of meanings of making act a gift in the family on commemorative dates. Thus, the study proposes to understand the relationships between members of nuclear family, father, mother and son, which influence the supply and exchange of gifts during the Mothers' Day, Fathers' Day and Children' Day. To this end, using an approach interpretative, was performed a qualitative, exploratory and descriptive by in-depth interviews with the families. Eleven families from different social classes were investigated. The results obtained show that the act of making a gift is a social obligation, when it comes to commemorative dates. The communication is established between the donor and receptor depends on who is the giver of the donor intention and the context in which the act of gift It happens. The gifts categories offered among the family's member can be divided basically into material and immaterial and these are more related to the feelings that involve the supply and the exchange of gifts. In the family the making act a gift occurs on account of the feelings, of a social obligation, the strengthening of ties, clearing and receipt, condition, the latter two, from parents in relation to children. Finally, the meanings in common between the family's members in the making act a gift are the strengthening of ties and the feelings involved by the relationship and that the family itself is considered as a gift.
Data da defesa: 29/09/2011
Cdigo: vtls000191352
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Ps-Graduao em Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Departamento de Administrao
UEL: Departamento de Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 187. Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho.pdf
Tamanho: 23691 Kb (24259989 bytes)
Criado: 06-02-2012 13:46
Atualizado: 06-02-2012 15:32
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