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Ttulo [PT]: Comunicao integrada de marketing em redes de farmcias.
Ttulo [EN]: Integrated marketing communication into pharmacy networks.
Autor(es): Antonio Marcos Alcntara da Silva
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Redes de farmcias. Comunicao Integrada de Marketing (CIM). Varejo farmacutico. Comunicao de marketing.
Palavras-chave [EN]:
Marketing communication. Integrated marketing communications. Market pharmaceutical. Pharmacy networks.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Olga Maria Coutinho Ppece - UEM
Jos Paulo de Souza - UEM
Resumo:
Resumo: A comunicao um componente fundamental para o marketing e contribui decisivamente para o sucesso de qualquer empresa. O motivo fundamental para integrar as comunicaes de marketing que esse processo pode se tornar uma vantagem competitiva para s empresas. Entretanto, muitas empresas ainda no se deram conta disso e ainda no esto investindo os recursos necessrios para que a Comunicao Integrada de Marketing (CIM) possa realizar uma contribuio estratgica e no apenas ttica. No que se refere s redes de farmcias, isso no parece ser diferente. O objetivo desse artigo foi verificar se a comunicao com o mercado realizada pelas redes de farmcias na cidade de Maring se caracteriza em Comunicao Integrada de Marketing. Os dados coletados atravs da aplicao de survey foram analisados com o uso de testes no paramtricos com o auxlio do software SPSS. Atravs dos resultados foi possvel verificar que as redes de farmcia na cidade de Maring desenvolvem alguma forma de comunicao. A comunicao de marketing foi realizada pela maioria das redes de farmcia de Maring, no perodo amostrado. Entretanto, a comunicao de marketing no foi caracterizada em CIM nas campanhas promocionais destas empresas. Dentre as redes de farmcias investigadas verificou-se, portanto, a existncia de associao significativa apenas entre a importncia e o esforo para realizar as seguintes ferramentas de comunicao de marketing: marketing digital, marketing direto e patrocnio dentre as farmcias amostradas. No se observou correlao entre a importncia dada e o esforo dedicado s ferramentas: propaganda, a vendas pessoais, publicidade, relaes pblicas e promoo de vendas. Foi identificado que a falta de investimentos no desenvolvimento de recursos humanos com habilidades especializadas a principal barreira para a adoo da CIM nas empresas pesquisadas. Contudo mesmo que os resultados foram considerados animadores no que se refere predisposio dos gestores de comunicao de marketing em implementar programas integrados de comunicao, no foi possvel caracterizar a comunicao de marketing das redes de farmcias em Maring como comunicao integrada de marketing.

Abstract: Communication is a key component of the marketing and contributes decisively to success of any company. The aim for integrating marketing communications is their competitive advantage for businesses. However, many companies are not aware of this and has not invested enough resources to transform the Integrated Marketing Communications (IMC) into a contribution not only strategic but tactical. To the pharmacy network, there aren't differences. The aim of this paper was to determine if the communication on the pharmacy network at the city of Maring is characterized as Integrated Marketing Communications. Data were collected with application of a survey and analyzed using nonparametric tests with aid of the SPSS software. According to results, it was possible to verify that the majority of the Maring pharmacy network has developed some form of marketing communication during the sample period. However, the marketing communication of the promotional advertising of these companies has not been characterized as the IMC. Therefore, among the pharmacy network investigated there is just a significant association between the importance and effort for performing the following communication tools of marketing: digital marketing, direct marketing and sponsorship. There was no significant correlation between emphasis and effort devoted to the following tools: advertising, personal selling, publicity, public relations and sales promotion. It was identified that the lack of investment in developing human resources with specialized skills is a major obstacle to the adoption of the CIM in the companies surveyed. Even though the results were encouraging in terms of willingness to communicate marketing managers to implement integrated communication programs yet, it was not possible to characterize the marketing communication network of pharmacies at the city of Maring as IMC.
Data da defesa: 22/09/2011
Cdigo: vtls000191554
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Ps-Graduao em Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao) / UEM. Departamento de Administrao. UEL. Departamento de Administrao

Responsavel: salete
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 183. Antonio Marcos Alcntara da Silva[1].pdf
Tamanho: 656 Kb (671954 bytes)
Criado: 24-11-2011 16:12
Atualizado: 24-11-2011 16:57
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