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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: Associação entre estágios de mudança de comportamento, motivação e autoconceito em adultos praticantes de exercício físico
Autor(es): Juliana Miyaki da Silveira
Palavras-chave [PT]:

Educação física. Motivação. Exercícios físicos. Aspectos psicológicos. Estágio de mudança de comportamento. Autoconceito e exercício físico. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Motivation. Stages of behavior change. Self-concept. Exercise. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Estudos do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Maria Regina Ferreira Brandão - USJT
Vanildo Rodrigues Pereira - UEL
Resumo:
Resumo: O estudo investigou a associação entre estágios de mudança de comportamento, motivação e autoconceito em praticantes de exercício físico. Fizeram parte do estudo 434 praticantes de exercício físico das academias afiliadas no NUSA (Núcleo Setorial de Academias e Escolas de Natação de Maringá) de ambos os gêneros, na faixa etária de 25 a 50 anos. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Regulação de Conduta no Exercício (BREQ-2), Algoritmo do Modelo Transteorético e Escala Fatorial de Autoconceito. A coleta de dados foi realizada individualmente nas academias e escolas de natação. Para análise dos dados foram utilizados: Shapiro-Wilk, Mann Whitney e Qui-Quadrado. Os resultados evidenciaram: diferenças significativas na comparação dos estágios de motivação e o autoconceito quanto ao gênero. Verificou-se que houve diferença estatisticamente significativa em relação à regulação introjetada e gênero (p=0,0001), no qual o comportamento feminino é influenciado pelas pressões externas e internas; quando comparados autoconceito com gênero houve diferença significativa entre a dimensão self ético-moral, somático e o fator autocontrole para o gênero feminino; as associações significativas dos estágios de mudança de comportamento foram encontradas quanto ao tempo de prática (acima de 6 meses), estágios de motivação (motivação intrínseca) e autoconceito (autocontrole, ético moral). Conclui-se: houve associação entre estágio de mudança de comportamento, motivação e autoconceito entendendo que para manter o comportamento desejado/ativo é necessário a construção gradativa e contínua de tal comportamento, levando em consideração a motivação intrínseca e os processos de mudança proporcionando experiências individuais e no meio ambiente direcionada a modificações do comportamento.

Abstract: This study investigated the association between stages of behavior change, motivation and self-concept in practitioners of exercise. Study participants were 434 practitioners of exercise of the gyms affiliated to the NUSA (Sector Core of Gyms and Swimming Schools of Maringa) of both genders, aged 25 to 50 years. The instruments used were the Questionnaire of Regulating of Conduct on Exercise (BREQ-2), Algorithm of the Transtheoretical Model and Self-Concept Factor Scale. Data collection was performed individually in gyms and swimming schools. The Shapiro-Wilk, Mann Whitney and Chi-Square test were used for data analysis. The results showed significant differences in the comparison of the stages of motivation and self-concept regarding the gender. It was found that there were statistically significant difference in relation to introjected regulation and gender (p = 0,0001), in which female behavior is influenced by internal and external pressures; comparison between gender and self-concept showed significant difference between the self moral ethical dimension, somatic and self-control factor for women; the significant associations between stages of behavior change were found related to the practice time (over 6 months) stages of motivation (intrinsic motivation) and self-concept (self-control, moral ethical). It was concluded that there was association between stage of behavior change, motivation and self-concept with the understanding that to keep the desired/active behavior it is necessary the gradual and continuous construction in such behavior, considering the intrinsic motivation and change processes to provide individual experiences and in the environment directed to behavior changes.
Data da defesa: 24/02/2011
Código: vtls000191705
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação:Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Lenamar Fiorese Vieira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Universidade Estadual Londrina. Departamento de Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissert_juliana_silveira.pdf
Tamanho: 1866 Kb (1911148 bytes)
Criado: 21-11-2011 10:24
Atualizado: 21-11-2011 10:36
Visitas: 1864
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