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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: A identidade do sujeito analfabeto em contradio na mdia
Autor(es): Aline Almeida Inhoti
Palavras-chave [PT]:

Identidade. Anlise do discurso. Analfabetismo. Mdia. Polticas inclusivas. Discurso miditico. Sujeito analfabeto. Contradio. Analfabeto. Biopoder. Biopoltica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Identity. Contradiction. Illiterate. Biopower. Biopolitics. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Nilton Milanez - UESB
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem como temtica e como objetivo a constituio identitria do sujeito analfabeto pela revista poca, 2010. Por observarmos que, na contemporaneidade, a mdia circula discursos que versam sobre as polticas pblicas de incluso social do sujeito analfabeto, o trabalho busca demonstrar como a revista poca, 2010, pelo exerccio do biopoder, (des)constri a identidade do sujeito analfabeto brasileiro. Devido mdia compor lugares de manifestaes de saberes e poderes que possibilitam mobilizar a constituio de sujeitos na contemporaneidade, ela conjura-se como superfcie de emergncia de enunciados que se submetem ao que pode e ao que deve ser dito nos acasos de sua irrupo. Nosso movimento terico-analtico fundamenta-se na Anlise do Discurso de linha francesa, especificamente nos estudos de Michel Foucault. Recorremos, ainda, aos estudos culturais para compreendermos a constituio de identidades na contemporaneidade e na histria da educao e dos processos de alfabetizao, analfabetismo, alfabetismo, alfabetizao funcional em nossa sociedade. Os quadros metodolgicos so guiados pelos conceitos-chave: norma/normao/normalizao, biopoder, biopoltica, disciplina, saber, poder, verdade, contradio, arquivo, enunciado e funo enunciativa. Este aporte terico permitiu-nos formar um arquivo de materialidades miditicas veiculadas em 1971; 2003; 2008; 2009 e 2010, sendo apresentadas como: a) mdia impressa; b) mdia televisiva e c) mdia cinematogrfica. Na busca pela verticalidade do campo associado, observamos que as prticas discursivas miditicas irrompem na contradio no modo de ver e conceber o sujeito analfabeto. Esta contradio concentra-se, principalmente, no campo legislativo, no campo cientfico e no campo poltico/social. Dessa forma, o discurso mina-se na contradio que instaura um jogo de (re)significaes na subjetivao do sujeito analfabeto, visvel em prticas discursivas miditicas. Estas, no ltimo sculo, so regidas por dois conjuntos de mecanismos de funcionamento do biopoder, as disciplinas e a biopoltica. Nestes trmites, servimo-nos da expectativa deste trabalho contribuir na atuao de professores, especialmente profissionais de Letras, Pedagogia e alfabetizadores, na medida em que norteia caminhos que desconstroem evidncias de sentidos postas na histria da educao. No obstante, esperamos tambm colaborar no aperfeioamento da prtica de leitura imagtica, ao instigar profissionais a recorrerem produo visual na docncia escolar.

Abstract: This research has as its theme and objective the establishment of identity of the illiterate subject by poca magazine, 2010. By observing that, in contemporary society, the media circulates discourses that deal with public policies for social inclusion of the subject illiterate, this work seeks to demonstrate how the magazine poca, 2010, by the exercise of biopower (de)constructs the identity of the subject illiterate Brazilian. Because of the media composing places of demonstrations of knowledge and powers that enable to mobilize the creation of the contemporary subject, it casts itself as surface emergency statements, statements that are subject to what can and what should be said in the irruption of their appearance. Our movement theoretical and analytical framework is based on Discourse Analysis of the French line, specifically in the studies of Michel Foucault. Appealed also to cultural studies to understand the constitution of identities in contemporary history and the processes of education and literacy, illiteracy, literacy, functional literacy in our society. The methodological frameworks are driven by key concepts: normalization, biopower, biopolitics, discipline, knowledge, power, truth, contradiction, file, function and expository statement. This theoretical approach has allowed us to build an archive of material broadcast media in 1971, 2003, 2009 and 2010, being presented as: a) print b) television media and c) film media. In the quest for verticality of the associated field, we observed that the discursive practices conflict erupted in the media point of view and conceive the subject illiterate. This contradiction is concentrated mainly in the legislative field, in science and in the political/social. The discourse mine in the contradiction which establishes a set of (re)signification in the subjectivity of the subject illiterate, visible in discursive media. In the last century these are governed by two sets of operating mechanisms of biopower, biopolitics and disciplines. In these procedures, we used the expectation of this work contribute to the performance of teachers, especially professionals of literature, pedagogy and literacy, as guiding paths that deconstruct evidence senses put in the history of education. Nevertheless, we also hope to collaborate on improving the practice of reading imagery, to instigate the production professionals to make use visual teaching in schools.
Data da defesa: 30/09/2011
Cdigo: vtls000192443
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao final Aline Inhoti.pdf
Tamanho: 1796 Kb (1839371 bytes)
Criado: 12-12-2011 08:51
Atualizado: 12-12-2011 09:19
Visitas: 825
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