Resumo: A presente dissertação analisa a representação e a construção das identidades femininas múltiplas das personagens Gilda, protagonista de Solo feminino (2002), e Maria, do romance Milamor (2008), ambas da escritora contemporânea Livia Garcia-Roza. Essas identidades são edificadas pelo viés da sexualidade, do amor e do casamento, colocados como essenciais para a construção dos projetos de vida das narradoras-protagonistas, que são resultados do embate entre o "querer-ser" e o "dever-ser". Numa proposta multidisciplinar, utilizamos teóricos/as como Anthony Giddens (1993), Elizabeth Badinter (c1986), Malvina Muszkat (1985;1992), representantes de diferentes áreas do saber, como a Sociologia, a Filosofia, a Psicologia, entre outras, que foram basilares para a explicitação de conceitos atrelados às mudanças das relações de gêneros e às novas configurações dos relacionamentos oriundos da modernidade. Munidos desse aparato teórico, torna-se perceptível a maneira como a obra literária de Livia Garcia-Roza abriu espaço para a representação de mulheres sujeitos, que inscrevem seus corpos em seus projetos de identidades-abertas, buscando, incessantemente, por satisfação plena no campo sexual e amoroso, porque mais do que "querer-ser", essas mulheres estão imbuídas do "poder-ser". Mesmo diante das dificuldades impostas pelo corpo inorgástico de Gilda e pelo corpo envelhecido de Maria, ambas as protagonistas voltam seus olhares para suas interioridades, deixando aflorar seus anseios por meio da "voz" narrativa que lhes foi concedida pelas obras de autoria feminina, almejando, assim, a conquista de "relacionamentos puros" que entrelacem o amor à sexualidade.
Abstract: This dissertation analyzes the representation and construction of multiple female identities of the characters Gilda, protagonist in female Solo (2002), and Maria, in the novel Milamor (2008), both of the contemporary writer Livia Garcia-Roza. These identities are built from the perspective of sexuality, love and marriage, placed as essential for the construction of life projects of the narrator-protagonist, which are the result of the clash between the "wanting-tohe " and "should-be". In a multidisciplinary proposal, we have relied on theoretists such as Anthony Giddens (1993), Elizabeth Badinter (c1986), Malvina Muszkat (1985, 1992), representatives of different disciplines, like sociology, philosophy, psychology, among others, which were basic to the explanation of concepts linked to changing gender relations and the new configurations of relationships from modernity. Equipped with this theoretical apparatus, it becomes apparent how the literary work of Livia Garcia-Roza opened space for the representation of subj ect women, which enter their bodies in their open-identity projects, scarching relentlessly for full satisfaction in the sexual and loving field, as more than "wanting-to-be," these women are imbued with the can-be". ven with the difficulties imposed by the inorgasmic body of Gilda and the aging body of Mary, both protagonists turn their eyes to their inland, leaving their concerns emerge through the narrative "voice" that was granted by the works of female authors, aiming, thus, the achievement of "pure relationships" that entangled love to sexuality. |