Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Amor, casamento e sexualidade : a construção de identidades femininas múltiplas em Livia Garcia-Roza
Autor(es): Aline Cristina de Farias Marques
Palavras-chave [PT]:

Literatura brasileira contemporânea. Literatura. Romance. Representação. Mulher. Identidade feminina. Sexualidade. Casamento. Amor. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Representation. Love. Marriage. Multiple females identidies. Compemporary Brazilian Literature. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Lúcia Osana Zolin [Orientador] - UEM
Milton Hermes Rodrigues - UEM
Virgínia Maria Vasconcelos Leal - UnB
Resumo:
Resumo: A presente dissertação analisa a representação e a construção das identidades femininas múltiplas das personagens Gilda, protagonista de Solo feminino (2002), e Maria, do romance Milamor (2008), ambas da escritora contemporânea Livia Garcia-Roza. Essas identidades são edificadas pelo viés da sexualidade, do amor e do casamento, colocados como essenciais para a construção dos projetos de vida das narradoras-protagonistas, que são resultados do embate entre o "querer-ser" e o "dever-ser". Numa proposta multidisciplinar, utilizamos teóricos/as como Anthony Giddens (1993), Elizabeth Badinter (c1986), Malvina Muszkat (1985;1992), representantes de diferentes áreas do saber, como a Sociologia, a Filosofia, a Psicologia, entre outras, que foram basilares para a explicitação de conceitos atrelados às mudanças das relações de gêneros e às novas configurações dos relacionamentos oriundos da modernidade. Munidos desse aparato teórico, torna-se perceptível a maneira como a obra literária de Livia Garcia-Roza abriu espaço para a representação de mulheres sujeitos, que inscrevem seus corpos em seus projetos de identidades-abertas, buscando, incessantemente, por satisfação plena no campo sexual e amoroso, porque mais do que "querer-ser", essas mulheres estão imbuídas do "poder-ser". Mesmo diante das dificuldades impostas pelo corpo inorgástico de Gilda e pelo corpo envelhecido de Maria, ambas as protagonistas voltam seus olhares para suas interioridades, deixando aflorar seus anseios por meio da "voz" narrativa que lhes foi concedida pelas obras de autoria feminina, almejando, assim, a conquista de "relacionamentos puros" que entrelacem o amor à sexualidade.

Abstract: This dissertation analyzes the representation and construction of multiple female identities of the characters Gilda, protagonist in female Solo (2002), and Maria, in the novel Milamor (2008), both of the contemporary writer Livia Garcia-Roza. These identities are built from the perspective of sexuality, love and marriage, placed as essential for the construction of life projects of the narrator-protagonist, which are the result of the clash between the "wanting-tohe " and "should-be". In a multidisciplinary proposal, we have relied on theoretists such as Anthony Giddens (1993), Elizabeth Badinter (c1986), Malvina Muszkat (1985, 1992), representatives of different disciplines, like sociology, philosophy, psychology, among others, which were basic to the explanation of concepts linked to changing gender relations and the new configurations of relationships from modernity. Equipped with this theoretical apparatus, it becomes apparent how the literary work of Livia Garcia-Roza opened space for the representation of subj ect women, which enter their bodies in their open-identity projects, scarching relentlessly for full satisfaction in the sexual and loving field, as more than "wanting-to-be," these women are imbued with the can-be". ven with the difficulties imposed by the inorgasmic body of Gilda and the aging body of Mary, both protagonists turn their eyes to their inland, leaving their concerns emerge through the narrative "voice" that was granted by the works of female authors, aiming, thus, the achievement of "pure relationships" that entangled love to sexuality.
Data da defesa: 27/09/2011
Código: vtls000192449
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Lúcia Osana Zolin
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO ALINE.PDF
Tamanho: 7399 Kb (7576898 bytes)
Criado: 14-12-2011 08:22
Atualizado: 14-12-2011 08:53
Visitas: 1531
Downloads: 18

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.