Resumo: A partir de 1960, a sociedade ocidental de consumo passou por sensíveis alterações nos mecanismos de produção de cultura e de relações sociais. Com a Internet e a Globalização foram incluídas novas denominações, como "cibercultura", "sociedade da informação" e "sociedade em rede", com fins de caracterizar este período. As ciências sociais hoje se deparam com um novo desafio que é entender os mecanismos da globalização e também da Internet. O novo desafio inclui estudos que levem em consideração a virtualidade e a metodologia. Deparando-se com o ambiente do entretenimento, destaca-se a relação de uso e fascínio entre jogadores e plataformas de jogos virtuais. Nos MMORPG - jogos virtuais massivos de múltiplos jogadores - há delimitação de objetivos, que são melhor alcançados quando se utiliza da divisão de tarefas e formação de grupos eventuais (esporádicos) ou constantes (habituais), havendo uma intensa representação simbólica e ação performática que pode ser estudada a partir da antropologia da performance. A presente pesquisa pretende discutir a relação entre ela e o MMORPG chamado Asda Story Brasil. Desta forma, busca-se identificar a ação performática e propondo o uso analítico da antropologia da performance, a partir das categorias apresentadas por Richard Schechner, quais sejam: performer, intensidade da performance, interações do performer, sequência total da performance, transmissão do conhecimento performático e avaliação da performance.
Abstract: Since 1960, the consumption of Western society hassensitive to changes in delivery mechanism sculture and social relations. With the Internet and the Globalization new names were included as "Cyberculture", "information society" and "society in network" for purposes of characterizing this period. The sciences social today face a new challenge that is understand the mechanisms of globalization and also Internet. The new challenge includes studies that take into account the virtuality and the methodology. Faced with the environment of entertainment, there is a relationship use and fascination among players and gaming virtual. In MMORPG - massive online gaming multiplayer - no definition of goals, which are best achieved when using the division tasks and training for possible (sporadic) or constant (normal), with a strong representation symbolic and performative action that can be studied from the anthropology of performance. This research discusses the relationship between her and the MMORPG Asda Story called Brazil. Thus, we seek to identify the performative action and propose the use analytical anthropology of performance, from categories presented by Richard Schechner, which are: performer, intensity of performance, interactions the performer, full sequence of performance, transmission performative knowledge and performance evaluation. |