Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Jogos virtuais e a antropologia da performance
Autor(es): Daiane Dorneles Ibargoyen
Palavras-chave [PT]:

Antropologia da performance. Multimodalidade. Jogos eletrnicos. Jogo virtual. Cibercultura. Asda Story Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Anthropology of performance. Virtual game. Cyberculture. Asda Story Brazil.
rea de concentrao: Sociedade e Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Geovanio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Zuleica de Paula Bueno - UEM
Paulo Vincius Baptista da Silva - UFPR
Resumo:
Resumo: A partir de 1960, a sociedade ocidental de consumo passou por sensveis alteraes nos mecanismos de produo de cultura e de relaes sociais. Com a Internet e a Globalizao foram includas novas denominaes, como "cibercultura", "sociedade da informao" e "sociedade em rede", com fins de caracterizar este perodo. As cincias sociais hoje se deparam com um novo desafio que entender os mecanismos da globalizao e tambm da Internet. O novo desafio inclui estudos que levem em considerao a virtualidade e a metodologia. Deparando-se com o ambiente do entretenimento, destaca-se a relao de uso e fascnio entre jogadores e plataformas de jogos virtuais. Nos MMORPG - jogos virtuais massivos de mltiplos jogadores - h delimitao de objetivos, que so melhor alcanados quando se utiliza da diviso de tarefas e formao de grupos eventuais (espordicos) ou constantes (habituais), havendo uma intensa representao simblica e ao performtica que pode ser estudada a partir da antropologia da performance. A presente pesquisa pretende discutir a relao entre ela e o MMORPG chamado Asda Story Brasil. Desta forma, busca-se identificar a ao performtica e propondo o uso analtico da antropologia da performance, a partir das categorias apresentadas por Richard Schechner, quais sejam: performer, intensidade da performance, interaes do performer, sequncia total da performance, transmisso do conhecimento performtico e avaliao da performance.

Abstract: Since 1960, the consumption of Western society hassensitive to changes in delivery mechanism sculture and social relations. With the Internet and the Globalization new names were included as "Cyberculture", "information society" and "society in network" for purposes of characterizing this period. The sciences social today face a new challenge that is understand the mechanisms of globalization and also Internet. The new challenge includes studies that take into account the virtuality and the methodology. Faced with the environment of entertainment, there is a relationship use and fascination among players and gaming virtual. In MMORPG - massive online gaming multiplayer - no definition of goals, which are best achieved when using the division tasks and training for possible (sporadic) or constant (normal), with a strong representation symbolic and performative action that can be studied from the anthropology of performance. This research discusses the relationship between her and the MMORPG Asda Story called Brazil. Thus, we seek to identify the performative action and propose the use analytical anthropology of performance, from categories presented by Richard Schechner, which are: performer, intensity of performance, interactions the performer, full sequence of performance, transmission performative knowledge and performance evaluation.
Data da defesa: 03/05/2011
Cdigo: vtls000192465
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao_DAIANE DORNELES IBARGOYEN.pdf
Tamanho: 4148 Kb (4247208 bytes)
Criado: 12-12-2011 09:34
Atualizado: 12-12-2011 09:50
Visitas: 1159
Downloads: 42

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.