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Ttulo [PT]: Diversidade cultural, bilinguismo e poltica lingustica em discuros escolares indgenas do Estado do Paran : a identidade em governamentalidade
Autor(es): Margarida Liss
Palavras-chave [PT]:

Bilinguismo. Identidade indgena. Governamentalidade. Poltica lingustica. Educao lingustica. Polticas. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Bilingualism. Cultural iversity. Indigenous identity. Policies. Governmentality. Parana. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Bethania Sampaio Corra Mariani - UFF
Resumo:
Resumo: Ao partir do princpio de que as sociedades so organizadas nas relaes saber-poder, as identidades inscritas em organizaes sociais esto sob as coeres imediatas da governamentalizao, uma vez que a governamentalidade institui prticas modelares de conduta. Em se tratando dos sujeitos indgenas, tal processo evidenciado por dispositivos especficos, especialmente na instncia escolar, na qual constante a presena de materiais didticos bilnges, fundamentados, por um lado, pelos princpios da Diversidade Cultural e, por outro, pelas normas que regem a prtica pedaggica em toda e qualquer escola do pas, sendo ela indgena ou no. Por existirem parmetros especficos materializados em polticas lingusticas que norteiam o ensino das lnguas indgena e portuguesa, h tambm condutas particulares institucionalizadas para uma identidade bilngue e tais polticas, ao trazerem tona mecanismos que agenciam a histria e a memria, determinam, na instncia discursiva, identidades para os sujeitos. Assim, com o intuito de oferecer contribuies ao projeto "Avaliao socioeducacional, lingustica e do bilinguismo nas Escolas Indgenas Kaingang do territrio etnoeducacional - Planalto Meridional Brasileiro", subsidiado pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior, foi investigado neste trabalho dissertativo, como o bilinguismo, fundamentado sob a gide da Diversidade Cultural, nas interfaces da lngua com cultura e a memria, estabelece a contradio que cerceia o papel social e poltico da lngua indgena no Referencial Curricular Nacional para as escolas Indgenas e em materiais didticos utilizados em instituies escolares indgenas paranaenses, e produz intervenes na constituio identitria lingustica do sujeito indgena. Para tanto, o estudo foi empreendido sob o aporte terico-metodolgico da Anlise de Discurso de linha francesa, em especial, das incurses de Michel Foucault nos estudos sobre o discurso, o enunciado e governamentalidade, dos Estudos Culturais, dos Estudos Lingusticos, das Teorias da Imagem e da Historiografia. Os resultados alcanados demonstraram que as lnguas indgenas atuam como elemento de disciplinarizao da conduta social e poltica para os sujeitos e tais lnguas so segregadas do Territrio Nacional, que se constitui em um no lugar para elas. Conclui-se, pois, que a contradio discursiva constitutiva das polticas lingusticas na contemporaneidade, na medida em que a incluso acontece sob condies regulamentadas pelo Estado, cujas propostas delimitam a incluso da lngua em um territrio e a excluso de outro. A poltica lingustica rege, pois, no somente a determinao sobre qual espao geogrfico uma lngua indgena pode ocupar, mas, tambm, o modo e as circunstncias em que ela pode ser utilizada, como ser a lngua de instruo oral para contedos relacionados cultura indgena, por exemplo. Assim, promovida uma identidade lingustica cindida entre o local e o nacional, uma vez que a lngua portuguesa que, alm de ser utilizada no Territrio Indgena, possibilita o exerccio dos direitos legais, das transaes econmicas, enfim, o exerccio da cidadania, enquanto a lngua indgena impossibilitada de extrapolar os limites estabelecidos. Assim, ao ser promovida a territorializao da lngua e a delimitao de suas funes, ocorre tambm o cerceamento do bilinguismo e da promoo da Diversidade Cultural.

Abstract: Assuming that societies are organized in the power/knowledge relations, the identities included in social organizations are under immediate coercions of governmentalization, once governmentality establishes model practices of conduct. Concerning indigenous subjects, such process is evidenced by specific devices, especially in the scholar instance, where it is frequent the presence of bilingual text books, founded on the one hand by the Cultural Diversity principles and on the other hand by the rules which govern educational practices in any school in the country, indigenous or not. Because there are specific parameters materialized in linguistic policies which guide the teaching of indigenous and Portuguese languages, there are also particular conducts institutionalized for a bilingual identity and such politics, bringing up the mechanisms that promote history and memory, determine, in the discursive instance, identities for the subjects. Thus, in order to provide input to the project "Evaluating socio-educational, language and bilingualism in the schools of the territory Indigenous Kaingang etnoeducacional - Brazilian Southern Plateau", sponsored by the Coordination of Improvement of Higher Education, in this dissertative work, it was investigated how the bilingualism, founded under the aegis of the Cultural Diversity at the interfaces of language with culture and memory, establishes the contradiction that curtail the social and political role of the indigenous language in the National Curriculum for indigenous schools and in text books used in indigenous educational institutions of Paran, and produces interventions in the linguistic identity formation of the indigenous subject. In order to do so, the study was based on the methodological and theoretical principles of French Discourse Analysis, in particular, on Michael Foucault incursions in studies about the discourse, the statement and governmentality, on Cultural Studies, Linguistic Studies, Image Theories and Historiography. The results showed that the Indigenous Languages act like disciplinarization element of social and political conduct for the indigenous subjects and the languages are segregated from the National territory, which constitutes a non-place for them. It is concluded that the discursive contradiction is constitutive of linguistic policies in the contemporaneity, to the extent that the inclusion takes place under conditions regulated by the state, whose proposals delimit inclusion of the language in a territory and the exclusion of another one. So the linguistic policy rules not only the determination as to which geographical space can an indigenous language occupy, but also the manner and circumstances in which it can be used, such as being the oral instruction language for contents related to indigenous culture. Therefore, a linguistic identity is promoted split between local and national once it is the Portuguese Language that, besides being used in indigenous territories, allows the exercise of legal rights, economic transactions, in short, the exercise of citizenship while indigenous language is unable to transcend the limits established. So when promoting the territorialization of the language and its delimitation of functions, the restriction of bilingualism and Cultural Diversity promotion happens.
Data da defesa: 19/10/2011
Cdigo: vtls000192746
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Margarida Liss.pdf
Tamanho: 3544 Kb (3629032 bytes)
Criado: 03-02-2012 14:30
Atualizado: 03-02-2012 15:48
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