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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Determinismo biolgico e educao sexual : anlise retrica da concepo da sexualidade em livros didticos
Ttulo [EN]: Biological determinism and sexual education: analysis of the rhetoric about sexuality in design textbooks.
Autor(es): Gustavo Piovezan
Palavras-chave [PT]:

Cincia. Histria. Gnero. Livro didtico. Cincias e biologia. Sexualidade. Feminismo. Anlise retrica. Determinismo biolgico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Biological Determinism. Gender. Rhetoric. Sexuality. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para Cincia e a Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Patrcia Lessa dos Santos - UEM
Ivana Guilherme Similli - UEM
Resumo:
Resumo: A Biologia inicia sua histria com as investigaes tericas sobre hereditariedade na Grcia Antiga. Contudo, foi somente a partir do surgimento das teorias de evoluo, no sculo XIX, que as investigaes do conhecimento biolgico tenderam para um aprimoramento e estruturao de seu corpo terico ou, nas palavras de Kuhn, iniciou-se o processo da cincia normal. Durante o perodo que compreende os anos 1920-1980, inmeras pesquisas em biologia deixaram, graas ao pensamento causal/determinista, marcos na histria da sociedade ocidental, no caso particular deste estudo: preconceitos de gnero e o reforo de uma ideologia dominante pautada no modelo heteronormativo de sociedade ainda remanescentes na educao cientfica - um pensamento com raiz eugnica, mas apoiado em pesquisas sobre sexualidade, comportamento, QI e gentica. A partir da dcada de 1960, com a elaborao de um corpus terico dos estudos feministas, a sexualidade passou a compreender fatores como, por exemplo, o conceito de gnero, o qual mostrou a complexidade do assunto e, ao mesmo tempo, a ideologia da dominao masculina na sociedade at ento (LOURO, 1997). Neste contexto, a Biologia foi a cincia na qual os estudos feministas e de gnero tiveram maior impacto. No sentido epistemolgico, um exemplo se constitui no fenmeno da reproduo bacteriana: a leitura e descrio deste fenmeno podem ser comprometidas quando realizadas numa perspectiva heterossexual. J numa perspectiva poltica, o gnero prev a igualdade entre mulheres e homens. Neste sentido, apoiados na idia de que a influncia do gnero na cincia constitui-se um fenmeno, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma anlise retrica da concepo de sexualidade em manuais didticos de cincias. O motivo o mesmo: a sexualidade, as diferenas de gnero e sua representao nos contedos que envolvem a sexualidade nos manuais de Cincias e Biologia. Tal idia surge a partir das propostas curriculares expressas nos Parmetros curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCN). Ao discutir gnero, sexualidade e educao dentro do contexto escolar os PCN constituem o primeiro documento de referncia na poltica brasileira. luz dos estudos de gnero o conceito de sexo substitudo pelo conceito de gnero como resultado de inmeras implicaes. O conceito de gnero est conectado s diferentes orientaes sexuais, aos diferentes gneros feminino e masculino, s diferentes identidades dos sujeitos. Foi sob esta fundamentao terica que passamos anlise, utilizando a retrica como mtodo. Centramonos na tradio retrica francesa, estruturada a partir das obras de Cham Perelman. O objeto de anlise, por sua vez, foi encontrar o sentido que os argumentos e as figuras de retrica dos manuais didticos de cincias e biologia continham. O texto procede em quatro partes: a primeira, uma introduo onde situamos o contexto da discusso; na segunda parte, ressaltamos a importncia dos estudos feministas e de gnero para a epistemologia e a economia poltica da cincia, bem como a relao destes fatores com a educao cientfica. Na terceira parte, a anlise, tem-se alguns exemplos dos contedos analisados e, por fim, na quarta parte, nossas consideraes finais.

Abstract: Biology begins his story with the theoretical research on heredity in Ancient Greece. However, it was only through the advent of the theories of evolution in the nineteenth century, the investigations of biological knowledge tended toward an improvement and structuring of its body of theory or, in the words of Kuhn, began the process of normal science. During the period covered the years 1920-1980, many studies in biology have, thanks to the thought causal / deterministic milestones in the history of Western society, in this particular case of this study: gender preconception and the strengthening of a dominant ideology guided the heteronormative model company still remaining in science education - one rooted eugenic thinking, but supported in research on sexuality, behavior, IQ and genetics. Beginning in 1960 with the development of a theoretical corpus of feminist studies, sexuality began to understand factors such as the concept of gender, which showed the complexity of the matter, while the ideology of male domination in society until then (LOURO, 1997). In this context, biology was the science in which feminist scholarship and gender had the greatest impact. In the epistemological sense, a case constitutes the phenomenon of bacterial reproduction: the reading and description of this phenomenon can be compromised when performed in a heterosexual perspective. Already a policy perspective, the genre provides for equality between women and men. Therefore, based on the idea that the influence of gender in science is a phenomenon, this research aimed to make a rhetorical analysis of the conception of sexuality in teaching materials science. The reason is the same: sexuality, gender differences and their representation in the contents regarding sexuality in the manuals of science and biology. This idea arises from the curricular proposals expressed in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCN). In discussing gender, sexuality and education within the school context the PCN are the first document of reference in Brazilian politics. In the light of gender studies the concept of sex is replaced by the concept of gender as a result of a number of implications. The concept of gender is connected to different sexual orientations, the different male and female gender and different identities of the subjects. It was under this aegis that we start the analysis, using rhetoric as a method. We focus on the French rhetorical tradition, builds upon the works of Chaim Perelman. The object of analysis, in turn, was to find the meaning that the arguments and figures of speech of teaching materials science and biology contained. The text proceeds in four parts: first, an introduction where we situate the context of the discussion, the second part, we emphasize the importance of feminist studies and gender to epistemology and political economy of science and the relationship of these factors on education science. In the third part, the analysis has some examples of content analysis and, finally, the fourth part, our final considerations.
Data da defesa: 22/01/2010
Cdigo: vtls000193633
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Co-Orientador: Prof. Dr. Patrcia Lessa dos Santos
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias e Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PIOVEZAN_determinismo biolgico e educao sexual-anlise re.pdf
Tamanho: 418 Kb (428346 bytes)
Criado: 15-02-2012 10:31
Atualizado: 15-02-2012 11:00
Visitas: 1959
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