Resumo: Esta dissertação relata resultados de uma investigação da análise da recepção do livro O Menino do Pijama Listrado (The Boy In The Striped Pajamas, 2006), de autoria do irlandês John Boyne, em sua forma traduzida para a língua portuguesa, por leitores adultos do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Maringá. O livro indica, em sua ficha catalográfica, o público infantojuvenil para a sua recepção, entretanto, a sua análise ocorre por meio da recepção de um público diferente daquele apresentado. Dessa forma, verificamos qual o efeito dessa discrepância entre o endereçamento e a recepção na leitura desse grupo específico. Para o desenvolvimento deste trabalho foi observado um encontro com os leitores da Biblioteca Municipal de Maringá (Clube de Leitura) para a discussão do livro. Os comentários dos leitores foram analisados com o apoio de Teorias da Recepção: Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e Teoria do Efeito Estético (ISER, 1996; 1999a; 1999b). Por meio dessa análise concluímos que a recepção do texto causa diferentes efeitos para cada público leitor. A fase em que se encontra o leitor para receber determinado livro, de acordo com sua faixa etária, por exemplo, pode interferir na recepção. Dessa forma, acreditamos que a discrepância entre o endereçamento e a recepção possa ter contribuído para as críticas ao autor quanto à sua forma de utilizar o Holocausto como pano de fundo para a narrativa e pela linguagem "simplificada" presente no livro.
Abstract: This dissertation relates results of the analysis of the reception of the Portuguese translation of the John Boyne's book The Boy in the Striped Pajamas (2006) by adult readers of the Reading Club Municipal Library of Maringá. The book indicates in its catalog, for its reception. However, the book was analyzed by a group of adult readers, other than that indicated in the catalog of the book. Thus, we analyze the addressing of a book directed at children and youth, but with the reception by a group of adult readers. To develop this work, we observed a meeting was held with the readers of the Maringá Municipal Library to discuss the book The Boy in the Striped Pajamas. The comments from readers were analyzed relying on Theories of Reception: Reception Aesthetics (Jauss, 1994), Theory of Aesthetic Effect (ISER, 1996, 1999a, 1999b). With this analysis, we conclude that the reception of the text has different effects for each reading public. The phase in which the reader is to receive a particular book, according to his/her age, for example, interferes in the reception. Thus, we believe that the discrepancy between the public addressed by the another and the actual public that read the book has contributed to the various criticisms to the author for, using the Holocaust as a background to the development of the narrative and language "simplified" in this book, for instance. |