Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Empreendedoras e criação de negócios : um estudo no setor do vestuário das cidades de Maringá e Cianorte
Autor(es): Joiceli dos Santos Fabrício
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Mulheres de negócios. Criação de empresas. Vestuário. Empresárias. Indústria. Mulheres empreendedoras. Criação de negócios. Empreendedorismo feminino. Maringá. Cianorte. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Women entrepreneurs. Creation of businesses. Maringá. Cianorte. Paraná. State. Brazil.
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Hilka Vier Machado [Orientador] - UEM
Fernando Antonio Prado Gimenez - PUC/PR
Francisco Giavanni David Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: Um número expressivo de novos negócios tem sido criado por mulheres empreendedoras. Elas estão cada vez mais presentes em praticamente todos os setores, porém permanecem lacunas na forma como este grupo empreende. Diante desse quadro, o objetivo deste trabalho consiste em descrever como ocorre a criação de negócios no setor do vestuário das cidades de Maringá e Cianorte. Por suas características históricas, este setor tem boa parte das empresas abertas e dirigidas por mulheres. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza quantitativa, com a coleta de dados através de extenso questionário. Por meio de perguntas fechadas, junto a um grupo de 102 empreendedoras, buscou-se identificar o perfil, caracterizar as empresas e apontar como ocorreu a identificação de oportunidades, entre outros fatores. Os resultados indicam que na maior parte dos casos, as mulheres criam suas empresas entre 25 e 35 anos; são casadas e tem filhos; o principal sócio é o marido; começam com capital próprio; dão muita importância ao apoio da família; têm muito conhecimento do setor, mas pouca ou nenhuma formação e experiência gerencial anterior à criação da empresa e quase metade começou atuando na informalidade. A pesquisa revelou ainda o forte impacto do ambiente e diferenças relevantes na criação das empresas em função da época de criação. As conclusões do estudo salientam a importância do desenvolvimento de políticas públicas que atendam as especificidades dos negócios criados por mulheres, bem como o surgimento de problemas específicos ainda pouco mencionados na literatura como a falta de modelos de empreendedorismo e o tempo de atuação na informalidade.

Abstract: A significant number of new companies has been created by women entrepreneurs. They are increasingly present in almost all sectors, but gaps remain in the way this group undertakes. In this case, the objective of this study is to describe how occurs the creation of business in the clothing sector of the cities of Maringá and Cianorte. Because of its historical features, this sector has a lot of companies open and management by women. This research is characterized as exploratory of quantitative nature, with data collection through extensive questionnaire. Using closed questions with a group of 102 entrepreneurs sought to identify the profile, characterize the companies and to point how occurred opportunities identification, among other factors. The results indicate that in most cases, the women create their companies between 25 and 35 years old, are married and have children, the main partner is the husband, start with their own money, cares a lot about family support, knows very much about the sector, but don't have training or knows just a little about management experience prior to the creation of the company and nearly half started acting informally. The survey also revealed heavy impact the environment and significant differences in the creation of enterprises depending on the period of creation. The findings highlight the importance of developing public policies that address the specifics of business created by women, as well as the emergence of specific problems still not mentioned in the literature as the lack of role orking formally.
Data da defesa: 23/09/2011
Código: vtls000193865
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Hilka Vier Machado
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual de Londrina
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 185. Joiceli dos Santos Fabrício.pdf
Tamanho: 1694 Kb (1734790 bytes)
Criado: 05-03-2012 09:09
Atualizado: 05-03-2012 09:15
Visitas: 1330
Downloads: 26

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.