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Título [PT]: Educação para a saúde de diabéticos através dos círculos de cultura : uma estratégia de intervenção em enfermagem
Título [EN]: Health education of diabetics through the circles of culture: an intervention strategy in nursing.
Autor(es): Aliny de Lima Santos
Palavras-chave [PT]:

Diabetes mellitus. Tratamento. Educação e saúde. Cuidados paliativos. Promoção da saúde. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Diabetes mellitus. Health promotion. Health education. Nursing. Brazil.
Titulação: Mestre em Enfermagem
Banca:
Sonia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Catarina Aparecida Sales - UEM
Claudia Mara de Melo Tavares - UFF
Resumo:
Resumo: O Diabetes mellitus (DM) pode ser definido como uma doença crônica degenerativa, decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade da insulina de exercer adequadamente sua função. Para seu controle é necessário que haja mudanças nos hábitos de vida, incluindo alimentação, adesão à prática de exercícios físicos, e abandono do álcool e cigarro. Frente a essas necessidades, caracteriza-se como uma patologia de difícil convívio e adaptação. A educação em saúde tem sido incentivada como meio de estimular o controle e manutenção da doença. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi implementar uma estratégia de intervenção em enfermagem junto a pacientes com Diabetes mellitus utilizando a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a partir dos Círculos de Cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa realizado com 26 indivíduos diabéticos tipo II cadastrados na Associação de Diabéticos de Maringá, com idade superior a 18 anos. Os 12 encontros ocorreram na associação, no período de maio a julho de 2011, com duração de 90 minutos. Foram gravados em sua integralidade, em aparelho MP3, para posterior transcrição das falas e assim melhor compreensão, além de registro em diário de campo. As transcrições foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam que a maior dificuldade dos diabéticos ainda é a mudança na alimentação, embora a aceitação da doença também influencie na adaptação à mesma. Aspectos como o afastamento social, reclusão, negação da doença e crença de que é melhor comer o que se deseja frente à realidade da morte, também se configuraram como agentes inibidores ao controle da doença. Percebemos ainda que a família constitui-se como principal rede de apoio e suporte para aqueles que possuem a doença, sendo que, ao participarem dos encontros, puderam vislumbrar essa rede também naqueles que ali estavam, compartilhando experiências. Evidenciou-se que os diabéticos consideram difícil manter a doença sob controle e que a preocupação da família com a mudança de hábitos aparece muitas vezes como ganho secundário da doença, aproximando-os e fazendo com que o doente sinta-se mais reconhecido dentro do lar, recebendo mais atenção. Demonstraram satisfação em participar dos Círculos de Cultura, o que os estimulou a promover mudanças em suas vidas. A dialogicidade apresentou-se como um caminho eficaz para facilitar ao portador de DM a possibilidade de adesão a novos hábitos de vida, bem como para o desenvolvimento e aquisição de atitudes de autocuidado e co-responsabilidade com a comunidade. Contribui ainda para a aproximação entre profissional e doente, a partir da construção de relações dialógicas entre os diversos atores do cenário de cuidado. Conclui-se que a promoção da saúde, sobretudo quando realizada a partir de grupos de educação para a saúde, direcionam os indivíduos a buscarem não apenas a saúde, mas especialmente o melhor convívio com a doença e aceitação das mudanças necessárias. Percebe-se ainda que quando realizadas usando-se da educação problematizadora, do diálogo e da consciência possibilita, além da melhor adaptação à doença e da rede de apoio, a quebra da relação verticalizada entre profissional/paciente, aproximando ambos e assim qualificando o cuidado prestado, adaptando-o às necessidades e realidades dos envolvidos, partindo da permuta de conhecimentos e de experiências.

Abstract: Diabetes mellitus (DM) can be defined as a chronic degenerative disease, caused by lack of insulin and / or inability of insulin to properly exercise its function. Need to control, there are changes in lifestyle, including food, adherence to physical exercise, and cessation of alcohol and cigarettes. Front these needs, is characterized as a disease hard to get along and adapt. Health education has been encouraged as a means of stimulating and maintaining control of the disease. Given the above, the objective was to implement a nursing intervention with people with diabetes mellitus using liberating pedagogy of Paulo Freire, through Circles of Culture. It is a descriptive, exploratory qualitative conducted with 26 type II diabetic subjects enrolled in the Diabetic Association of Maringa, aged 18 years. The 12 meetings took place in the association during the period May to July 2011, lasting 90 minutes. Were recorded in its entirety in MP3 player for later transcription of the speeches and so understanding, and field journaling. The transcripts were subjected to content analysis type theme. The results show that the greatest difficulty for diabetics is still the change in food, although the acceptance of the disease also influence the adaptation. Aspects such as social withdrawal, withdrawal, denial of illness and belief that it is best to eat what you want before the reality of death, also configured as inhibitors to control the disease. We also perceived that the family is to be the main support network and support for those who have the disease, and to participate in the meetings, were able to envision this network as well those who were there, sharing experiences. It was found that diabetics find it difficult to keep the disease under control and that the family concern with changing habits often appears as a secondary gain of illness, approaching them and making the patient feel more recognized in the home receiving more attention. Expressed satisfaction in participating in the Culture Circles, which encouraged them to make changes in their lives. The dialog presents itself as an effective way to facilitate the carrying DM for the accession of new habits and to develop and acquire attitudes of care and co-responsibility with the community. It contributes to the rapprochement between professional and patient through the construction of dialogic relations between the various actors in the scenario carefully. It is concluded that health promotion, especially when performed by groups of health education, directing individuals to seek not only health, but especially the best living with the disease and acceptance of necessary changes. It is noticed that, when performed through problem-based education, using dialogue and awareness, besides the best possible adaptation to the disease and support network, breaking the vertical relationship between the professional / patient, both approaching and so qualifying the care provided by adapting to the needs and realities of those involved through the exchange of knowledge and experiences.

Resumen: El Diabetes mellitus (DM) puede ser definido como una enfermedad crónica degenerativa, decurrente de la falta de insulina y/o incapacidad de la insulina de ejercer adecuadamente su función. Necesita, para su control, que haya cambios en los hábitos de vida, incluyendo alimentarios, adhesión a la práctica de ejercicios físicos y abandono del alcohol y cigarrillo. Frente estas necesidades, se caracteriza como una patología de difícil convivencia y adaptación. La educación en salud ha sido inducida como medio de estimular el control y mantenimiento de la enfermedad. Delante de lo expuesto, el objetivo del estudio fue implementar una estrategia de intervención en enfermería junto a personas con Diabetes mellitas utilizando la Pedagogía Libertadora de Paulo Freire, por medio de los Círculos de Cultura. Se trata de un estudio descriptivo exploratorio, de naturaleza cualitativa realizado con 26 individuos diabéticos tipo II catastrados en la Asociación de Diabéticos de Maringá, con edad superior a 18 años. Los 12 encuentros ocurrieron en la asociación, en el período de mayo a julio de 2011, con duración de 90 minutos. Fueron grabados en su integralidad, en aparato MP3, para posterior transcripción de las hablas y así mejor comprensión, además de registro en diario de campo. Las transcripciones fueron sometidas al análisis de contenido. Los resultados muestran que la mayor dificultad de los diabéticos aun es el cambio en la alimentación, no obstante la aceptación de la enfermedad también influya en esta adaptación. Aspectos como el alejamiento social, reclusión, negación de la enfermedad y creencia de que es mejor comer lo que se desea frente a la realidad de la muerte, también se configuró como agentes inhibidores al control de la enfermedad. Percibimos aun que la familia se constituye como principal red de apoyo y soporte para aquéllos que poseen la enfermedad, siendo que al participar de los encuentros, pudieron recordar esa red también en aquellos que allí estaban, compartiendo experiencias. Se evidenció que los diabéticos consideran difícil mantener la enfermedad bajo control y que la preocupación de la familia con el cambio de hábitos aparece muchas veces como beneficio secundario de la enfermedad, aproximándolos y haciendo con que el enfermo se sienta más reconocido dentro del hogar, recibiendo más atención. Demostraron satisfacción en participar de los Círculos de Cultura, lo que los estimuló a promover cambios en sus vidas. La dialogicidad se presentó como un camino eficaz para facilitar al portador de DM la posibilidad de adhesión a nuevos hábitos de vida y para el desarrollo y adquisición de actitudes de autocuidado y co-responsabilidad con la comunidad. Contribuye aun para la aproximación entre profesional y enfermo, por medio de la construcción de relaciones dialógicas entre los diversos actores del escenario de cuidado. Se concluye que la promoción de la salud, sobre todo cuando realizada a través de grupos de educación para la salud, dirige a los individuos a que busquen no sólo la salud, sino especialmente la mejor convivencia con la enfermedad y aceptación de los cambios necesarios. Se percibe aun que, cuando realizadas a través de la educación problematizadora, utilizando el diálogo y la consciencia, posibilita además de la mejor adaptación a la enfermedad y de la red de apoyo, la quiebra de la relación vertical entre profesional/paciente, aproximando ambos y así calificando el cuidado prestado, adaptándolo a las necesidades y realidades de los involucrados a través de la permuta de conocimientos y de experiencias.
Data da defesa: 2011
Código: vtls000195434
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sonia Silva Marcon
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Nível: Dissertação (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: ALINY_DE_LIMA_SANTOS.pdf
Tamanho: 1101 Kb (1127626 bytes)
Criado: 16-04-2012 09:08
Atualizado: 16-04-2012 09:25
Visitas: 2052
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