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Ttulo [PT]: Educao para a sade de diabticos atravs dos crculos de cultura : uma estratgia de interveno em enfermagem
Ttulo [EN]: Health education of diabetics through the circles of culture: an intervention strategy in nursing.
Autor(es): Aliny de Lima Santos
Palavras-chave [PT]:

Diabetes mellitus. Tratamento. Educao e sade. Cuidados paliativos. Promoo da sade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Diabetes mellitus. Health promotion. Health education. Nursing. Brazil.
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Sonia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Catarina Aparecida Sales - UEM
Claudia Mara de Melo Tavares - UFF
Resumo:
Resumo: O Diabetes mellitus (DM) pode ser definido como uma doena crnica degenerativa, decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade da insulina de exercer adequadamente sua funo. Para seu controle necessrio que haja mudanas nos hbitos de vida, incluindo alimentao, adeso prtica de exerccios fsicos, e abandono do lcool e cigarro. Frente a essas necessidades, caracteriza-se como uma patologia de difcil convvio e adaptao. A educao em sade tem sido incentivada como meio de estimular o controle e manuteno da doena. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi implementar uma estratgia de interveno em enfermagem junto a pacientes com Diabetes mellitus utilizando a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a partir dos Crculos de Cultura. Trata-se de um estudo descritivo exploratrio, de natureza qualitativa realizado com 26 indivduos diabticos tipo II cadastrados na Associao de Diabticos de Maring, com idade superior a 18 anos. Os 12 encontros ocorreram na associao, no perodo de maio a julho de 2011, com durao de 90 minutos. Foram gravados em sua integralidade, em aparelho MP3, para posterior transcrio das falas e assim melhor compreenso, alm de registro em dirio de campo. As transcries foram submetidas anlise de contedo. Os resultados apontam que a maior dificuldade dos diabticos ainda a mudana na alimentao, embora a aceitao da doena tambm influencie na adaptao mesma. Aspectos como o afastamento social, recluso, negao da doena e crena de que melhor comer o que se deseja frente realidade da morte, tambm se configuraram como agentes inibidores ao controle da doena. Percebemos ainda que a famlia constitui-se como principal rede de apoio e suporte para aqueles que possuem a doena, sendo que, ao participarem dos encontros, puderam vislumbrar essa rede tambm naqueles que ali estavam, compartilhando experincias. Evidenciou-se que os diabticos consideram difcil manter a doena sob controle e que a preocupao da famlia com a mudana de hbitos aparece muitas vezes como ganho secundrio da doena, aproximando-os e fazendo com que o doente sinta-se mais reconhecido dentro do lar, recebendo mais ateno. Demonstraram satisfao em participar dos Crculos de Cultura, o que os estimulou a promover mudanas em suas vidas. A dialogicidade apresentou-se como um caminho eficaz para facilitar ao portador de DM a possibilidade de adeso a novos hbitos de vida, bem como para o desenvolvimento e aquisio de atitudes de autocuidado e co-responsabilidade com a comunidade. Contribui ainda para a aproximao entre profissional e doente, a partir da construo de relaes dialgicas entre os diversos atores do cenrio de cuidado. Conclui-se que a promoo da sade, sobretudo quando realizada a partir de grupos de educao para a sade, direcionam os indivduos a buscarem no apenas a sade, mas especialmente o melhor convvio com a doena e aceitao das mudanas necessrias. Percebe-se ainda que quando realizadas usando-se da educao problematizadora, do dilogo e da conscincia possibilita, alm da melhor adaptao doena e da rede de apoio, a quebra da relao verticalizada entre profissional/paciente, aproximando ambos e assim qualificando o cuidado prestado, adaptando-o s necessidades e realidades dos envolvidos, partindo da permuta de conhecimentos e de experincias.

Abstract: Diabetes mellitus (DM) can be defined as a chronic degenerative disease, caused by lack of insulin and / or inability of insulin to properly exercise its function. Need to control, there are changes in lifestyle, including food, adherence to physical exercise, and cessation of alcohol and cigarettes. Front these needs, is characterized as a disease hard to get along and adapt. Health education has been encouraged as a means of stimulating and maintaining control of the disease. Given the above, the objective was to implement a nursing intervention with people with diabetes mellitus using liberating pedagogy of Paulo Freire, through Circles of Culture. It is a descriptive, exploratory qualitative conducted with 26 type II diabetic subjects enrolled in the Diabetic Association of Maringa, aged 18 years. The 12 meetings took place in the association during the period May to July 2011, lasting 90 minutes. Were recorded in its entirety in MP3 player for later transcription of the speeches and so understanding, and field journaling. The transcripts were subjected to content analysis type theme. The results show that the greatest difficulty for diabetics is still the change in food, although the acceptance of the disease also influence the adaptation. Aspects such as social withdrawal, withdrawal, denial of illness and belief that it is best to eat what you want before the reality of death, also configured as inhibitors to control the disease. We also perceived that the family is to be the main support network and support for those who have the disease, and to participate in the meetings, were able to envision this network as well those who were there, sharing experiences. It was found that diabetics find it difficult to keep the disease under control and that the family concern with changing habits often appears as a secondary gain of illness, approaching them and making the patient feel more recognized in the home receiving more attention. Expressed satisfaction in participating in the Culture Circles, which encouraged them to make changes in their lives. The dialog presents itself as an effective way to facilitate the carrying DM for the accession of new habits and to develop and acquire attitudes of care and co-responsibility with the community. It contributes to the rapprochement between professional and patient through the construction of dialogic relations between the various actors in the scenario carefully. It is concluded that health promotion, especially when performed by groups of health education, directing individuals to seek not only health, but especially the best living with the disease and acceptance of necessary changes. It is noticed that, when performed through problem-based education, using dialogue and awareness, besides the best possible adaptation to the disease and support network, breaking the vertical relationship between the professional / patient, both approaching and so qualifying the care provided by adapting to the needs and realities of those involved through the exchange of knowledge and experiences.

Resumen: El Diabetes mellitus (DM) puede ser definido como una enfermedad crnica degenerativa, decurrente de la falta de insulina y/o incapacidad de la insulina de ejercer adecuadamente su funcin. Necesita, para su control, que haya cambios en los hbitos de vida, incluyendo alimentarios, adhesin a la prctica de ejercicios fsicos y abandono del alcohol y cigarrillo. Frente estas necesidades, se caracteriza como una patologa de difcil convivencia y adaptacin. La educacin en salud ha sido inducida como medio de estimular el control y mantenimiento de la enfermedad. Delante de lo expuesto, el objetivo del estudio fue implementar una estrategia de intervencin en enfermera junto a personas con Diabetes mellitas utilizando la Pedagoga Libertadora de Paulo Freire, por medio de los Crculos de Cultura. Se trata de un estudio descriptivo exploratorio, de naturaleza cualitativa realizado con 26 individuos diabticos tipo II catastrados en la Asociacin de Diabticos de Maring, con edad superior a 18 aos. Los 12 encuentros ocurrieron en la asociacin, en el perodo de mayo a julio de 2011, con duracin de 90 minutos. Fueron grabados en su integralidad, en aparato MP3, para posterior transcripcin de las hablas y as mejor comprensin, adems de registro en diario de campo. Las transcripciones fueron sometidas al anlisis de contenido. Los resultados muestran que la mayor dificultad de los diabticos aun es el cambio en la alimentacin, no obstante la aceptacin de la enfermedad tambin influya en esta adaptacin. Aspectos como el alejamiento social, reclusin, negacin de la enfermedad y creencia de que es mejor comer lo que se desea frente a la realidad de la muerte, tambin se configur como agentes inhibidores al control de la enfermedad. Percibimos aun que la familia se constituye como principal red de apoyo y soporte para aqullos que poseen la enfermedad, siendo que al participar de los encuentros, pudieron recordar esa red tambin en aquellos que all estaban, compartiendo experiencias. Se evidenci que los diabticos consideran difcil mantener la enfermedad bajo control y que la preocupacin de la familia con el cambio de hbitos aparece muchas veces como beneficio secundario de la enfermedad, aproximndolos y haciendo con que el enfermo se sienta ms reconocido dentro del hogar, recibiendo ms atencin. Demostraron satisfaccin en participar de los Crculos de Cultura, lo que los estimul a promover cambios en sus vidas. La dialogicidad se present como un camino eficaz para facilitar al portador de DM la posibilidad de adhesin a nuevos hbitos de vida y para el desarrollo y adquisicin de actitudes de autocuidado y co-responsabilidad con la comunidad. Contribuye aun para la aproximacin entre profesional y enfermo, por medio de la construccin de relaciones dialgicas entre los diversos actores del escenario de cuidado. Se concluye que la promocin de la salud, sobre todo cuando realizada a travs de grupos de educacin para la salud, dirige a los individuos a que busquen no slo la salud, sino especialmente la mejor convivencia con la enfermedad y aceptacin de los cambios necesarios. Se percibe aun que, cuando realizadas a travs de la educacin problematizadora, utilizando el dilogo y la consciencia, posibilita adems de la mejor adaptacin a la enfermedad y de la red de apoyo, la quiebra de la relacin vertical entre profesional/paciente, aproximando ambos y as calificando el cuidado prestado, adaptndolo a las necesidades y realidades de los involucrados a travs de la permuta de conocimientos y de experiencias.
Data da defesa: 2011
Cdigo: vtls000195434
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Silva Marcon
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ALINY_DE_LIMA_SANTOS.pdf
Tamanho: 1101 Kb (1127626 bytes)
Criado: 16-04-2012 09:08
Atualizado: 16-04-2012 09:25
Visitas: 1458
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