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Ttulo [PT]: Percepo de mes acompanhantes acerca do preparo para alta hospitalar do beb prematuro : aes da equipe de sade em unidade de terapia intensiva neonatal
Ttulo [EN]: Mothers perceptions about the preparation for hospital discharge of preterm infants: actions of a health team in a neonatal intensive care unit.
Autor(es): Kayna Trombini Schmidt
Palavras-chave [PT]:

Enfermagem neonatal. Prematuro. Alta do paciente. Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Neonatal. Enfermagem peditrica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Premature. Infant Neonatal Nursing. Patient discharge. Intensive Care Units, Neonatal. Brazil.
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Ieda Harumi Higarashi [Orientador] - UEM
Maria Cndida de Carvalho Furtado - EERP
Sonia Silva Marcon - UEM
Resumo:
Resumo: Estudo descritivo, exploratrio, transversal, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital-escola do noroeste do Paran e com o objetivo geral de conhecer a percepo da famlia do beb prematuro, quanto s estratgias utilizadas pela equipe multiprofissional durante o perodo de internao nas unidades neonatais, no processo de preparo para alta hospitalar. Foram entrevistadas 12 mes de prematuros egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), e que, no momento da entrevista, estavam internados na Unidade de Cuidados Intermedirios ou no alojamento conjunto. Foram includos apenas os sujeitos que j estivessem efetivamente prestando assistncia ao filho. As entrevistas foram realizadas utilizando um roteiro semiestruturado, tendo a seguinte questo disparadora: O que cuidar do beb para voc? A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011. A abordagem das mes ocorreu em dois momentos distintos: o primeiro, durante a internao de seus bebs e, posteriormente, em visita domiciliar junto s mes que residiam no municpio. Os depoimentos foram submetidos Anlise de Contedo, segundo referencial metodolgico de Bardin. De forma complementar, entrevistaram-se profissionais da equipe de enfermagem, atuantes no servio de neonatologia do referido hospital, bem como se realizou observao no-sistemtica e no-participativa, buscando melhor compreender o locus de realizao do estudo. Essa etapa ocorreu entre maro e junho de 2011 e reuniu um total de nove sujeitos. Com relao abordagem das mes durante a internao de seus filhos, as entrevistas evidenciaram que a participao materna dentro da UTIN se restringiu ao toque, s conversas com o beb e administrao de leite pela sonda orogstrica. A principal estratgia identificada pelas mes no preparo para a alta foi a insero parental nos cuidados de higiene e conforto, to logo o beb estivesse estvel e sem necessidade de oxignio. O apoio ao aleitamento materno foi percebido pelas mes como item abordado de maneira incisiva e adequada. O acolhimento da equipe de enfermagem tambm foi avaliado positivamente pelas mes, tanto para o fortalecimento do vnculo profissional-famlia, como no favorecimento da permanncia materna junto aos filhos. Na abordagem realizada junto s mes em visita domiciliar, verificaram-se os seguintes problemas: falta de informaes acerca do calendrio vacinal e administrao de medicaes; e falhas no seguimento do prematuro pela rede de ateno primria, denotando a necessidade de estabelecimento de um fluxograma de contrarreferncia mais eficiente entre instituio hospitalar e a Unidade Bsica de Sade responsvel pelo acompanhamento ambulatorial desses pacientes e famlias. A ausncia materna na unidade foi destacada pelos profissionais como principal dificuldade no preparo da famlia para a alta. A drogadio materna e a dificuldade de compreenso das orientaes, em geral justificadas pela baixa escolaridade, foram pontuadas como fatores desestimulantes para os profissionais no processo de educao. O estudo concluiu que a sistematizao da assistncia, por meio de um protocolo de orientao, poderia contribuir para a otimizao e qualificao da ateno neonatal, visto que a consolidao de uma estratgia formal pode ajudar a suprir lacunas do processo ensino/aprendizagem dentro dessas unidades.

Abstract: A descriptive, exploratory, cross-sectional study, a qualitative approach, carried out in a teaching hospital in northwest of Paran, with the overall objective of knowing how the family of a preterm baby perceived the strategies used by the professional staff during the hospital stay in neonatal units regarding the process of preparation for discharge. We interviewed 12 mothers of preterm infants discharged from the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), who, at the time of the interview, were admitted to the Intermediate Care Unit or in the rooms. Only mothers who were effectively assisting their children were included. The interviews were conducted using a semi-structured questionnaire, with the following triggering question: What does caring for the baby mean to you? Data were collected between September 2010 and February 2011. Mothers were approached in two distinctive stages: the first, during the hospitalization of their infants, and the later, with home visits to mothers who lived in the municipality. The statements were submitted to content analysis, according to Bardin's methodological referential. As a complement, the nursing team members who worked in the hospital's neonatology service were also interviewed; nonsystematic and non-participatory observation was also made, in order to better understand the locus of the study, between March and June 2011. A total of nine subjects took part in this stage. The interviews of mothers during their children's hospitalization showed that maternal involvement in the NICU was restricted to touching, talking to the baby and milk-giving through orogastric tube. The main strategy identified by mothers in preparation for discharge was the inclusion of parents in the health care and comforting as soon as the baby was stable and with no need of oxygen. The breastfeeding support was perceived by mothers as an item addressed in an appropriate and incisive way. The welcoming of the nursing staff was also rated positively by mothers, both to strengthen the professional-family bond, and to encourage the maternal stay with their children. In the approach taken with the mothers during home visits, the following problems were observed: lack of information about the vaccination schedule and administration of medications, and the failure of preterm babies' follow-up procedures by the primary care system, emphasizing the need of establishing a more efficient counter-referral flowchart between the hospital and Basic Health Unit responsible for monitoring of these ambulatory patients and families. The maternal absence was mentioned by the professionals as the main difficulty in preparing the family for discharge. Maternal drug addiction and difficulty in understanding the guidelines, generally justified by the low educational level, were scored as discouraging factors by professionals in the education process. The study concluded that the systematization of care through a protocol guide, could contribute to the optimization and upgrading of neonatal care, since the consolidation of a formal strategy may help fill gaps in the teaching/learning process within these units.

Resumen: Estudio descriptivo, exploratorio, transversal, con abordaje cualitativo, realizado en un hospital escuela del noroeste de Paran-Brasil, con el objetivo general de conocer la percepcin de la familia del beb prematuro referente a las estrategias utilizadas por el equipo multiprofesional durante el periodo de internacin en las unidades neonatales y en el proceso de preparo para el alta hospitalaria. Se entrevistaron 12 madres de prematuros egresos de la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales (UCIN), y que, en el momento de la entrevista estaban internados en la Unidad de Cuidados Intermedios o en el alojamiento conjunto. Se incluyeron solamente sujetos que haban efectivamente prestado asistencia a su hijo. Las entrevistas se realizaron con una gua semiestructurada que presentaba la siguiente cuestin central: Para Ud., qu es cuidar a su beb? La colecta de datos fue realizada entre setiembre de 2010 y febrero de 2011. Se abordaron las madres en dos momentos distintos: primero, durante la internacin de sus bebs, y posteriormente, en visita domiciliaria a las madres que vivan en el municipio. Las declaraciones fueron sometidas al Anlisis de Contenido, segn referencial metodolgico de Bardin. De forma complementaria, se entrevistaron profesionales del equipo de enfermera, actuantes en el servicio de neonatologa del referido hospital. Tambin se realiz la observacin no sistemtica y no participativa objetivando comprender adecuadamente el locus de realizacin del estudio. Esta etapa ocurri entre marzo y junio de 2011 y reuni nueve sujetos, en total. Con relacin al abordaje de las madres durante la internacin de sus hijos, las entrevistas evidenciaron que la participacin materna dentro de la UCIN se restringi al toque, conversaciones con el beb y administracin de leche por la sonda orogstrica. La principal estrategia identificada por las madres en el preparo para el alta fue la inclusin parental en los cuidados de higiene y confort, tan luego el beb estuviera estable y sin necesidad de oxgeno. El apoyo a la lactancia materna fue percibido por las madres como tem abordado de manera incisiva y adecuada. El acogimiento del equipo de enfermera tambin fue evaluado positivamente por ellas, tanto para el fortalecimiento del vnculo profesional-familia, como en favor de la permanencia materna junto a sus hijos. En el abordaje realizado junto a las madres en visita domiciliaria, se averiguaron los siguientes problemas: falta de informaciones referente al calendario de vacunacin y administracin de medicamentos; fallo en la atencin del prematuro por la red de atencin primaria, provocando la necesidad de establecimiento de un flujograma de contrarreferencia ms eficiente entre institucin hospitalaria y la Unidad Bsica de Salud responsable por la atencin ambulatoria de estos pacientes y familiares. La ausencia materna en la unidad fue destacada por los profesionales como principal dificultad en el preparo de la familia para el alta. La drogadiccin materna y dificultad de comprensin de las orientaciones, en general justificadas por la baja escolaridad, fueron puntuadas como factores desestimulantes para los profesionales durante el proceso de educacin. El estudio concluy que la sistematizacin de la asistencia, por medio de un protocolo de orientacin, podra contribuir para la optimizacin y cualificacin de la atencin neonatal, ya que la consolidacin de una estrategia formal puede ayudar a suplir lagunas del proceso de enseanza/aprendizaje dentro de estas unidades.
Data da defesa: 2011
Cdigo: vtls000195439
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Harumi Higarashi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Kayna.pdf
Tamanho: 1171 Kb (1199584 bytes)
Criado: 16-04-2012 10:04
Atualizado: 16-04-2012 10:08
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