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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Estudo da validao do questionrio de ambiente de grupo e sua relao com a liderana no contexto esportivo competitivo
Autor(es): Jos Roberto Andrade do Nascimento Jnior
Palavras-chave [PT]:

Futsal. Tcnico. Liderana, Equipes esportivas. Coeso de grupo. Esportes competitivos. Liderana, Futsal. Comportamento. Desempenho esportivo. Coeso, Questionrio de ambiente de grupo (QAG). Educao fsica. Validao. Liderana de tcnicos de futsal. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Leadership of indoor soccer coaches. Sports teams. Group Cohesion. Validation. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Biodinmica do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Dietmar Martin Samulski - UFMG
Jos Luiz Lopes Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo foi validar o Questionrio de Ambiente de Grupo (QAG) e suas conexes com o contexto esportivo. O estudo foi dividido em duas partes: Estudo (1) validao do Group Environment Questionnaire para a lngua portuguesa; e Estudo (2) anlise da coeso de grupo e do comportamento de liderana do tcnico das equipes de futsal. No Estudo (1), fizeram parte da amostra 502 atletas adultos do gnero masculino e feminino das modalidades coletivas futebol (97), futsal (83), voleibol (142), basquetebol (55), handebol (60), rgbi (49) e vlei de praia (16) de cidades da Regio Norte, Noroeste e Oeste do Paran. Como instrumento para o processo de validao (Estudo 1) foi utilizado o Group Environment Questionnaire. Para tanto, foram utilizados os mtodos de dupla traduo reversa (back translation), anlise de contedo dos itens, anlise da consistncia interna por meio do coeficiente alfa de Cronbach, anlise da fidedignidade teste-reteste atravs do coeficiente de correlao intraclasses e a validade de constructo por meio da anlise fatorial confirmatria. No Estudo (2), foram sujeitos todos os atletas adultos (122) e os respectivos tcnicos (8) das oito melhores equipes do Campeonato Paranaense de Futsal-Chave Ouro 2010, totalizando 130 sujeitos. Como instrumentos foram utilizados a Questionrio de Ambiente de Grupo (QAG) e a Escala de Liderana no Desporto (ELD). Para anlise dos dados foi utilizado o teste Kolmogorov Smirnov, Anova de Medidas Repetidas, "U" de Mann-Whitney e Correlao de Spearman (p<0,05). Os resultados do Estudo (1) demonstraram que todas as dimenses do QAG apresentaram elevados coeficientes de consistncia interna (α=0,76 a α=0,83), alm da alta fidedignidade teste-reteste que foi encontrada por meio do coeficiente de correlao intraclasse (r=0,95 a r=0,96); quanto validade de constructo, dois itens do QAG (2 e 5) foram excludos do modelo por no apresentarem fiabilidade individual; de uma forma geral os valores dos indicadores globais de ajustamento do modelo inspecionado para o QAG com 16 itens resultantes da anlise fatorial confirmatria (X2=309,72, gl=95, p≤0,001; X2/gl=3,02, GFI=0,936; AGFI=0,90, CFI=0,93; TLI/NFI=0,93/0,91, RMSEA=0,06) expressam a sua validade de constructo. Os resultados do Estudo (2) demonstraram que atletas de futsal de rendimento so focados na coeso para a tarefa em detrimento coeso social (p=0,001); verificou-se diferena significativa no nvel de coeso de grupo entre as equipes da Liga Nacional e as equipes do Campeonato Paranaense (p=0,001); observou-se que os atletas perceberam que seus tcnicos demonstraram um comportamento baseado principalmente em treinoinstruo (Md=4,2), reforo (Md=4,1) e suporte social (Md=3,7), alm de estilo mais democrtico em detrimento ao autocrtico (p<0,05); os tcnicos das equipes do Campeonato Paranaense forneceram mais instrues, reforo e suporte social aos atletas, alm de apresentarem estilo mais democrtico em detrimento aos tcnicos da Liga Nacional (p<0,05); verificou-se que quanto mais os tcnicos fornecem instrues, suporte social e reforo, maior a coeso de grupo das equipes e que quanto mais autocrtico o tcnico, menor a coeso para a tarefa (p<0,05); percebeu-se que as equipes comandadas por tcnicos com estilo democrtico apresentaram maior nvel de coeso para a tarefa em detrimento s equipes com tcnicos autocrticos (p<0,05). Concluso: Estudo (1) - o instrumento QAG vlido e confivel para a realidade paranaense e brasileira; Estudo (2): o estilo de liderana do tcnico um elemento interveniente na percepo de coeso das equipes de futsal.

Abstract: This study aimed to validate The Group Environment Questionnaire (GEG) and its connections with the sporting context. The study was divided into two parts: Study (1) validation of the Group Environment Questionnaire into Portuguese language; and Study (2) analysis of group cohesion and leadership behavior of the coach of indoor soccer teams. In Study (1), the subjects were 502 adult athletes, male and female, of the collective sports soccer (97), indoor soccer (83), volleyball (142), basketball (55), handball (60), rugby (49) and beach volleyball (16) of cities of the north, northwest and western regions of the state of Paran. The instrument used for the validation process (Study 1) was the Group Environment Questionnaire. It was used the back translation method, content analysis of items, internal consistency analysis by Cronbach's alpha, analysis of test-retest reliability using the intraclass correlation coefficient and the validity of construct by confirmatory factor analysis. In Study (2), the subjects were adult athletes (122) and their coaches (8) of the eight best teams in the Parana Championship of indoor soccer-Gold Key 2010, totaling 130 subjects. The instruments used were the Group Environment Questionnaire (GEG) and the Leadership Scale for Sport (LSS). For data analysis it was used the Kolmogorov Smirnov, repeated measures ANOVA, Mann-Whitney and Spearman correlation (p <0.05). The results of Study (1) showed that all dimensions of the QAG had high coefficients of internal consistency (α=0,76 to α=0,83), as well as high test-retest reliability was found using the intraclass correlation coefficient (r=0,95 to r=0,96); to the validity of the construct, two items of the QAG (2 and 5) were excluded to the model because they did not present individual reliability; the values of the global indicators of fit of the inspected model for QAG with 16 items resulting from the confirmatory factor analysis (X2=309,72; df=95; p≤0,001; X2/gl=3,02; GFI=0,936; AGFI=0,90; CFI=0,93; TLI/NFI=0,93/0,91; RMSEA=0,06) express its construct validity. The results of the study (2) demonstrated that high level indoor soccer athletes are focused on the task cohesion rather than social cohesion; (p=0,001); there was significant difference in the level of group cohesion among National League teams and Parana Championship teams (p=0,001); it was observed that the athletes felt that their coaches had a behavior based primarily on training-instruction (Md=4,2), reinforcement (Md=4,1) and social support (Md=3,7), and more democratic style over the autocratic (p<0,05); the coaches of the Parana Championship teams provided further instructions, reinforcement and social support to athletes, in addition to having more democratic style over coaches of the National League (p<0,05); it was found that the more coaches provide instruction, social support and reinforcement, it is greater the group cohesion of teams and that the more autocratic is the coach, lower the cohesion for the task (p<0,05); teams with democratic coaches style showed higher levels of task cohesion over to the teams with autocratic coaches (p<0,05). Conclusion: Study (1) - the instrument (GEQ) is valid and reliable to reality of the Parana and Brazil; Studies (2): the leadership style of the coach is an intervening factor in the perception of cohesion of the indoor soccer teams.
Data da defesa: 09/12/2011
Cdigo: vtls000195811
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina.
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Final PDF.pdf
Tamanho: 3108 Kb (3182501 bytes)
Criado: 20-04-2012 10:24
Atualizado: 20-04-2012 10:41
Visitas: 1530
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