Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O gnero notcia nas colees didticas indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didtico para a Educao de Jovens e Adultos
Ttulo [EN]: The genre news in the didactic collection indicated by National Schoolbook Program and Youngs and Adults Education.
Autor(es): Simone Cristina de Santana
Palavras-chave [PT]:

Notcia (Gnero do discurso). Livro didtico. Educao de jovens e adultos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youngs and Adults Education. Schoolbook. News item. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Cristiane Carneiro Capristano - UEM
Vanderci de Andrade Aguilera - UEL
Resumo:
Resumo: Embora objeto de inmeras crticas, o livro didtico (LD) continua sendo considerado um instrumento fundamental no processo de escolarizao. Entretanto, ao contrrio do que se verifica nas turmas de ensino Fundamental e Mdio regulares, a circulao de obras didticas de grandes editoras na Educao de Jovens e Adultos (EJA) s passou a ser comum a partir do ano de 2011, quando o Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD) comeou a contempl-la. Diante da ampliao dessa poltica de distribuio de obras didticas, das propostas pedaggicas oficiais que regulamentam a adoo do texto como unidade e dos gneros do discurso como objeto de ensino, das especificidades do pblico atendido pela EJA e das novas diretrizes norteadoras desses cursos, as quais preconizam que todo o currculo escolar fundamente-se em uma proposta interdisciplinar, procuramos verificar de que maneira as duas colees didticas indicadas pelo PNLD EJA para o segundo segmento do Ensino Fundamental propem o estudo do gnero notcia, o qual possui grande relevncia social. Como os documentos oficiais preconizam que a interdisciplinaridade seja um eixo articulador do processo ensino-aprendizagem e as referidas colees so multidisciplinares, isto , concentram os contedos de todas as disciplinas de cada srie em um nico volume, nesta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, optamos por verificar de que maneira o gnero em questo abordado no s no componente curricular de Lngua Portuguesa (LP), mas tambm em todos os demais, visto que o texto e, consequentemente, os gneros, no constituem uma exclusividade da rea de LP. Para a constituio de nosso arcabouo terico, baseamo-nos nos documentos oficiais que regulamentam o ensino no Brasil, em trabalhos que apresentam o histrico da EJA em nosso pas, em autores que abordam a produo de material didtico para essa modalidade de ensino, em estudos sobre o gnero notcia na esfera jornalstica e nos postulados de Bakhtin sobre os gneros do discurso. As anlises desenvolvidas demonstraram que, em LP, uma das colees permite a formao de um leitor crtico, mas em nenhuma delas o estudo da notcia favorece o desenvolvimento de prticas de produo de textos totalmente coerentes com as propostas pedaggicas oficiais para a EJA. As condies de produo e circulao da notcia, por sua vez, so resgatadas em poucos momentos em ambas as colees. As funes do gnero nos demais componentes curriculares, por fim, so variveis: em alguns momentos ele abordado como um simples ponto de partida para discutir algum assunto pertinente, em outros, funciona como um elemento de comprovao de importantes fatos histricos.

Abstract: Though it has been object of countless critics, the schoolbook is still being considered a fundamental instrument in the educational process. However, in opposition to what is observed in the Elementary and Secondary School classes, the circulation of didactic books from big publishers on the Young's and Adults' Education became common from 2011 on, when the National Schoolbook Program started to contemplate it. Due to the amplification of this books distribution poli tics, the official pedagogic proposals that settle the adoption of the text as unit and the speech genres as teaching object, the specificities of the target audience served by the Young's and Adults' Education and the new guidelines of these courses which recognize that all the school curriculum must be based in an interdisciplinary proposal, we tried to verify what is the way that the two didactic collection indicated by National Schoolbook Program and Young's and Adults' Education to the second segment of the Elementary School propose the study of the news item, a speech genre, that has an enormous social relevance. As the official documents recognize that the interdisciplinarity is an axis which articulate the teaching - learning process and the referred collections are multidisciplinaries, they concentrate the contents of all the subjects from each grade in one volume, in this research, of interpretative - qualitative nature, we opted to verify in which manner the speech genre studied is tackled not only in the curricular component of Portuguese Language, but also in all the others, because the text and, consequently, the speech genres, do not constitute an exclusive area of Portuguese Language. In order to form our theoretical basis, we were based on the official documents that regulate the teaching in Brazil, in papers that present the historic of Young's and Adults' Education in our country, in authors that tackle the production of didactic material for this modality of teaching, in studies about the news item as a speech genre at the journalistic sphere and in the Bakhtin postulate about the speech genres. The analyses developed showed that, in Portuguese Language, one of the collections permits the formation of a critic reader, although none of them the study of the news item favors the development of writing of texts totally coherent with the official pedagogic proposals to the Young's and Adults' Education. The production and circulation conditions of the news item are presented in few moments in both collections. The genres functions in the other curricular components, eventually, are invariable: in some moments it is tackled as a simple starting point to discuss some pertinent subject, in others, it works as an element of confirmation of important historical facts.
Data da defesa: 05/03/2012
Cdigo: vtls000196309
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao de Simone Cristina de Santana.pdf
Tamanho: 5055 Kb (5176385 bytes)
Criado: 27-04-2012 09:38
Atualizado: 27-04-2012 09:44
Visitas: 901
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.