Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: O processo de constituição do plano de trabalho docente de língua portuguesa em uma escola pública paranaense : intenções e práticas
Autor(es): Mônica Cristina Metz
Palavras-chave [PT]:

Língua portuguesa. Plano de trabalho docente. Escolas públicas. Diretrizes curriculares. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher work plan. Portuguese language. Curricular policies. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Maria Inês Pagliarini Cox - UFMT
Resumo:
Resumo: O Plano de Trabalho Docente (PTD), documento caracterizado no contexto das escolas públicas paranaenses como o currículo em ação, é parte integrante das discussões e dos objetivos das semanas pedagógicas que acontecem no início de cada semestre letivo. Objetiva-se, principalmente, nessas semanas, discutir e refletir acerca das concepções teóricas que embasam as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) - documento orientador do currículo no Estado do Paraná - e que devem orientar os professores no processo de (re)elaboração dos seus PTD. Entendendo que o PTD é um instrumento necessário para a prática pedagógica, bem como para a contínua reflexão acerca dessa prática, tem-se como objetivo geral desta pesquisa refletir sobre o processo de constituição do PTD da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de cunho qualitativo-interpretativo, pois o interesse da pesquisa se assenta na análise e interpretação de um caso específico. Para isso, realizamos um levantamento da documentação que permeia a proposta curricular do Estado do Paraná, caracterizando o início do processo de planejamento, e analisamos: a) as discussões realizadas nas semanas pedagógicas do ano de 2009 em uma escola púbica estadual; b) as falas dos professores de Língua Portuguesa dessa escola em entrevistas; c) e o resultado desse processo caracterizado nos PTD. Sob essa perspectiva, no que se refere às concepções de planejamento e plano, fundamentamo-nos nas discussões teóricas que concebem o planejamento como um processo coletivo que molda intenções pedagógicas, e o PTD como uma sistematização desse processo que encerra em ações pedagógicas. Nesse sentido, as DCE refletem intenções pedagógicas para o ensino-aprendizagem das escolas públicas paranaenses e os PTD refletem as ações responsáveis pela efetivação dessas intenções. No âmbito das DCE de Língua Portuguesa, as intenções pedagógicas referentes ao ensino da língua materna partem de discussões teóricas com base na Linguística da Enunciação (com referência a Bakhtin e seus seguidores). Por esse motivo, também, buscamos o suporte teórico às análises decorrentes da nossa investigação na teoria enunciativa de Bakhtin, com base, principalmente, nos conceitos de dialogismo, polifonia e responsividade. Os resultados das análises mostram que as discussões das semanas pedagógicas, a fala dos professores e as propostas da SEED constituem-se por um embate de vozes que se configuram nos PTD. Dessa forma, a polifonia é constitutiva do processo de planejamento, em que diferentes intenções pedagógicas são perfiladas, como também, constitui o PTD de Língua Portuguesa, em que diferentes práticas brigam pelo seu espaço. Há, portanto, um descompasso entre as intenções previstas nas DCE e as ações propostas pelos PTD dos professores.

Abstract: The Teacher Work Plan (TWP), document characterized in Paraná's public schools as syllabus in action, is an important part of the discussion and objective of the pedagogical week that take part in the beginning of each semester. These weeks aim to discuss and reflect the theoretical concepts that support the State Curricular Policy (SCP), document that guides the syllabus of the state of Paraná that is supposed to help the teachers in the process of rearrangement of the teacher work plan, knowing that the teacher work plan (TWP) is a necessary tool for the pedagogical practice as well as the continuous reflection to this practice. The main objective of this study is to reflect about the constitution process of this document to the Portuguese language of a public school in Guarapuava. Nevertheless, it is an interpretative-qualitative study because the research is based on analysis and interpretation of a specific case. For that reason, a document investigation that permeates the Paraná State syllabus proposal was conducted, marking the beginning of the planning process analysis: a) discussions carried out in the pedagogical weeks of the year 2009 in a state public school; b) Portuguese teacher's communication in interviews; c) the result of this process characterized in these school projects. Under this perspective, regarding planning conception and plan, the study was based on theoretical discussions that conceive planning as a collective process that molds pedagogical intentions and the (TWP) as a systematization of this process that end up in pedagogical actions. In this sense, the State Curricular Policy (SCP) reflects pedagogical intentions to the teaching and learning process in public schools of the state of Paraná and the Teacher Work Plan (TWP) reflect actions responsible for the concretization of these intentions. The State Curricular Policies to the Portuguese language and the pedagogical intentions regarding mother tongue, start from theoretical debates based on linguistics of Enunciation (by Bakhtin and his followers). Focused on that, the theoretical support to the analysis arising out of the investigation resorted to the Bakhtin's enunciative theory essentially based on dialogism concepts, polyphony and response. The analysis' results show that the pedagogical week debates, teacher's communication and SEED proposals constitute of oppositions that depict the Teacher Work Project. In this way, the polyphony is constitutive of the planning process in that, different pedagogical intentions are outlined as the Portuguese teacher work plan where different practices fight for their place. Therefore, there is an imbalance between the intentions and the actions proposed by the teacher work plan.
Data da defesa: 19/03/2012
Código: vtls000196617
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao - MonicaMetz.pdf
Tamanho: 1061 Kb (1086505 bytes)
Criado: 22-05-2012 16:22
Atualizado: 22-05-2012 16:29
Visitas: 1139
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.