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Ttulo [PT]: O processo de constituio do plano de trabalho docente de lngua portuguesa em uma escola pblica paranaense : intenes e prticas
Autor(es): Mnica Cristina Metz
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Plano de trabalho docente. Escolas pblicas. Diretrizes curriculares. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher work plan. Portuguese language. Curricular policies. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Maria Ins Pagliarini Cox - UFMT
Resumo:
Resumo: O Plano de Trabalho Docente (PTD), documento caracterizado no contexto das escolas pblicas paranaenses como o currculo em ao, parte integrante das discusses e dos objetivos das semanas pedaggicas que acontecem no incio de cada semestre letivo. Objetiva-se, principalmente, nessas semanas, discutir e refletir acerca das concepes tericas que embasam as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) - documento orientador do currculo no Estado do Paran - e que devem orientar os professores no processo de (re)elaborao dos seus PTD. Entendendo que o PTD um instrumento necessrio para a prtica pedaggica, bem como para a contnua reflexo acerca dessa prtica, tem-se como objetivo geral desta pesquisa refletir sobre o processo de constituio do PTD da disciplina de Lngua Portuguesa de uma escola pblica de Guarapuava-PR. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de cunho qualitativo-interpretativo, pois o interesse da pesquisa se assenta na anlise e interpretao de um caso especfico. Para isso, realizamos um levantamento da documentao que permeia a proposta curricular do Estado do Paran, caracterizando o incio do processo de planejamento, e analisamos: a) as discusses realizadas nas semanas pedaggicas do ano de 2009 em uma escola pbica estadual; b) as falas dos professores de Lngua Portuguesa dessa escola em entrevistas; c) e o resultado desse processo caracterizado nos PTD. Sob essa perspectiva, no que se refere s concepes de planejamento e plano, fundamentamo-nos nas discusses tericas que concebem o planejamento como um processo coletivo que molda intenes pedaggicas, e o PTD como uma sistematizao desse processo que encerra em aes pedaggicas. Nesse sentido, as DCE refletem intenes pedaggicas para o ensino-aprendizagem das escolas pblicas paranaenses e os PTD refletem as aes responsveis pela efetivao dessas intenes. No mbito das DCE de Lngua Portuguesa, as intenes pedaggicas referentes ao ensino da lngua materna partem de discusses tericas com base na Lingustica da Enunciao (com referncia a Bakhtin e seus seguidores). Por esse motivo, tambm, buscamos o suporte terico s anlises decorrentes da nossa investigao na teoria enunciativa de Bakhtin, com base, principalmente, nos conceitos de dialogismo, polifonia e responsividade. Os resultados das anlises mostram que as discusses das semanas pedaggicas, a fala dos professores e as propostas da SEED constituem-se por um embate de vozes que se configuram nos PTD. Dessa forma, a polifonia constitutiva do processo de planejamento, em que diferentes intenes pedaggicas so perfiladas, como tambm, constitui o PTD de Lngua Portuguesa, em que diferentes prticas brigam pelo seu espao. H, portanto, um descompasso entre as intenes previstas nas DCE e as aes propostas pelos PTD dos professores.

Abstract: The Teacher Work Plan (TWP), document characterized in Paran's public schools as syllabus in action, is an important part of the discussion and objective of the pedagogical week that take part in the beginning of each semester. These weeks aim to discuss and reflect the theoretical concepts that support the State Curricular Policy (SCP), document that guides the syllabus of the state of Paran that is supposed to help the teachers in the process of rearrangement of the teacher work plan, knowing that the teacher work plan (TWP) is a necessary tool for the pedagogical practice as well as the continuous reflection to this practice. The main objective of this study is to reflect about the constitution process of this document to the Portuguese language of a public school in Guarapuava. Nevertheless, it is an interpretative-qualitative study because the research is based on analysis and interpretation of a specific case. For that reason, a document investigation that permeates the Paran State syllabus proposal was conducted, marking the beginning of the planning process analysis: a) discussions carried out in the pedagogical weeks of the year 2009 in a state public school; b) Portuguese teacher's communication in interviews; c) the result of this process characterized in these school projects. Under this perspective, regarding planning conception and plan, the study was based on theoretical discussions that conceive planning as a collective process that molds pedagogical intentions and the (TWP) as a systematization of this process that end up in pedagogical actions. In this sense, the State Curricular Policy (SCP) reflects pedagogical intentions to the teaching and learning process in public schools of the state of Paran and the Teacher Work Plan (TWP) reflect actions responsible for the concretization of these intentions. The State Curricular Policies to the Portuguese language and the pedagogical intentions regarding mother tongue, start from theoretical debates based on linguistics of Enunciation (by Bakhtin and his followers). Focused on that, the theoretical support to the analysis arising out of the investigation resorted to the Bakhtin's enunciative theory essentially based on dialogism concepts, polyphony and response. The analysis' results show that the pedagogical week debates, teacher's communication and SEED proposals constitute of oppositions that depict the Teacher Work Project. In this way, the polyphony is constitutive of the planning process in that, different pedagogical intentions are outlined as the Portuguese teacher work plan where different practices fight for their place. Therefore, there is an imbalance between the intentions and the actions proposed by the teacher work plan.
Data da defesa: 19/03/2012
Cdigo: vtls000196617
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao - MonicaMetz.pdf
Tamanho: 1061 Kb (1086505 bytes)
Criado: 22-05-2012 16:22
Atualizado: 22-05-2012 16:29
Visitas: 1147
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