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Título [PT]: Entre instituições de ensino e mercado de consumo : a leitura de narrativas em língua inglesa por adolescentes brasileiros
Autor(es): Daiane da Silva Lourenço
Palavras-chave [PT]:

Formação do leitor. Letramento literário. Leitores adolescentes. Mercado cultural. Narrativas em língua inglesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reader formation. Literary literacy. Adolescents readers. Cultural market. Narratives in English. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Cielo Griselda Festino - UNIP/USP
Resumo:
Resumo: Esta dissertação aborda as preferências de leituras literárias entre leitores brasileiros adolescentes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico com dois grupos de participantes: a) alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola particular; b) acadêmicos de um curso de licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade pública. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos questionários e entrevistas, a fim de investigarmos as narrativas lidas pelos participantes sem que houvessem sido recomendadas por professores, os mediadores de suas leituras e suas concepções literárias, e verificamos que os textos lidos pertenciam, em sua maioria, à literatura estrangeira. Assim, procuramos entender, baseando-nos nas comunidades interpretativas de Fish (1980), nos Novos Estudos do Letramento e na Sociologia da Leitura, as percepções de literatura, leitura, leitor e literaturas em língua inglesa (LLI) convencionadas pelos estudantes e acadêmicos. Também pesquisamos sobre a fase da adolescência devido a sua relevância para a compreensão dos conceitos adotados pelos leitores e de suas preferências de leitura, pois a maioria dos estudantes são adolescentes precoces e grande parte dos acadêmicos pode ser considerada adolescente profissional. Constatamos que narrativas em língua inglesa circulam entre os leitores participantes da pesquisa, principalmente na forma traduzida. Entre suas preferências de leitura, diversos títulos de best-sellers foram citados, romances populares e, ao mesmo tempo, marginais. Os resultados obtidos demonstram que os adolescentes participantes fazem parte de comunidades interpretativas de leitores existentes fora de instituições de ensino; utilizam conhecimentos partilhados com tais grupos para construir sentidos no ato da leitura; convencionam suas concepções literárias; estão inseridos em mais de uma comunidade interpretativa (escola/universidade, amigos), por isso algumas de suas concepções são permeadas tanto pelo discurso de instituições de ensino quanto de amigos; são influenciados pela indústria cultural ao escolherem suas leituras. Nesse sentido, justificamos este trabalho pela contribuição com discussões acerca da circulação e do ensino de LLI no Brasil, pelo foco no leitor de narrativas em língua inglesa e pela escassez de pesquisas sobre tal objeto de estudo.

Abstract: This dissertation approaches literary reading preferences among Brazilian adolescent readers. Thus, we performed a research using ethnographic methods with two groups of participants: a) students in upper grades of elementary school from a private institution; b) academics of a Letras course double degree, Portuguese and English, from a public university. As research instruments, we used questionnaires and interviews in order to investigate the narratives read by participants that were not recommended by teachers, the mediators of their readings and their literary conceptions, and we discovered that the texts read were mostly foreign literature. This way, we tried to understand, based on the interpretative communities of Fish (1980), on the New Literacy Studies and on the Sociology of Reading, the perceptions of literature, reading, reader and literatures in English language (LEL) as part of a convention made by students and academics. We also researched on the adolescence phase because of its relevance to the understanding of the concepts utilized by readers and their reading preferences, since most students are early adolescents and most of the academics can be considered late adolescents. We verified that English language narratives circulate among the participant readers of the research, especially in translated form. Among their reading preferences, several best-sellers titles were mentioned, popular novels and, at the same time, marginalized. The results show that adolescent participants are part of interpretive communities of readers existing outside educational institutions; they use shared knowledge with those groups to construct meaning during the act of reading; they agree about their literary conceptions; they are into more than one interpretive community (school/college, friends), that is the reason why some of their conceptions are permeated both by the discourse of educational institutions and friends; they are influenced by cultural industry to choose their readings. In this sense, we justify this research by the contribution to discussions about the circulation and the teaching of LEL in Brazil, by the focus on the reader of narratives in English language and the shortage of researches on those subjects of study.
Data da defesa: 20/03/2012
Código: vtls000196731
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Daiane LOURENÇO.pdf
Tamanho: 1484 Kb (1519298 bytes)
Criado: 15-05-2012 12:59
Atualizado: 15-05-2012 13:05
Visitas: 1325
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