Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Entre instituies de ensino e mercado de consumo : a leitura de narrativas em lngua inglesa por adolescentes brasileiros
Autor(es): Daiane da Silva Loureno
Palavras-chave [PT]:

Formao do leitor. Letramento literrio. Leitores adolescentes. Mercado cultural. Narrativas em lngua inglesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reader formation. Literary literacy. Adolescents readers. Cultural market. Narratives in English. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Cielo Griselda Festino - UNIP/USP
Resumo:
Resumo: Esta dissertao aborda as preferncias de leituras literrias entre leitores brasileiros adolescentes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho etnogrfico com dois grupos de participantes: a) alunos das sries finais do Ensino Fundamental de uma escola particular; b) acadmicos de um curso de licenciatura em Letras Portugus-Ingls de uma universidade pblica. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos questionrios e entrevistas, a fim de investigarmos as narrativas lidas pelos participantes sem que houvessem sido recomendadas por professores, os mediadores de suas leituras e suas concepes literrias, e verificamos que os textos lidos pertenciam, em sua maioria, literatura estrangeira. Assim, procuramos entender, baseando-nos nas comunidades interpretativas de Fish (1980), nos Novos Estudos do Letramento e na Sociologia da Leitura, as percepes de literatura, leitura, leitor e literaturas em lngua inglesa (LLI) convencionadas pelos estudantes e acadmicos. Tambm pesquisamos sobre a fase da adolescncia devido a sua relevncia para a compreenso dos conceitos adotados pelos leitores e de suas preferncias de leitura, pois a maioria dos estudantes so adolescentes precoces e grande parte dos acadmicos pode ser considerada adolescente profissional. Constatamos que narrativas em lngua inglesa circulam entre os leitores participantes da pesquisa, principalmente na forma traduzida. Entre suas preferncias de leitura, diversos ttulos de best-sellers foram citados, romances populares e, ao mesmo tempo, marginais. Os resultados obtidos demonstram que os adolescentes participantes fazem parte de comunidades interpretativas de leitores existentes fora de instituies de ensino; utilizam conhecimentos partilhados com tais grupos para construir sentidos no ato da leitura; convencionam suas concepes literrias; esto inseridos em mais de uma comunidade interpretativa (escola/universidade, amigos), por isso algumas de suas concepes so permeadas tanto pelo discurso de instituies de ensino quanto de amigos; so influenciados pela indstria cultural ao escolherem suas leituras. Nesse sentido, justificamos este trabalho pela contribuio com discusses acerca da circulao e do ensino de LLI no Brasil, pelo foco no leitor de narrativas em lngua inglesa e pela escassez de pesquisas sobre tal objeto de estudo.

Abstract: This dissertation approaches literary reading preferences among Brazilian adolescent readers. Thus, we performed a research using ethnographic methods with two groups of participants: a) students in upper grades of elementary school from a private institution; b) academics of a Letras course double degree, Portuguese and English, from a public university. As research instruments, we used questionnaires and interviews in order to investigate the narratives read by participants that were not recommended by teachers, the mediators of their readings and their literary conceptions, and we discovered that the texts read were mostly foreign literature. This way, we tried to understand, based on the interpretative communities of Fish (1980), on the New Literacy Studies and on the Sociology of Reading, the perceptions of literature, reading, reader and literatures in English language (LEL) as part of a convention made by students and academics. We also researched on the adolescence phase because of its relevance to the understanding of the concepts utilized by readers and their reading preferences, since most students are early adolescents and most of the academics can be considered late adolescents. We verified that English language narratives circulate among the participant readers of the research, especially in translated form. Among their reading preferences, several best-sellers titles were mentioned, popular novels and, at the same time, marginalized. The results show that adolescent participants are part of interpretive communities of readers existing outside educational institutions; they use shared knowledge with those groups to construct meaning during the act of reading; they agree about their literary conceptions; they are into more than one interpretive community (school/college, friends), that is the reason why some of their conceptions are permeated both by the discourse of educational institutions and friends; they are influenced by cultural industry to choose their readings. In this sense, we justify this research by the contribution to discussions about the circulation and the teaching of LEL in Brazil, by the focus on the reader of narratives in English language and the shortage of researches on those subjects of study.
Data da defesa: 20/03/2012
Cdigo: vtls000196731
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Daiane LOURENO.pdf
Tamanho: 1484 Kb (1519298 bytes)
Criado: 15-05-2012 12:59
Atualizado: 15-05-2012 13:05
Visitas: 1344
Downloads: 15

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.