Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Educao ambiental e a prxis docente : analisando a TV multimdia no contexto escolar
Autor(es): Denise Godoi Ribeiro Sanches
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Formao de professores. Tecnologia. Recurso didtico. Formao continuada. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Technology. Teaching resource. Continuing education. Paran. (State). Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Anglica Gis Morales - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Resumo:
Resumo: Para compreendermos o enfoque da educao ambiental com a tecnologia dos recursos pedaggicos nesta pesquisa, contextualizamos a relao da cincia, tecnologia e sociedade (CTS) e a Educao Ambiental. Elucidamos aspectos que desencadearam as discusses para o surgimento dessas perspectivas e como a educao ambiental adentrou neste movimento. Enfatizamos a educao ambiental na educao bsica e na formao de professores. No mbito escolar, tais atividades podem ser desenvolvidas com o auxlio do recurso audiovisual e tecnolgico, presente nas escolas pblicas do Estado do Paran, a TV Multimdia. Sendo assim, evidenciou-se o apoio nos referenciais tericos sobre a tecnologia e a tecnologia educacional, em especfico a TV Multimdia. Este estudo buscou analisar a efetividade da educao ambiental por meio do recurso pedaggico da TV Multimdia em um colgio da rede pblica do estado do Paran. A metodologia escolhida para este trabalho de natureza qualitativa e utilizou-se os procedimentos tcnico-metodolgicos que consistiram em entrevista semi-estruturadas e pesquisa documental. Utilizou-se para desvelar os dados da pesquisa a anlise de contedo conforme os referenciais de Bardin (2010) e Veiga (1995,1998) em especfico para a anlise documental das Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Estado do Paran, do Projeto Poltico Pedaggico do Colgio e dos Planos de Trabalhos dos Docentes. Conclumos que as questes ambientais no esto contempladas em todas as diretrizes curriculares da educao bsica do estado do Paran (DCE), h nfase nas disciplinas de arte, biologia, educao fsica, filosofia, geografia, qumica e sociologia. No Projeto Poltico Pedaggico do colgio h destaque para a educao ambiental nas mesmas disciplinas das DCE e h a incluso de diversos projetos relacionados s questes ambientais, inclusive com o objetivo de valorizao da comunidade local. Quanto aos planos de trabalhos docentes analisados, a temtica ambiental mencionada nas disciplinas de arte, biologia, filosofia, geografia, histria, ingls, lngua portuguesa, qumica e sociologia, inclusive em algumas que no constam nas DCE. Comparando com as entrevistas acreditamos que estes docentes tem conhecimento da importncia do desenvolvimento das atividades de educao ambiental na educao bsica e tem a TV Multimdia como recurso didtico. Os docentes entrevistados desenvolvem atividades relacionadas a educao ambiental em sua prtica pedaggica de acordo com suas potencialidades e conhecimento da temtica em suas reas de atuao.

Abstract: To understand the focus of environmental education with the technology of teaching resources in this research, contextualize the relationship between science, technology and society (STS) and Environmental Education. Elucidate aspects of the discussions that led to the emergence of these perspectives and how environmental education entered in this movement. We emphasize environmental education in basic education and teacher training. Within the school, such activities can be developed with the help of audiovisual and technological feature, present in the public schools of the State of Paran, TV Multimedia. Thus, there was support in the theoretical references on technology and educational technology, specifically the TV Multimedia. This study sought to examine the effectiveness of environmental education through TV Multimedia educational resource in a public college in the state of Parana. The methodology chosen for this study is qualitative and makes use of technical and methodological procedures that consisted of semi-structured interviews and documentary research. We used to unveil the survey data to content analysis according to Bardin's referential (2010) and Veiga (1995, 1998) specifically for the documentary analysis of the Basic Education Curriculum Guidelines of the State of Paran, the Pedagogical Political Project College Plans and Work of Teachers. We conclude that environmental issues are not included in all basic education curriculum guidelines of the state of Paran (DCE), there is emphasis on the disciplines of art, biology, physical education, philosophy, geography, chemistry and sociology. In the Pedagogical Political Project of the college's emphasis on environmental education in the same disciplines and the DCE is the inclusion of several projects related to environmental issues, including for the purpose of enhancement of the local community. For plans of work teachers analyzed the environmental issue is mentioned in the disciplines of art, biology, philosophy, geography, history, English, Portuguese, chemistry and sociology, including some that are not on DCE. Compared with the interviews we believe that these teachers are aware of the obligation of developing environmental education in basic education and have the TV Multimedia as a teaching resource. The interviewed teachers develop activities related to environmental education in their practice in accordance with their capabilities and knowledge of the subject in their areas.
Data da defesa: 24/02/2012
Cdigo: vtls000196906
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Departamento de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao Denise PDF.pdf
Tamanho: 1860 Kb (1905031 bytes)
Criado: 18-05-2012 11:22
Atualizado: 18-05-2012 11:27
Visitas: 924
Downloads: 48

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.